PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento do lixo no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Tratamento do lixo no Brasil Empty Tratamento do lixo no Brasil

Mensagem por orunss Sáb 01 maio 2021, 16:16

O lixo como problema é bem recente na história da humanidade. Especificamente
com a revolução industrial e a centralização urbana junto ao consumismo acelerado.
Dessa forma o homem descobriu e começou a produzir plásticos que têm um tempo
de quinhentos anos para se degradar na natureza. Paralelo a isso não educamos a
nossa população sobre o tratamento dos resíduos domésticos.
     Isto posto, no Brasil não é diferente, com muitas cidades sem nenhum tipo de 
coleta ou tratamento. Além de poluir a natureza, o mal gerenciamento do lixo é perda
de dinheiro, pois as empresas precisam gastar recursos para fazer um novo produto que
podia ser reciclado. Não obstante, perdemos também nas nossas contas de luz, pois o lixo
orgânico é capaz de produzir energia.
     Da mesma forma, o problema da poluição, nos faz perder dinheiro, seja com problemas
de saúde, escassez de recurso hídricos e matéria prima ou até mesmo o efeito estufa. Sem
dúvida, isso se trata de um problema em cadeia que tem raízes na cultura e educação que 
recebemos sobre o lixo e como quem lida com ele é "inferior".
   Conclui-se então que, devemos (através de leis mais rígidas) responsabilizar as empresas
e seus consumidores sobre a separação e descarte adequado do lixo. bem como profissionalizar
em massa os catadores, com condições mais humanas de trabalho e um melhor salário. Tais leis
para serem implementadas devem contar com altas multas e forte engajamentos social.

Redação estilo Enem.
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 23
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento do lixo no Brasil Empty Re: Tratamento do lixo no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Sáb 01 maio 2021, 20:33

Opa Orunss! Boa noite meu amigo!
Vamos iniciar ai sua correção, observando parágrafo por parágrafo!
Vamo que vamo!

I) Introdução:
-> "O lixo como problema é bem recente..."
Nessa parte, eu acho que ficou meio vago... pois cabe uma pergunta: que problema?
Vc fala, no seu texto, a respeito do tratamento de lixo, portanto, creio que seja um problema ambiental, porém, eu acho que vc deveria por uma pista do que é. Até pq é bom vc falar sobre determinado assunto na sua introdução e, mesmo não falando totalmente sobre ele no seu texto(abrangendo mais para a área ambiental), isso ajuda ao leitor a se localizar! Dica: imagine que qualquer pessoa possa ler o seu texto, esqueça o corretor(a), portanto, qualquer nível de escolaridade vai ler ele. Portanto, é bom deixa-lo o mais "mastigado" possível, porém, claro, respeitando todas as normas da lingua portuguesa, entende?! Só uma dica para vc, pois isso costuma a ajudar na hora de desenvolver argumentos/contextualizações Wink

-> "O lixo como problema é bem recente na história da humanidade. Especificamente com a revolução industrial e a centralização urbana junto ao consumismo acelerado ..."
Nesse trecho, eu não tentarei adicionar uma pontuação, pois creio que poderia piorar. Portanto, eu vou reescrever esse trecho, e ai vc veja se gostou/concorda ou não! Wink
     -> O lixo, como problema ambiental, é bem recente na história da humanidade, especificamente após a Revolução Industrial e a centralização urbana, junto ao consumismo acelerado.

Acho uma boa ideia vc citar qual foi a Rev. Industrial! Pois houve 3, e há indícios de uma 4º vindo... E, cabe citar aqui que não foi na 1º Rev. Industrial que houve o início desse pensamento... Portanto, se vc achar interessante, acrescente uma data, ou pelo menos qual delas foi Wink

-> "... Dessa forma,o homem ..."
Aqui, vc adicionou um conectivo, que liga a ideia citada anteriormente, com uma que vc irá adicionar, portanto, é ideal o uso da vírgula que coloquei em negrito!

-> "... têm um tempo de quinhentos anos para se degradar na natureza ..."
Eu marquei no seu trecho a palavra "tempo". Pois, eu acho que nessa frase não ficou bem legal esse uso, até pq eu acho que trouxe uma certa informalidade, além de que, para mim como "corretor", ficou parecendo que vc n tinha outra palavra pra usar...
Portanto, recomendo um uso de uma outra... Claro, que relacione o tempo de duração da vida desse utensílio até a sua degradação! Pensei na palavra: período. Olhe com calma e veja se vc concorda ou não! Wink

-> "... Paralelo a isso, não ..."
Novamente, lembre-se da vírgula após conectivos de ideia. É uma boa dica te falar que o seu texto pode ser lido em voz alta(isso foge da realidade, claro, mas é apenas como ajuda Wink), portanto, quando vc fala o trecho que vc usou, naturalmente, há uma pausa na fala... Portanto, a vírgula se encaixa perfeitamente!



-> "... não educamos a ..."
Particularmente falando Orunss, eu não gosto de ser pessoal na minha redação. Logo, eu evito ao máximo usar palavras que remetem a junção entre o leitor(vc, por exemplo) e o autor(eu, no caso), pois isso revela impessoalidade. E estamos falando de uma redação de um concurso e, apesar da sua argumentação ser baseada na sua opinião, não fica bem escrever dessa maneira. Portanto, eu te recomendo a ser impessoal, nas suas redações.

-> Gostei da sua introdução, principalmente sobre a contextualização da Rev. Industrial. É um tema que mostra bem o contexto de tratamento de lixo! Vamos para o seu 2º Parágrafo! cheers

II) 2º Parágrafo(1º de Desenvolvimento):
-> "Isto posto..."
Aqui, eu trocaria o "posto" por algo, digamos, mais formal. Tipo, supracitado, por exemplo.
Acho que ficaria melhor, com um tom mais de autoridade. E é isso que precisamos numa redação! Mas, se vc não achar necessário, não precisa mudar, claro, é apenas uma opinião Wink
Obs.: se vc for alterar, lembre-se que vc deverá mudar a estrutura, pois se apenas trocar o "posto" pelo "supracitado", aquela área ali ficará com falta de sentido!



-> "... Além de poluir a natureza, ..."
Aqui, para não ficar de forma desconexa, eu recomendo o uso de um conectivo de ligação de ideias, como:
"Nesse contexto"; "Sob essa ótica"; "Nesse aspecto"...
Vou reescrever ele, e vc analisa se quer ou não alterar!
       -> Nesse aspecto, pode-se citar que, além de poluir a natureza, o mal ....


-> "... novo produto, que podia ser apenas reciclado ..."
Nesse trecho, eu colocaria uma palavra apenas de maldade Razz 
Eu pensei em adicionar a palavra em negrito, pois ao adiciona-la, vc mostra a ideia de que a Reciclagem é mais simple do que muitos pensam, e isso, de uma certa maneira, ajuda a questão de que o tratamento de lixo seria mais fácil! Resumindo, te ajudaria. Então, pense a respeito e veja se vc quer ou não coloca-la Wink

-> "... perdemos também nas nossas contas de luz ..."
Novamente, pessoalidade presente...
Não irei repetir oq disse acima, claro, pois vc que decide se irá alterar ou não! Cool

-> Gostei do seu 2º parágrafo, porém, eu tenho que te alertar o seguinte: em um parágrafo de desenvolvimento, o ideal seria ter umas 4-5 frases... No seu só há 3, sendo 1 delas meio longa, apesar do uso correto da pontuação. Portanto, recomendo que vc altere isso! Vamos para o seu 3º parágrafo! cheers

III) 3º Parágrafo(2º de Desenvolvimento):

-> "... nos faz perder dinheiro ..."
Pessoalidade novamente! Mad

-> "... escassez de recursos hídricos e das matérias - primas ou até mesmo o efeito estufa ..."
Apenas alguns errinhos de português que foram consertados em negrito! Wink

-> "... isso se trata de um problema em cadeia que tem raízes na cultura e educação que recebemos sobre o lixo, e como quem lida com ele é "inferior" ..."
1º: Pessoalidade novamente.
2º: Uso da vírgula necessário, pois sua frase está muito longa!! Atente-se a isso.
3º: A palavra "inferior"... pq vc a usou? Eu não concordo com o uso dela pois, mostra informalidade, e deixa vago o contexto. Pq, como te disse, qualquer escolaridade pode ler o seu texto, logo, recomendo troca-la. Tente por alguma outra palavra, como "sem sabedoria", por exemplo. Acho que ficará melhor.

-> Seu 3º parágrafo só há 2 frases, e isso é ruim!!
Atente-se a isso.

-> Gostei, mais uma vez do seu parágrafo de desenvolvimento. Principalmente sobre a sua contextualização! Wink
Vamos para o último!

IV) Conclusão:
-> "... devemos (através de leis mais rígidas) ..."
Impessoalidade.
E eu não concordo com o uso dos parênteses, vc podia ter usado apenas as vírgulas!

-> "... lixo. bem como ..."
Início de frase = Letra maiúscula. Cuidado ao digitar errado Wink



Acabamos!
Gostei da sua redação!
Porém, atente-se aos pontos que coloquei!
Lembrando, não sou formado em nada... apenas pontuo oq acho que está incorreto!
Grande abraço e boa noite! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

orunss gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento do lixo no Brasil Empty Re: Tratamento do lixo no Brasil

Mensagem por orunss Sáb 01 maio 2021, 21:03

Obrigado amigo, me ajudou muito, em breve postarei mais. Com as devidas correções.
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 23
Localização : Recife-PE

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento do lixo no Brasil Empty Re: Tratamento do lixo no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos