Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Platão- Ufpr

2 participantes

Ir para baixo

Platão- Ufpr Empty Platão- Ufpr

Mensagem por Ceruko Ter 27 Abr 2021, 18:21

Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a dificuldade está em que:

A)

os juízos de Beleza são subjetivos, sendo relativos a quem os enuncia.  

B)

o belo e o feio não se distinguem realmente.  

C)

é preciso conhecer o que é Beleza para que se possam identificar as coisas belas.  

D)

o critério de Beleza não é acessível aos homens, mas apenas aos deuses.  

E)

a Beleza é uma mera aparência.  

Gabarito:
Letra C

Dúvida:
Alguém pode me explicar melhor essa questão? Como acertá-la?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Platão- Ufpr Empty Re: Platão- Ufpr

Mensagem por RAFA&L Qua 28 Abr 2021, 09:24

Para Platão o Belo se encontra no mundo das ideias. Sabe aquela história da Teoria da Reminiscência, de que no mundo sensível vamos pouco a pouco nos lembrando das ideias (verdadeiras e que só existe nas ideias) em nossa mente? Pois bem, para Platão o Belo é tudo que é o ideal (não físico, que só se apresenta nesse mundo da ideias). Assim, no mundo físico, as coisas são tanto mais belas quanto mais próximos ao seu correspondente ideal do mundo das ideias, entende? Porém, a beleza plena se encontra somente no mundo ideal.
Dessa forma, para Platão, só conseguimos identificar o que é belo "na terra" quando conhecemos o seu correspondente Belo Ideal do mundo das ideias, que nos é dado pela reminiscência (que eu já expliquei) 

*Olha, já faz anos que eu estudei isso. Posso ter confundido algumas coisinhas. Mas pelo que eu me lembre, a base é essa mesmo. Eu só não consigo me lembrar qual a diferença entre Belo e Beleza para Platão, acho que vale a pena uma pesquisa.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ceruko gosta desta mensagem

Mensagem por Ceruko Qua 28 Abr 2021, 09:45

Agora ficou mais claro, obrigado!

Levando em conta o que foi debatido, talvez a Beleza seja a forma, presente no mundo das ideias, e o Belo seja a cópia dessa forma, presente no mundo sensível.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo