Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AMÉRICA ESPANHOLA

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido AMÉRICA ESPANHOLA

Mensagem por nayaradeliberal Qui 06 Maio 2021, 15:42

O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação…
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo. Contexto, 2007 (fragmento).

O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
a)tentativa frustada de resistência a um poder considerado superior.
b)extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
c)dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
d)profetização das consequências da colonização da América.

LETRA C

Por favor, queria a justificativa por que as outras alternativas estão erradas. Very Happy

Última edição por nayaradeliberal em Sex 28 Maio 2021, 09:39, editado 1 vez(es)

nayaradeliberal
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AMÉRICA ESPANHOLA

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 Maio 2021, 16:20

Olá Nayara! Boa tarde!
Bom, vamos analisar cada uma delas com calma! Wink

Letra A) É importante pontuar que, tanto os astecas, como todos os outros povos que foram colonizados pelos espanhóis sofreram bastante; principalmente pq o poderio militar espanhol em comparação ao desses povos era gigantesco.
Estamos falando de, em um lado, um exército de centenas de espanhóis, contra um exército de milhões de indígenas(no caso, astecas). Logo, perceba a grande diferença de poderio bélico entre eles.
E, além disso, os astecas(e nenhum outro povo) tinha noção desse poderio. Pense comigo: vc representa um povo considerado "não civilizado" por mim; eu decido colonizar suas terras; vc não concorda e resolvi travar uma guerra contra mim; eu tenho centenas de soldados e vc, milhões. Em tese, vc venceria; porém, eu tenho: cavalos, exército treinado, armas(não artilharia, mas sim espadas, lanças, e outros); técnicas de guerra... Logo, vc seria massacrada, pois a sua tecnologia não consegue bater de frente comigo!
Ficou claro? O motivo de não ser a letra A?

Letra B) Pode parecer mentira, mas não houve extermínio.
Mas pense, oq seria extermínio? Basicamente, quando falamos que exterminamos algo, isso significa que tudo que era relacionado com essa coisa, deixou de existir!!
Vou dar um exemplo: Vamos supor que eu cheguei para vc, e disse que eu exterminei todos os formigueiros do bairro... O que isso significa? Mostra que eu fui de casa em casa, vasculhei todas elas, e todos os indícios de existência de formigas foram exterminados. Logo, nesse bairro, não existe mais formigas.
Trazendo para a realidade, claro, não houve extermínio... O que houve foi um massacre(que é diferente de extermínio), pois, grande parte dos indígenas morreram, porém, não foram todos.
Na verdade, o que ocorreu, foi uma aniquilação gradativa desses povos, destruindo cultura, crença, etnia e etc.
Ficou claro? O motivo de não ser a letra B?

Letra D) Não houve tal acontecimento.
Vc pode pensar naquela ideia de que os maias "preveram" o fim do mundo. Mas essa previsão foi baseada em outros tópicos. Não houve uma profetização de que isso iria ocorrer.

Tanto que, para confirmar isso, quando eles tiveram o primeiro contato com os espanhóis, eles achavam que eram os deuses deles... Para vc ter uma ideia, de como não se pensava sobre uma possível guerra e nem nada relacionado a tal acontecimento.
Ficou claro? O motivo de não ser a letra D?

Espero ter te ajudado ai!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Thiago Ber e nayaradeliberal gostam desta mensagem

Mensagem por Thiago Ber Qui 06 Maio 2021, 18:58

Olá, boa noite! Para complementar a resposta dada pelo colega BatataLaranja345 em relação à sua dúvida, gostaria de transcrever aqui um pequeno trecho do livro ''Toda a História'' (de José Jobson de A.Arruda) que fala sobre este contato e o massacre realizado pelos espanhóis perante os astecas. Pelo fato deste livro ser muito bom em relação à cronologia histórica, acredito que ajudará você e outros colegas a entender melhor sobre como isto aconteceu:

Choque cultural 1 (pág.219): Os espanhóis encontraram na América diversas sociedades, como as dos incas, maias e, principalmente, a dos astecas. O choque cultural enre elas e o invasor foi profundo e irreversível. Uma das maiores expressões desse choque se releva nas diferentes atitudes assumidas por espanhóis e astecas diante dos metais preciosos. Enquanto para os nativos o ouro e a prata eram apenas materiais com os quais confeccionavam adornos, para os espanhóis- que tinham se lançado à aventura das navegações em busca desses metais- era uma verdadeira razão de viver.

''A melhor coisa do mundo é o ouro; é capaz de enviar almas aos céus'', dizia Colombo. ''Nós, espanhóis, sofremos de uma doença do coração, cujo remédio específico consiste no ouro'', completava Hernán Cortez.

Choque cultural 2 (pág 219): O abismo cultural entre europeus e ameríndios revelou-se também nas concepções religiosas. Veja a seguir a reação de Montezuma (líder Asteca) quando Cortez (líder espanhol) lhe disse que deuses tão sedentos de sangue como os adorados pelos astecas deviam ser demônios, acontecimento anterior ao massacre espanhol sobre o povo asteca:

''Se eu soubesse que o senhor iria dizer coisas tão difamatórias, não lhe teria mostrado meus deuses. Nós os consideramos muito bondosos, pois nos fornecem saúde, chuvas e boas safras, assim como muitas vitórias; temos a obrigação de adorá-los e de fazer sacrifícios, e peço que o senhor não diga mais nada ofensivo à honra deles.''

Por quê? (pág. 220): Cortez compreende relativamente bem o mundo asteca que se descobre diante de seus ohos. Contudo, essa compreensão superior não impede os conquistadores de destruir a civilização e a sociedade asteca.
A verdade é que existe aí um encadeamento terrível, onde comprender leva a tomar, e tomar a destruir, encadeamento cujo caráter inevitável gostaríamos de pôr em dúvida. A compreensão não deveria vir junto com a simpatia? O desejo de tomar, de enriquecer à custa do outro, não deveria predispor à conservação desse outro, fonte de pontecial de riqueza?

O paradoxo da compreensão de que matar um outro povo desaparareceria se fosse possível observar naqueles que compreendem um julgamento de valor negativo sobre o outro (julgamento segundo o qual o outro é considerado mau e deve ser punido ou destruído). Ora, lendo os escritos dos conquistadores espanhóis, vemos que não é nada disso e que, em alguns aspectos pelo menos, os astecas provocavam grande admiração e interesse dos espanhóis:

Quando Cortez deve emitir um julgamento sobre os índios do México, será sempre para aproximá-los dos espanhóis: ''Nos comportamentos e nas relações sociais, essa gente tem quase os mesmos modos de viver que na espanha, e há tanta ordem e harmonia quanto em nossa nação de origem (...)''

As cidades astecas, diz Cortez, são tão civilizadas quanto as espanholas: ''O mercado de Tenochtitlán é uma grande praça, toda cercada de pórticos e maior que a de Salamanca''. ''Não há nenhum príncipe conhecido no mundo que possua coisas de tal qualidade. Essa cidade (Tenochtitlán) era a coisa mais bela do mundo e que toda nossa poderosa armada já havia visto até então''.

Tanto encanto, seguido todavia de uma destruição tão completa! Longe de esclarecer-se, portanto, o mistério só aumenta: não somente os espanhóis compreendiam bastante bem os astecas, mas também sentiam uma adorável admiração por eles; e, no entando, os aniquilaram quase que por completo e destruíram grande parte de seu passado histórico e social; por quê?
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

BatataLaranja345 e nayaradeliberal gostam desta mensagem

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 Maio 2021, 19:22

Ótima citação, Thiago!
Obg por ter complementado a minha explicação! Wink

Lembrei também de um tópico importante.
Após esses povos serem massacrados, um por um, e sido quase totalmente exterminados, houve a gradativa diminuição deles no continente.
Pois, os espanhóis(cabe citar aqui isso) não utilizavam tanto a mão de obra africana(não sei totalmente o motivo), usando mais aos indígenas. O que gerou diversos problemas, como: atrito com a Igreja Católica; Perda gradativa da mão de obra; Aumento das revoltas nas conlônias.

Apesar desse problema, cabe dizer tbm que a Espanha enriqueceu bastante, devido aos recursos retirados das Américas. E, para não perder a centralização política, eles criaram os Vice - Reinos e as capitanias!

É realmente bem interessante esse assunto! O Thiago parece saber bastante sobre ele, mas não sei vc Nayara. Recomendo pesquisar mais sobre ele! Esse assunto mostra grande ligações entre acontecimentos no período colonial do mundo, de modo geral!
Grande abraço aos dois! E boa noite! Wink
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Thiago Ber e nayaradeliberal gostam desta mensagem

Mensagem por nayaradeliberal Sex 07 Maio 2021, 16:45

Muito obrigada Very Happy

nayaradeliberal
iniciante