Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita)

Ir em baixo

Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita) Empty Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita)

Mensagem por Germaneagle Dom 02 Maio 2021, 14:29

Faz um tempinho que não entro nesse forum, tinha uma época que estava todo santo dia aqui, conversando sobre material utilizado, resolvendo e perguntando questão, trocando pdf e assim vai. Enfim, esse forum foi o motivo que em 2019 obtive a felicidade de obter frutos do meu estudo, com 1o lugar na 1a fase do ita e ai tive a felicidade ainda maior de ter passado no IME. Estou já no segundo ano, em uma ótima colocação, e tudo isso consegui do zero. Fico triste de não ter conseguido feito isso antes, certamente os dois meses depois de ter passado da prova do IME e do ITA, estava ancião de sabedoria, toda minha trajétoria estava bem clara na minha mente, então tem certos detalhes talvez importantes que esqueci ou lembro com precisão inferior.

Sou do interior do Rio de Janeiro, numa cidade que não tem cursinhos de qualidade, e mesmo se tivesse não teria o dinheiro para pagar. No terceiro ano do ensino médio decidi que tinha interesse em fazer vestibular para o ITA. 

Eu não estudei tanto nesse ano, acabei focando no ENEM e tals, dei uma olhada de leve em alguns livros mas não era uma rotina. Comecei a pesquisar materiais que necessitaria, fazer listas, roteiros, todas dicas que achava utilizava para montar uma estratégia, perguntei, perguntei e montei uma lista que compartilhei aqui. Fiquei quase viciado em ter todo material para minha biblioteca.

## PRIMEIRO ANO

Agora vou falar o que eu estudei, mas antes queria dizer que descobri que não foi inteligente, e vou falar depois qual estratégia eu faria se eu tivesse que estudar do zero hoje. A minha estratégia "genial" era essa: Para me embasar completamente, vou utilizar dois livros ao mesmo tempo. Então para física Fisica Classica (3 volumes, já que tinha os livros) e Tópicos da Física (eu tinha em livro só vol 2 e 3 então acabei pulando o vol 1). Matemática tinha o Iezzi e o Aref (tudo pdf). Quimica tinha o Feltre e Usberco.

Eu sabia que estava estudando para uma prova que ocorre no final do ano, se focar em uma materia no inicio do ano, e terminar em um mes, não estarei tão apto. Mesmo assim, macacamente, comecei meu primeiro mes focando em terminar o vol 1 do Fisica Classica, as vezes ficava horas em uma pergunta (se demorar mais de 30min, pesquisa na internet solução por favor).

Fiz algo que eu só pude valorizar no futuro, toda questão que eu errava ou tinha dificuldade eu guardava (no futuro, você pode até visto a resposta agora, por experiência sei que você vai provavelmente vai errar de novo, mesmo aquelas questões chatas de quimica de conta, chega na prova tem só isso, e GERAL erra, vou falar mais sobre isso depois).

Depois disso, segui uma rotina alternada de estudo das materias, acho q, se me lembro corretamente, começava as 14h e ia até as 10h da noite, era o limite do meu corpo (Não estudava aos domingos, mas sinceramente voltaria atrás nisso). Já quero fazer o disclamer, se você não gosta de estudar mesmo, pense um pouco, por que até na faculdade vai ter que estudar bastante, alguns em cima da hora outros não, não é a mesma tipo de dificuldade que é para entrar. Outro disclamer para quem vai estudar sozinho, tem gente que não lida bem com a saúde mental de ficar sozinho por tanto tempo, cursinho realmente resolve isso, vou tocar nisso um pouco depois.

Eu sou do tipo de anotar teoria toda, não precisa ser bonito, mas até hoje sou assim, mesmo que na pratica eu nunca olhei aquilo de novo. Se você quiser otimizar seu tempo, é muito bom você ao menos ter uns "OBS" no seu caderno com todas epifanias ou questões difíceis que resolver, são essas ideias que são importantes deixar que no futuro esquecerá, talvez toda questão que teve que olhar na internet para resolver deixar lá é importante. Enfim...

Obviamente, estava estudando os dobros dos livros, então nunca iria terminar meu embasamento nesse ano, posso depois ver oque fiz na prática, acho q guardei meu progresso no meu outro computador. Aproveitei meu final do ano para dar uma olhada no Topicos de matematica primeiro volume, realmente incrivel, abriu meus olhos e até hoje sinto a maturidade de ideias que ele me deu. Mas acabou nem dando tempo para ver prova antiga.

Fiz as 1a fases das provas, consegui passar bem no corte em ambas mas na segunda fui cortado. Estava tranquilo por que meu plano era terminar estudos de embasamento em 2 anos, tinha terminado a escola com 16 anos, então não me preocupava em fazer o caminho mais longo. 

## SEGUNDO ANO

Meu segundo ano de estudo fui menos disciplinado em relação a ordem de estudo. Tinha meses que focava em quimica outros que focava em fisica, outros e matematica. De qualquer jeito, consegui terminar física e quimica, mas matematica ainda faltava coisas, como números complexos e geometria analítica (depois vou especificar detalhe de livro e tal e o que fiz e o que aprendi que era inutil). Faltando uns dois meses para as provas, se me lembro corretamente, falei que estava na hora, eu tinha que fazer provas antigas.

Então peguei do ano mais antigo possível de ime e ita, e comecei a fazer TUDO até o ultimo ano. Esse processo resultou num dos meus maiores saltos em maturidade e conhecimento talvez de todos dois anos. Lembre que eu estudava materiais, mas muito coisa pelo esse estilo de estudo vai se perder pelo caminho. Percebi o que eu não sabia, o que eu estava fraco, o que eu estava forte. Só me arrependo de não ter guardado toda questão que tive dificuldade, para fazer depois.

No final das contas, o preparo para essas provas se resume a: Você já ter visto antes as questões aparece na prova, quase nada vai fazer da cabeça. Claro, isso não significa aloprar e ficar 1 mes estudando teoria do numero, só pra ter a certeza que bla bla, já falei que isso é ineficiente e nem fica na memoria na pratica. As questões em geral não são fora da curva, então para passar não pode ser basear pelo 10%, fazer o 90% bem feito já basta DEMAIS. Ou seja, você vai fazer muita questão para ficar na veia e no automatico.

Percebi que tinha coisas que o feltre, e o os outros livros não me prepararam. Então olhava resoluções e percebia que ainda tinha que aprender certas coisas. Então comecei a ver muito videoaula de IME ITA, tudo achava eu olhava, talvez era algo importante. Vi tudo que você imagina, olhava todos videos do canal, claro se já sabia pulava fora. Ajudou? Acho que ajudou sim, a obter maturidade, mas a real é não aprendia direito mesmo, não tinha lista de exercício.

Chegou numa fase que estava mais difícil melhorar, claro tinha livros que ainda não tinha pego, podia aprofundar no atkins e outros excelentes livros(tudo do caio guimaraes e morgado de combinatoria), agora as coisas estavam mais em eu escolher onde vou me especializar, e é um mundo de coisa. Se eu focasse em algo, talvez deixaria outra de lado que dominava... foi ai que percebi que se eu não passar agora precisaria de um cursinho para avançar.

Passei em ambas na primeira fase, com mais tranquilidade, foi para segunda fase, lá eu conheci um grande homem, Kessley, que trabalhava para o Ari (já saiu, saudades), e contei minha trajetória, também falei para outros cursinhos. Só por ter passado na primeira fase com estudo sozinho, todos cursinho me ofereceram tudo de graça, moradia, passagem, comida. Fiz a prova da segunda fase, e não fui mal, mas não suficiente para entrar no ime (Acho q fiquei nos 200 sei la) ou no ita.

Aprendi finalmente uma lição que ficou comigo. Estava errando coisa que vi antes nas provas passadas ou já tinha visto no passado, achava q tinha entendido. Deveria ter levado mais a sério o que tinha errado no passado, eram os indicadores do que erraria no futuro.

## TERCEIRO ANO

Ir para o Ari foi uma das melhores se não a melhor experiencia da minha vida ter ido. Foi incrivel ter ficado num apartamento, além de ter gente realmente genial (conhecem o Bruno que passou em primeiro lugar na **eu sou um idiota grosseiro e desbocado** toda? era do nosso ap, cara super gente boa, respeito demais o cara, tem um canal do youtube). Mas não vou falar das experiencias incriveis, vou falar da parte academica.

Chegando lá, tivemos uma semana de calculo. Certamente quem inicia o estudo, não se preocupe com isso. Mas pessoalmente, essa semana foi muito importante para mim, mudou meu ano talvez. Eu obtive um poder maior, talvez um desfoque que possibilitou eu poder resolver um leque de problema maior. Chega uma hora que precisa evoluir no estudos para resolver problemas mais difíceis. (Claro, não cobram calculo diretamente, mas as vezes cobram algo que resolve com calculo ou com uma sacada difícil de achar ou até que usa ele indiretamente).

Foi incrivel. Antes de tudo quero dizer que existem cursinhos que são mais amigaveis para quem nunca estudou, e aqueles que aprofundam nas aulas, mas é muito bom para quem já sabe (claro nada é tão preto e branco, todo cursinho é uma mistura). O Ari foi mais para o ultimo caso, com o embasamento que obtive, consegui valorizar e absorver infinitamente mais do que se não tivesse tido esse embasamento. 

Tive a oportunidade de conhecer professores incríveis, queria até deixar aqui alguns nomes, Ubiratan(exemplo de professor que quero ser) e Pedro Madeira(material melhor que qualquer livro de quimica), Deric de física(aula avançada feita do melhor jeito possivel, literalmente te transforma como pessoa). Alguns polêmicos como Renatinho Brito (tu pode odiar o cara, fica repetindo piada e outros problemas, mas o cara tem uma didatica excelente para quem não sabe e ele resolvia minha duvidas SEMPRE, deixando a gente com infinitas listas de exercícios muito bons durante a aula) teve também o rufino lá (tinha uma lista legal de exercicio, didatica não era das melhores), paixao de fisica (aprofundamento, questões loucas que queria ter aproveitado ainda mais, se apenas eu tivesse mais conhecimento). Marcelo, que tambem da aula no Farias Brito, que homem genial, tem um material incrivel (n sei adianta mto ter o material pq ele n mostrava teoria, usava os exercicios para ensinar). 

Só que claro, não era só isso, consegui material do poliedro (nem tudo é bom, tem coisa fraca, mas aquelas listas que eram boas, eram muito boas (eu me lembro optica, numeros complexos mas tem mais so q n lembro), além de outras matérias exatas, redação por exemplo, tinha muito dificuldade, ajudou bastante em ter ideias fodas, que até hoje uso).

Invés de ter que ir atrás de livros, tinham condensados tudo em materiais, nas aulas (claro se tivesse tempo, adoraria ter lido alguns, vou fazer outro post sobre materiais). Durante o ano, tinham guardado todos erros (e suas soluções claro) que tinha encontrado no caminho, eu levava todo simulado a sério, pois certamente dos 30 simulados que vai fazer, provavelmente foi englobado tudo que precisa pra passar, deve estar tudo lá.

Peguei simulados de outros lugares, acho q foi do estrategia cursos, tinha umas questões de física GENIAL. Criativas, que nunca tinha visto antes, enfim, era um prazer fazer e comparar respostas com amigos. Existe coisas desfocadas, claro, e deve não se perder muito. Só tenha sabedoria para reconhecer que, depois de embasado, você precisa entender conceitos mais avançados, podem fazer a diferença quando tiver menor ideia do que fazer.

Enfim, chegou a primeira fase do ime, percebi algo de cara. Simulado não te prepara para prova, a parte psicologica é impossivel treinar. Eu não tinha estrategia de prova, so ia do 1 até a ultima questão, não me arrempendo, mas a prova te afeta psicologicamente sem duvida, tu vai ter que lutar consigo e com a prova. Fui bem, graças a Deus consegui passar, algumas ideias abordadas no inicio do ano, conceitos que so segurei bem por que fiz bastante exercicio, me salvara.

Continuei nas provas antigas, simulados, revisitei todas questões que tinha errado nesse ano, tudo bem, chegou a primeira fase do ita. E dessa vez aconteceu algo muito interessante, durante a prova, sempre olhando quanto tempo faltava e chegou um momento que sabia, no meu coração que ou eu acelerava ou não ia ter tempo. Meu coração comecou a bater mais rapido, dava pra eu ouvir e sentir ele. Era: ou eu travava e perdia talvez o ano, ou eu segurava a respiração e lutava até o ultimo suor. Só pensei em resolver a questão, ai vem a necessidade de fazer muito exercicio. Fui fazendo, fazendo, nem revia conta, se batia bateu. Faltando poucos minutos, mesmo coração cada vez mais barulhento, terminei a prova. 

Obtive o conhecimento que fui primeiro lugar do brasil nessa primeira fase da ativa. Mas não foi acompanhado de felicidade, chorei bastante por ver amigos proximos meus não conseguirem. É uma batalha emotiva, saber que tem que lutar mais um ano, que poderia já estar na faculdade faz tempo (saiba que vale apena amigos, nunca esqueça disso, SE REALMENTE QUER, se gosta de estudar, vale apena, e só digo isso por que sinto na pele isso, não só pelo curso por que se você quiser aprender calculo te dou o Apostol e tu matando ele, qualquer um consegue, nem pela alta exigência nas provas dentro do IME, mas pela experiencia incrivel que tu passa, a amizade que tu faz, o respeito que todo empresa passa a ter contigo só por ter esse nome. Em qualquer faculdade poderia estudar pra **eu sou um idiota grosseiro e desbocado**, **eu sou um idiota grosseiro e desbocado** mesmo sem pressão de prova dificil e chegar no mesmo nivel, mas é um combinação de muito coisa saca)...

Enfim, chegando segunda fase do IME, percebi algo em quimica. As questões de conta que eu cagava, se eu errasse so dizia: " ah eu errei conta mas peguei a ideia", era quase a prova toda. Tem muitas nuancias nessas questões porque as vezes você arredonda, mas quando faz a diferença entre 1.123 e 1.124 o ultimo digito define se errou ou acertou. Eu fui mais ou menos na prova, não tinha certeza se passaria. 

Veio a prova do ita, estava preparado, fiz a primeira prova, estava preparado. Ai chegou o dia, um dia antes da segunda prova acredito, de anunciar que iria ser aprovado para o ime. Tinha passado, os abraços, o apoio, tudo foi incrível e nesse momento da minha vida tinha certeza que o ime era o local para mim, em relação a localização (sou do rio), e eu queria me melhorar como pessoa, obter rotina de treino, disciplina, era uma frustação minha. 

Ainda estava com duvida, por que no ita tu recebe um dinheirão no terceiro ano e posso ajudar bem mais minha familia. Estava divido. Não tenho certeza se isso me afetou ou me destraiu, mas no proximo dia cheguei para prova, fiz redação e fiz física e sentia no coração que não tava atento, não tava vivendo para aquela prova. Chegando o resultado, confirmou, tinha nota para passar mas fiquei por um ponto em física do minimo necessario. Deixou um gosto ruim na boca, mas se eu tivesse ido bem talvez iria para o ITA, e realmente estou feliz demais no ime.

Acabei não falando muito de material, estou meio apertado hoje, tenho que fazer uma porrada de coisa. Me desculpem pela gramatica, deve ter umas partes zuadas e sem sentido por que não estou revisando. Estou fazendo isso tudo meio que na correria. 

Queria muito deixar para PIR2 meu agradecimentos, por que estudei sozinho por que tinha vocês do meu lado, são familia para mim, e estou aqui por suas ajudas. Obrigado mesmo. Depois posto algumas dicas de material(acabei so falando de alguns do embasamento), já participei de conversas, senti na pele, então acho que posso contribuir. Mas se tiverem alguma duvida especifica ou precisarem de material, só pedir no privado que provavelmente eu tenho. 

Abraço a todos,
Thiago Vasconcelos.
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

@Khan@, Fibonacci13, Gonzaga1593, BatataLaranja345 e lukenhax gostam desta mensagem

Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita) Empty Re: Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita)

Mensagem por Gonzaga1593 Dom 02 Maio 2021, 14:44

Parabéns Germaneagle!!
Gonzaga1593
Gonzaga1593
iniciante

Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita) Empty Re: Agradecimento atrasado (IME e 1o lugar BR objetiva ita)

Mensagem por Elcioschin Dom 02 Maio 2021, 18:48

Parabéns meu caro; sua conquista foi mérito seu, nós apenas demos uma ajudinha.
Esteja à vontade para colaborar no fórum, quando sobrar um tempinho.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: