Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UEL 2014) Durkheim

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido (UEL 2014) Durkheim

Mensagem por giuliaventorim Qua 14 Abr 2021, 18:08

Olá! Tenho uma dúvida quanto à questão a seguir:

A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta. 
a) A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições. 
b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados. 
c) Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica. 
d) O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes. 
e) O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.

Resposta: B

Não entendo por que o item C está errado, se a solidariedade mecânica, apesar de Durkheim associá-la a grupos sociais "do passado", tem relação com essa noção de que os indivíduos seriam semelhantes.

Obrigada desde já caso alguém possa ajudar!


Última edição por giuliaventorim em Qui 15 Abr 2021, 10:16, editado 1 vez(es)
giuliaventorim
giuliaventorim
iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 25/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UEL 2014) Durkheim

Mensagem por Henrique de Cristo Qua 14 Abr 2021, 19:09

Pelo comando da questão, temos que nos atentar à teoria do trabalho em Durkheim, a qual revisaremos rapidamente a seguir.

Diferentemente de Marx, Durkheim verá na especialização crescente do trabalho, resultante das revoluções industriais, uma fonte de solidariedade, não de conflito.
Ele identificará 2 tipos de solidariedades:

  • solidariedade mecânica: não há divisão clara do trabalho. O trabalho dos indivíduos é mais independente, visto que cada um lida com demandas gerais. Está presente em sociedades menos complexas, em que a coesão dos indivíduos se dá pelo compartilhamento de um arcabouço sociocultural.
  • solidariedade orgânica: baseia-se na divisão do trabalho. Os indivíduos dependem uns dos outros para que as funções sociais sejam cumpridas. Nesse sentido, cada pessoa pode ser comparada a um órgão de um sistema biológico, que só funciona em conjunto com os demais. A coesão, aqui, é resultado direto da divisão do trabalho, que promove a interdependência e é regulada por instituições externas aos indivíduos.


Com base nisso, analisemos as alternativas relativas à divisão do trabalho social em Durkheim:
A) Incorreta: a presença de instituições é parte fundamental de uma sociedade complexa onde há interdependência das funções sociais.
B) Correta.
C) Incorreta: mesmo que a cultura de massa promova uma maior homogeneidade no comportamento e no imaginário dos indivíduos, ela não altera a divisão social do trabalho, que permanece especializada e interdependente ― o que configura solidariedade orgânica, não mecânica. Não é necessário saber disto para resolver a questão, mas vamos complementar: o conceito de "homem-massa" é do filósofo espanhol do século XX José Ortega y Gasset, que o descreve como o indivíduo que busca se encaixar às determinações exteriores seguidas pelas massas ― como em um "efeito manada".
D) Incorreta: a compartimentalização do trabalho promove maior coesão por conta do efeito de interdependência.
E) Incorreta: elas se dão com base nas instituições e nas funções sociais coletivas, que só podem ser alcançadas com a interligação das funções individuais.
Henrique de Cristo
Henrique de Cristo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/04/2020
Localização : Pálido Ponto Azul

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UEL 2014) Durkheim

Mensagem por giuliaventorim Qui 15 Abr 2021, 10:08

Agora consegui entender bem, muito obrigada pela explicação!!
giuliaventorim
giuliaventorim
iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 25/03/2021

Henrique de Cristo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UEL 2014) Durkheim

Mensagem por Carolzita Lisboa Ter 20 Jul 2021, 21:04

É sim.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 544
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UEL 2014) Durkheim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos