Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Capitalismo Mercantil e Industrial e Primeira República

2 participantes

Ir para baixo

Capitalismo Mercantil e Industrial e Primeira República Empty Capitalismo Mercantil e Industrial e Primeira República

Mensagem por RAFA&L Ter 04 Maio 2021, 10:50

TEXTO I: "O sistema colonial montado pelo capitalismo comercial entrou em crise quando o capital industrial se tornou preponderante e o Estado absolutista foi posto em xeque pelas novas aspirações da burguesia, ansiosa por controlar o poder através de formas representativas de governo". (COSTA, p. 68)

TEXTO II: "Em geral, percebe-se que a Primeira República configura um período de transição, que teria se iniciado um pouco antes, ainda no Império, com a abolição do trabalho escravo e a passagem para relações capitalistas de produção". (FRAGOSO, p. 172)

TEXTO III: "o sistema político da República era totalmente manipulado por elites regionais, que controlavam eleições, partidos e juízes, utilizando a violência e a corrupção. No entanto, nem mesmo essa estrutura política viciada conseguiria frear as transformações que, na década de 1920, colocariam em xeque a política do café com leite ". (COSTA E MELLO, p. 227)

Analisando-se os textos anteriores, pode-se concluir: 

(01) Os três textos examinam momentos específicos da história do Brasil, utilizando-se da concepção de ruptura na análise das estruturas socioeconômicas e políticas. 
(02) O texto I refere-se ao contexto internacional, responsável pelo enfraquecimento dos laços de dominação estabelecidos pelo colonialismo mercantil. 
(04) As aspirações da burguesia referidas no texto I objetivavam ampliar a margem do seu poder econômico e político, a partir da derrubada do Antigo Regime, de base mercantilista. 
(08) As relações capitalistas de produção referidas no texto II iniciaram-se, no Brasil, a partir da expansão de estabelecimentos industriais e da ampliação do trabalho livre e assalariado.
(16) No processo de instalação do regime político sugerido no texto II, o Brasil passou a integrar o bloco das nações hegemônicas, por ter abolido as desigualdades sociais até então existentes.
(32) O texto III refere-se à substituição do poder das oligarquias agrárias pelo poder das oligarquias urbanas e industriais, na política da Primeira República.
(64) O sistema político examinado no texto III apresentava formas de ação conhecidas como política dos grandes estados, política dos governadores e o coronelismo.


Gab. Poliedro: 77


Dúvida: Qual o erro da 02 e 32 ?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 21
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Capitalismo Mercantil e Industrial e Primeira República Empty Re: Capitalismo Mercantil e Industrial e Primeira República

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 04 Maio 2021, 11:54

2)Negativo
A relação de colônia->metrópole,nasceu no século 17 e só foi acabar no século 20. Dou o exemplo da Argélia (país árabe muçulmano no norte da África) que era colônia da França desde a época em que a França era absolutista até 1962. Que tal?
32)Negativo
Isso nunca aconteceu no Brasil!. As oligarquias agrárias brasileiras,existem até hoje e elas sempre tentam detonar qualquer tentativa de industrializar o país. Por isso, que nós não temos grandes empresas brasileiras de celulares,eletrônicos,carros, motos ou qualquer maquinofatura motorizada.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

RAFA&L gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos