PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corona Vírus

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Corona Vírus

Mensagem por denocheydedia Sáb 10 Abr 2021, 21:22

Em 2030, um grupo de pesquisadores resolveu revisitar a história da Covid-19 no mundo e o que chamou sua atenção foi a diferença na história entre os países A e B. No país A, onde a população teve uma liderança que promoveu a pronta vacinação da população, o surgimento de variantes foi muito pequeno quando comparado com o país B, no qual a liderança promoveu o uso de medicamentos sem comprovação científica, não investindo na vacinação em massa. 

A) Que processos evolutivos foram responsáveis pelo surgimento dessas variantes? 
B) Tendo em vista a teoria evolutiva, as variantes que surgem serão mais letais? 
C) Qual a relação entre o surgimento de variantes e a falta de vacinas? 

Ainda comparando os dois países, por muito tempo pudemos observar uma grande diferença na política de usos de antibióticos. Enquanto no país A houve um controle rígido do uso, no país B, por algumas décadas, o consumo de antibióticos foi estimulado mesmo em situações que não demandavam o uso dos mesmos. Atualmente, o registro de superbactérias, para as quais nenhum antibiótico consegue combater, é muito mais frequente no país B do que no A. 

D) Explique o porquê dessa diferença descrevendo, em detalhes, como funciona o processo evolutivo.


Última edição por denocheydedia em Ter 13 Abr 2021, 16:12, editado 1 vez(es)

denocheydedia
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Corona Vírus

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 11 Abr 2021, 17:18

Bom Denocheydedia, analisando o textinho dado, podemos pensar em ir para as alternativas. Mas lembre-se, esse tipo de questão sempre se deve ter cautela... Vamos lá:
A)
Que processos evolutivos foram responsáveis pelo surgimento dessas variantes?

-> Bom... quando falamos de variantes de um vírus, estamos falando de mutações genéticas. Em TESE, ele seria o "mesmo" vírus, mas não é bem assim o que ocorre. Na verdade, uma mutação genética ocorre devido a necessidade de mudança do vírus em relação ao meio. Um exemplo simples disso seria, em um universo paralelo ao da questão, termos um vírus que não é resistente ao calor... logo, ele com o tempo e suas devidas mutações, desenvolveria a capacidade de sobreviver ao calor... ou ainda mais profundo, supondo que ele seja muito fraco em relação a medicamentos, ele iria desenvolver uma resistência a medicamentos, que deveriam ser constantemente trocados devido a essa mutação.

-> Logo, percebe? O vírus se muda conforme necessidade. Portanto, analisando a pergunta e o textinho... podemos dizer que, analisando com calma:
       1. Porque ele evoluiu?
Simples, necessidade. Todos os organismos reagem de forma diferente, de tal maneira que cada ser representa sua forma de reação... logo, analisando o contexto do organismo e do meio, teríamos mutações para que o vírus consiga atingir mais pessoas.
       2. Quais poderiam ser os processos?
Alguns exemplos desse processo: resistência a medicamentos(lembrando que esses remédios não são recomendados para essa doença, pois não há comprovação científica; logo, alguns deles podem até mesmo ajudar o vírus); melhora nas técnicas de invasão dos organismos do vírus(não sei se vc lembra como um vírus se reproduz, mas se vc n lembrar, dps desse tópico vc pode pedir aqui mesmo que eu explico a vc como ocorre, mas muitos vírus apresentam estruturas para invadir células, logo, elas podem ser modificadas), modificação na maneira da transmissão do vírus(podemos falar que, em tese, o vírus em questão se espalha pela saliva... mas ele pode se localizar em partículas no próprio ar... ou ainda ele pode ficar em superfícies, como uma mesa).

-> Entendeu essa parte? Espero que sim, qualquer dúvida, pontue aqui embaixo! Cool

B)
Tendo em vista a teoria evolutiva, as variantes que surgem serão mais letais?
-> Analisando a teoria evolutiva... podemos dizer que sim. Como citei acima, as variações/mutações genéticas ocorrem devido a necessidade do ser... no caso, do vírus. Portanto, ele pode se alterar de maneira a ficar mais letal, ou desenvolver sintomas mais severos, ou melhorar sua capacidade de transmissão!

-> Entendeu bem? Qualquer coisa, posso por mais exemplos! Smile

C)
Qual a relação entre o surgimento de variantes e a falta de vacinas?
-> Então, acho essa uma pergunta mais difícil, porém, vamos pensar juntos com calma! Vejamos os questionamentos abaixo:
        1. Qual seria o efeito da vacina?
-> Bom, uma vacina é produzida para se desenvolver uma proteção aos organismos quanto ao vírus. Uma vacina, ao ser injetada no seu corpo, dependendo de seu princípio ativo, ela irá expor o seu corpo a: ou o vírus morto, ou ele estando fraco demais para te fazer algum mal! Essa exposição faz com que o seu corpo produza anticorpos para ele... e com isso, caso vc seja acometido pela doença, vc terá uma proteção maior!
        2. Mas não temos vacinas... e agora?
-> Estamos questionando a falta de vacinas... logo, temos "uma" proteção a menos. E com isso, se temos proteção a menos, a a proteção do nosso corpo fica mais "exposta", logo, isso é um caminho livre maior ainda para que o vírus desenvolva mutações.

Obs.: Não é porque há vacinas que não haveria mutações, tanto que o país A desenvolveu mutações do vírus, seja porque houve transito de pessoas contaminadas de A para B, algo que não é citado, ou então houve mutações como em qualquer outro lugar, mesmo com a população vacinada!

D)
Explique o porquê dessa diferença descrevendo, em detalhes, como funciona o processo evolutivo.
-> Essa pergunta mistura um pouco com todas as outras que respondemos acima... então, analisando ela com calma tbm, podemos ter:
        1. Porque superbactérias?
-> Como foi citado acima, os seres evoluem com base na necessidade que o meio obriga. Logo, supondo que eu seja uma bactéria e vc uma pessoa com medo de ser infectada. Vc foi orientado(a) a tomar um remédio, sem indicações/comprovações médicas; então, por medo, vc toma diversos dele. Eu te infectei, só que o remédio que vc está tomando não consegue me combater, muito pelo contrário, me ajuda a fazer mutações genéticas. Logo, vc começa a tomar diversos remédios, todos ineficientes, em uma tentativa frustrada de se curar, mas na verdade, vc só esta piorando a situação, pois vc está me expondo a mais remédios ineficientes, e eu estou fazendo mutações graças a isso.
-> Logo, esse problema se torna um ciclo vicioso. E, depois de um certo tempo, vc contamina outras pessoas, e eu me espalho pela sua comunidade. Após mais um pouco de tempo, vc falece devido a mim, e eu me tornei uma superbactéria, pois nenhum remédio dado para mim será capaz de me impedir... Parece filme de ficção científica, mas isso bem acontece! affraid
         2. Porque o país A não teve e o país B teve?
-> Analisando o textinho, é dito que o País A investiu na vacinação das pessoas. Investiu na ciência e em remédios que geram efeitos. Logo, a chance de haver mutações e a criação de superbactérias é muito pequena.
-> Mas olhando para o País B, o que houve foi justamente o oposto; logo, a chance no país B é muito maior de ocorrer tais problemas.
         3. Como ocorre o esse processo?
-> Bom, isso nós entraríamos em um assunto um pouco mais profundo de Biologia.. e para ser sincero, não sei muito a respeito. Mas, vamos dar uma olhada mais geral no assunto, e caso vc tenha alguma dúvida a mais, vc me pontue abaixo!
-> Bom, quando o vírus/bactéria é exposto(a) a um certo medicamento, este medicamento e seus princípios ativos irão combater o vírus, de modo a tentar aniquila-lo. Porém, se este remédio for insufiente/ineficiente, o vírus irá "aprender" e mudará seu código genético, de tal modo a que, quando vier outro remédio, ele estará mais forte. E ai teremos o mesmo problema...
-> Pense essa relação do "aprender" com aquela ideia das nossas Células de Memória. O que elas fazem? Elas parecem um computador, quando expostas a um determinado arquivo, elas guardam os dados desse arquivo. Então, trazendo para o nosso corpo. Quando somos expostos a um vírus/bactéria, essas células guardam todas as informações deles, e quando nós formos expostos novamente, nosso corpo já saberá como proceder!

Então, acabamos por aqui!
Meio longo, não?! Kkkkkk
Espero que tenha conseguido te ajudar, qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

MarioCastro, Thiago Ber e denocheydedia gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Corona Vírus

Mensagem por denocheydedia Ter 13 Abr 2021, 16:10

BatataLaranja345 escreveu:[...]

Então, acabamos por aqui!
Meio longo, não?! Kkkkkk
Espero que tenha conseguido te ajudar, qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
Abraços! cheers

Batata, quero agradecer imensamente a sua dedicação em responder a minha dúvida! Sua explicação foi extremamente didática e além do que eu esperava receber, já que não poupou detalhes em sua resposta. Muito obrigado por dispor tamanho tempo em responder minha questão e meus parabéns pela fluidez no seu texto. Estou muito feliz de poder receber ajuda de um membro tão disposto como você! Muito obrigado mais uma vez cheers refrescou minha memória em muitos pontos e sanou quaisquer dúvidas que eu pudesse ter.

denocheydedia
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 22/02/2021

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Corona Vírus

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 13 Abr 2021, 17:43

Que isso, n precisa.
Isso aqui é uma comunidade de estudo, todos se ajudam! Espero realmente ter tirado todas as suas dúvidas a respeito desse assunto, que é bem complicadinho às vezes!

Mas se vc gostou, eu gostei tbm! Vlw e Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

denocheydedia gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Corona Vírus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos