PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Há tanta diferença entre as universidades?

+2
Giovana Martins
gabriel de castro
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 05 maio 2021, 21:46

Às vezes fico pensando se realmente compensa não entrar em uma universidade local, e sim em outras mais famosas, como Usp, Unicamp...será que a qualidade de ensino é tão dispare, a ponto de valer a pena arcar com os custos adicionais, para se locomover e para se instalar em outra cidade...?
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty R: HÁ TANTA DIFERENÇA ENTRE AS UNIVERSIDADES?

Mensagem por gabriel de castro Qua 05 maio 2021, 22:30

Boa noite Ian,

Acredito que o que pesa nessa decisão, além da possibilidade da qualidade acadêmica superior, seja o peso de algumas universidades do currículo e toda a questão sociocultural por de trás disso. Estudar em uma grande universidade de SP como a USP ou UNICAMP pesa em uma análise com relação a alguém formado em um região mais descentralizada como o Norte, embora, não necessariamente defina a qualidade do graduado. Além do mais tu mora em MG que possui uma dessas melhores.

PS: Pode verificar uma questão tua de oxirredução? Pode digitar a equação química? Não entendi sua letra ou o que era pra fazer de fato.

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Giovana Martins, marcosprb e Ian Fáuzi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Giovana Martins Qua 05 maio 2021, 22:41

NOTA: Esta é só a minha opinião, que evidentemente pode conter erros já que eu não sou nenhuma especialista do assunto. Abaixo estão apenas as minhas impressões sobre graduação, faculdades etc. A propósito, já deixo avisado que também me permiti fugir um pouco da sua pergunta.

Eu diria que depende do que você quer fazer após finalizar a graduação.

Se você tem pretensões de ir para o meio acadêmico, então sim, acho que estar em uma dessas faculdades que você citou vale bastante a pena justamente pelo volume de pesquisas de cada uma, além do fato de algumas dessas pesquisas já terem uma linha bem desenvolvida. Há também auxílios governamentais que estimulam a pesquisa científica (FAPESP, PIBIC, CNPQ etc), além dos processos de intercâmbio nacional e internacional que você terá oporturnidade de participar.

Agora, se você pretende ir para o mercado de trabalho que não está associado ao meio acadêmico, eu diria que não faz tanta diferença assim, pelo menos não igual no passado. As universidades públicas tem uma forte base teórica, porém, na minha opinião, elas deixam muito a desejar em termos práticos. Por experiência própria, digamos que você vá fazer o curso de engenharia mecânica, que é o curso que eu faço. Eu te garanto que se você seguir apenas o que é passado para você na graduação, você vai sair muito bem formado, mas quando tiver que "colocar a mão na massa" você irá sofrer bastante. Mesmo aqui na USP tendo vários laboratórios, as atividades são extremamente teóricas. Ao meu ver, nesse aspecto as boas universidades privadas estão um pouco mais atualizadas em relação ao que pede o mercado de trabalho em termos práticos. Enfim, aqui vai o bom e velho clichê: no fim vai depender mais de você, do seu interesse, da sua bagagem, do que necessariamente da universidade. É claro que eu não estou dizendo para você entrar naquela universidade que simplesmente vende diplomas. O que eu quero dizer é que na minha opinião você não deve ficar "bitolado" apenas em USP/UNICAMP. Tem muitas, muitas mesmo, faculdades boas além delas.

Quanto aos custos adicionais, eu acho que não é tão 8 ou 80 assim, não. As universidades públicas tem alojamentos e auxílios socioeconômicos para alunos carentes. Por exemplo, na UNESP de Ilha Solteira, onde minha irmã recentemente se formou para engenharia mecânica, ela morou no alojamento fornecido pela UNESP durante 5 anos. E nesses cinco anos ela recebia mensalmente entre 450 e 470 reais do governo para que ela pudesse se manter a cada mês. A princípio parece um valor baixo, mas segundo ela dava para viver tranquilamente já que ela não tinha que arcar com nada (arcava apenas com almoço e janta, ambos no restaurante universitário - 3,50 cada). Na USP você também tem direito a esses auxílios. (É claro que você terá que passar por uma análise socioecônomica para ver se você se enquadra no perfil que pode receber esses auxílios). Na graduação você também terá a oportunidade de fazer iniciações científicas caso você tenha notas boas. A FAPESP paga cerca de 750 reais para os alunos de graduação de iniciação científica. Enfim, se informe quanto a esses benefícios na faculdade que você tem interesse. Se você quiser saber mais sobre esses auxílios, processo seletivos etc, é só falar. Eu entendo perfeitamente o quanto a questão financeira pode pesar na hora de escolher a faculdade hahaha.


Última edição por Giovana Martins em Qua 05 maio 2021, 23:03, editado 1 vez(es)
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

marcosprb, Fibonacci13, nahgsx, Ian Fáuzi e gabriel de castro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por hugo araujo Qua 05 maio 2021, 22:56

Em termos de qualidade, a distância entre as universidade consideradas medianas, menos visadas, é pequena ou talvez inexistente para as universidades mais badaladas, o que na verdade é fruto de um processo de elitização e glamourização. Isso ocorre até mesmo em universidades públicas, onde a chamada elite da sociedade almeja se graduar. Como o colega disse acima, é uma questão sociocultural. Fato é que no mundo acadêmico a atitude individual, o grau de seriedade e comprometimento são imprescindíveis para o seu desempenho. Obviamente que mesmo nessas universidades mais visadas, como USP, a falta de engajamento e interesse, mesmo com títulos, pode resultar em profissionais menos preparados e certamente o mercado filtrará isso. Mas cuidado que também há instituições de qualidade duvidosa em muitas áreas, como por exemplo Direito e Medicina - o Brasil hoje é o 1° no mundo com mais escolas de direito e 2° em medicina. Por isso compensa pesquisar antes de escolher. Essa é a minha visão.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Giovana Martins, Ian Fáuzi e gabriel de castro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 05 maio 2021, 23:07

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], editei a resposta lá, era uma reação que deveria ser balanceada mediante o método de oxirredução, só que, quando fui fazê-la, não deu muito certo, porém ainda não sei a razão...
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 05 maio 2021, 23:22

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], obrigado pelas suas contribuições, irá me ajudar muito; estava pensando se compensava, por exemplo, em não entrar, aqui, na UFJF, e sim em uma Usp ou em uma UFMG. Contudo, meu receio justamente era essa questão da glamourização que existe, já que, muitas vezes, é vendido uma falsa ilusão, nos meios de comunicação, acerca de determinadas universidades. Além disso, há o quesito nível dos professores e dos colegas que poderia ser considerado, mas, por ora, tal critério me parece um pouco subjetivo, tendo em vista que, independentemente e antes de uma certa instituição pública de ensino, como bem o Hugo preconizou, a vontade individual é imprescindível. No entanto, há também o estímulo financeiro à pesquisa, modalidade pelo qual me interesso, mas vamos ver...ainda tenho que passar no vestibular primeiro rs...
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Giovana Martins Qua 05 maio 2021, 23:34

Disponha.

Certamente há glamourização. Algumas se justificam, outras não.

Quando eu prestava vestibular eu gostava de ir pessoalmente nas universidades que eu tinha interesse em estudar para ter uma ideia da infraestrutura, para ter uma breve noção sobre como era o ambiente acadêmico, especialmente na área que eu queria estudar. A USP e a UNICAMP, que foram as que eu visitei, eram abertas ao público bastando apenas marcar um horário. Se você tiver oportunidade, faça isso, ao menos na UFJF. Se mobilidade for um problema para você, no YouTube você deve encontrar boas informações caso você ainda não tenha procurado muito por isso.

Quanto aos professores, isso é bem subjetivo mesmo hahahaha. Já tive professores incríveis, que realmente alavancavam o nível do curso, porém, infelizmente, já tive um ou outro professor que era o símbolo mais fiel do funcionalismo público hahahaha.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ian Fáuzi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 05 maio 2021, 23:40

Irei ponderar sobre suas dicas, brigadão <3
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por gabriel de castro Qua 05 maio 2021, 23:54

Por nada! 

Só queria complementar com uma experiência minha sobre algo que a Giovana falou: "Enfim, aqui vai o bom e velho clichê: no fim vai depender mais de você, do seu interesse, da sua bagagem, do que necessariamente da universidade". Me formei ano passado no IFAM enquanto técnico de E.M. em Mecânica Industrial, minha experiência foi horripilante e a parte prática (fundamental para um técnico) eram simplesmente inexistente, salvo exceções, além da grade curricular que deixou muito a desejar.
Nesse tipo de curso você deve entregar, ao final do 'terceirão', um TCCT que pode ser um projeto científico, um estágio interno ou externo, sendo esse segundo cobiçado por quem quer seguir carreira na área ou pretende sair empregado. Porém, além da situação econômica desfavorável do país e a própria visão de empresas com relação a instituição tornam isso deveras difícil, mas eu felizmente consegui o tão sonhado estágio na indústria.
Queria deixar meu relato como contribuição pra sua escolha e vou ver sua questão lá de oxirredução Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Giovana Martins e Ian Fáuzi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Ian Fáuzi Qui 06 maio 2021, 01:39

Pois é, às vezes o ambiente é bem complicado, não sendo um dos mais favoráveis...agradeço por ter compartilhado sua experiência, e parabéns por ter atingido um dos seus objetivos, isso mesmo, ripa na chulipa! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

gabriel de castro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Há tanta diferença entre as universidades? Empty Re: Há tanta diferença entre as universidades?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos