PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondulatória, interferências

Ir para baixo

Ondulatória, interferências Empty Ondulatória, interferências

Mensagem por Maria Betânia Sex 07 maio 2021, 17:16

Um experimento para comprovar a natureza ondulatória da radiação de micro-ondas foi realizado da seguinte forma: anotou-se a frequência de operação de um forno de micro-ondas e, em seguida, retirou-se sua plataforma giratória. No seu lugar, colocou-se uma travessa refratária com uma camada grossa de manteiga. Depois disso, o forno foi ligado por alguns segundos. Ao se retirar a travessa refratária do forno, observou-se que havia três pontos de manteiga derretida alinhados sobre toda a travessa. Parte da onda estacionária gerada no interior do forno é ilustrada na figura.
Ondulatória, interferências Enem2016_1_Q_90
De acordo com a figura, que posições correspondem a dois pontos consecutivos da manteiga derretida?
 a I e III
b) I e V
c) II e III
d) II e IV
e) II e V
Gabarito letra A.
Alguém pode me ajudar a encontrar meu erro de raciocínio, por favor?
Nos pontos II e IV as interferências nas ondas são destrutivas, o que me leva a concluir que não é onde a manteiga irá derreter ficando plano. Nos demais pontos, eu também pensei que haveria uma interferência destrutiva, haja visto que a onda pontilhada está contrapondo a preenchida. No entanto, fiz a relação entre a amplitude e a  energia, imaginando que ela diminuiria a altura da manteiga por isso. Dessa forma, pensei que os nós seriam pontos alinhados por não derreterem. Chegando a letra d. 
Maria Betânia
Maria Betânia
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 05/11/2020
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos