Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980)

3 participantes

Ir para baixo

Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980) Empty Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980)

Mensagem por RAFA&L Seg 03 Maio 2021, 12:41

O Governo do Presidente Jimmy Carter (1977-1980) correspondeu a um contexto em que 
a) a política externa dos EUA encobriu as denúncias de violação de direitos humanos, como torturas, prisões políticas e assassinatos cometidos pelas ditaduras militares latino-americanas. 
b) a Revolução Islâmica no Irã, liderada pelo Aiatolá Khomeini, derrubou o governo do Xá Reza Pahlevi, aliado dos EUA, para implantar um regime antiocidente e que defendia os fundamentos do islamismo.
c) a Revolução Sandinista, na Nicarágua, de inspiração Marxista, terminou com o longo período de dominação da família Somoza, instalando um governo aliado dos EUA.
d) na América Central, intensificou-se a Guerra Fria, pois o governo de Carter financiou guerrilhas pró-EUA na Nicarágua e em El Salvador.
e) no Brasil, a Ditadura militar não permitiu qualquer medida para a abertura política e anistia àqueles que tinham participado da luta armada.

Ga.: b)

Dúvida: Qual o erro da a)?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 21
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980) Empty Re: Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980)

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 03 Maio 2021, 15:03

A política externa dos EUA nunca encobriu as denúncias de violações dos direitos humanos
Vou te dar o exemplo da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Os Estados Unidos deram apoio ao Golpe Militar brasileiro. Mandaram o maior porta-aviões do mundo ao Rio de Janeiro (USS Forrestal) e lançaram a Operação Brother Sam. Os EUA também acreditaram que realmente João Goulart faria uma Revolução Socialista (igual Fidel Castro em Cuba ou Mao Zedong na China) e aí apoiaram a tomada do poder irregularmente.
Os EUA forneceram apoio como financiamento ou equipamentos bélicos militares ou não para o Brasil.Quando a ditadura ficou muito violenta,curiosamente os EUA tiveram um democrata no poder,que embargou a venda de peças de equipamentos militares para o Brasil. Foi assim que o Brasil buscou independência criando a Embraer,que produziu peças e até mesmo suas próprias aeronaves brasileiras.
Dilma Vana Roussef (2010-2016),presidente do Brasil criou a Comissão Nacional da Verdade para investigar os crimes cometidos durante a ditadura militar. Advinha o que aconteceu? Em 2014, o então vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,vem ao Brasil com uma maleta de couro. E nessa maleta de couro estão todos os relatos,todos os dados,números e informações sobre o que foi feito na ditadura militar brasileira,de acordo com a CIA.
E ele entregou para a Dilma. E hoje (2021),ele é presidente dos EUA. Mais dados podem ser reavidos e expostos na mídia,brasileira ou internacional ou no arquivo histórico nacional
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980) Empty Re: Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980)

Mensagem por Blakacdc Seg 03 Maio 2021, 16:18

Uma Bela análise do Pedro Celso Silva,porém há uma informação não condizente com a realidade ao dizer que os americanos tiveram participação no Golpe militar de 1964, achei interessante a citação da Operação Brother Sam, que por acaso não teve ajuda nenhuma pros militares brasileiros ,tendo em vista que essa operação só tomou essa grande fama pela divulgação da Fake News que a KGB fez,como disse o chefe da agência soviética Ladislav Bittman. Tanto que as frotas norte americanas estavam para chegar no Brasil somente no dia 11 de Abril, se eles tivessem intenção de ajudar no golpe, viriam para o dia 31 de março. Como não houve guerra civil (que poderia acontecer) , os navios americanos retornaram aos EUA. Vc me pergunta: Pq que enviaram tropas se não iriam ajudar no golpe? Simples, é obrigação constitucional do presidente dos EUA enviar tropas imediatamente para qualquer lugar do mundo onde uma ameaça de conflito armado ponha em risco os americanos ali residentes. Se o presidente da época não fizesse isso, estaria sujeito a um impeachment. E vale ressaltar que as tropas enviadas não eram suficientes nem mesmo para ocupar a cidade do Rio de Janeiro,mt menos para se espalhar pelo resto do Brasil e defender nossos militares.

Blakacdc
iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 27/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980) Empty Re: Eventos do Governo do Presidente J. Carter (1977-1980)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos