PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Durkheim e a consciência coletiva

3 participantes

Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Ian Fáuzi Ter 27 Abr 2021, 11:27

As consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobres as outras, fundindo-se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. Uma coletividade tem as suas formas específicas de pensar e de sentir, às quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos. Jamais os indivíduos, por si só, poderiam ter constituído o que quer que fosse que se assemelhasse à ideia dos deuses, aos mitos e aos dogmas das religiões, à ideia do dever e da disciplina moral, etc. 
DURKHEIM, E. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. 

De acordo com o autor, a sociedade possui uma consciência coletiva que é: 

a) um reflexo das impressões legais. 
b) uma ampliação das crenças pessoais. 
c) um resultado das atividades normativas. 
d) uma reprodução das práticas coercitivas. 
e) uma distinção das mentalidades individuais. 

obs: fique em dúvida de o porquê não poder ser a "d", e sim a "e".
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por nopz Seg 10 maio 2021, 19:02

Coercitivo (coerção) diz respeito a uma imposição. Compreendo o porquê de você achar que a consciência coletiva é uma reprodução de uma imposição (e de certo modo, na minha concepção, até é; o texto também favorece essa interpretação: "unindo-se, agindo e reagindo umas sobres as outras, fundindo-se"). Contudo, interpretando mais a fundo o texto, essa consciência coletiva faz mais alusão a uma soma de individualidades do que a uma coerção mais deliberada (embora essa coerção também esteja presente na consciência coletiva, a coletividade não é fruto exclusivo de sua reprodução, sacou?).
nopz
nopz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 176
Data de inscrição : 27/11/2018
Idade : 22
Localização : Santos-SP, Brasil

Ian Fáuzi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 12 maio 2021, 09:47

O que me gerou mais dúvida foi quando o enunciado apontou que os indivíduos não teriam o mesmo posicionamento, caso estivessem dissociados, ou seja, desvinculados de uma lógica de sociedade, em "mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmo". Além disso, outro fator que me embolou um pouco foi o fato de a questão da coerção também ser abordada durante as teses de Émile Durkheim...
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Ian Fáuzi Qua 12 maio 2021, 09:55

No site "toda matéria", encontrei este trecho que me leva, mais uma vez, à sensação de incerteza latente entre as danadas assertivas "d" e "e":

"Uma de suas principais contribuições à sociologia foi determinar o "fato social", os quais nos ensinam como devemos ser, sentir e fazer.
O fato social é a realidade que já encontramos quando nascemos: escola, governo, religião, ritos sociais. Resumindo: tudo aquilo que temos que cumprir por obrigação social ou porque a lei pode nos punir.
Aqui, três propriedades são cruciais: generalidade, exterioridade e coercitividade. Estas são as leis que conduzem o comportamento social, ou seja, o que governa os fatos sociais.
O ser humano não é responsável pelos fatos sociais. Afinal, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem não dependem totalmente de suas vontades individuais, pois são uma conduta instituída pela sociedade."
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por nopz Qui 13 maio 2021, 17:54

Faz sentido, consegui entender seu ponto. Eu não tenho muito domínio sobre os estudos de Durkheim, faz tempo que estudei e normalmente no Ensino Médio/Pré-Vestibular a abordagem é sintetizada e não condiz as vezes com o que o autor realmente quis passar em suas obras (um exemplo disso pra mim foi estudar Max Weber na faculdade, lendo eu mesmo suas produções, embora em versões traduzidas para o português; é bem diferente de resumos e videoaulas na Internet, que até são suficientes para o vestibular, mas não necessariamente estão tão "alinhados" com o autor). Eu responderia a "E" mais pela minha interpretação do que por um conhecimento prévio sobre Durkheim (ou talvez eu ache isso porque você colocou a resposta certa embaixo, não sei rs).

Eu entendo que existe uma interdependência, nós somos individuais, temos nossas próprias percepções, e essas percepções influenciam e são influenciadas pelo ambiente e/ou pelo coletivo. Acredito que os indivíduos, sem a coletividade, provavelmente teriam outras percepções da realidade, já que as consciências individuais dos outros param de exercer essa interdependência. Pegando um gancho no resumo do "Toda Matéria", ao meu ver os fatos sociais não dependem TOTALMENTE das vontades individuais, "pois são uma conduta instituída pela sociedade", conforme o site colocou; porém, a sociedade (descrita no resumo) não é também constituída por um conjunto de vontades individuais?
nopz
nopz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 176
Data de inscrição : 27/11/2018
Idade : 22
Localização : Santos-SP, Brasil

Ian Fáuzi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Ian Fáuzi Qui 13 maio 2021, 20:01

Sim, mas, aí, vc entraria mais dentro da lógica de "ação social" de Weber, e não na de Durkheim, concorda? Além do mais, por exemplo, se um indivíduo, mulher, nasce em uma sociedade tradicionalmente machista, provavelmente esse fator se tornará tão natural, a ponto de ela ter uma visão de como um homem deve se comportar totalmente diferente do que outra que nasceu em um país mais liberal, como os Estados Unidos...mas tal influência, segundo Durkheim, ocorre devido ao fato social..ou seja, algo externo ao cidadão que, portanto, não é possível exercer o pleno controle...isso que me confunde nessa pergunta...embola tudo Durkheim e a consciência coletiva  1f605 ...já que, quando se aborda acerca da "distinção das mentalidades individuais", parece-me mais nítida uma ideia de Weber do que, propriamente, a de Durkheim...
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Carolzita Lisboa Ter 20 Jul 2021, 21:02

É isso aí!

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Durkheim e a consciência coletiva  Empty Re: Durkheim e a consciência coletiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos