PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CN-Sintaxe (Termos Acessórios)

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido CN-Sintaxe (Termos Acessórios)

Mensagem por AspiraDedeu Sáb 10 Abr 2021, 14:32

Assinale a opção na qual o termo oracional foi classificado corretamente.
A
"[...] inclusive elegendo representantes que partilhem desta convicção e não estejam pensando somente nos seus benefícios pessoais." (5°§) {núcleo do predicado verbal)

B
"[...] e notei que muitos pais expressavam o desejo de ter bons professores ."(2°§) (predicativo do sujeito)

C
"0 mercado observa a carência de pessoal 'qualificado para elevar a eficiência do trabalho." (7°§) (objeto indireto)

D
"[...] mas não se sentiam responsáveis para participarem ativamente das atividades educacionais,[...]." (2°§) (complemento nominal)

E
"[...] parece difícil que consigam transmitir aos seus filhos o mínimo de educação." (2°§) (objeto direto)



GABARITO:


Última edição por AspiraDedeu em Qui 15 Abr 2021, 15:03, editado 1 vez(es)
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: CN-Sintaxe (Termos Acessórios)

Mensagem por RaulFeitosa Sáb 10 Abr 2021, 19:58

Vou tentar te ajudar, não tenho 100% de certeza, por eliminação seria uma boa dica para chegar na resposta. 

Eliminando Letra por Letra

Letra B) Predicado do Sujeito normalmente vai ser ligado por um Verbo de Ligação e dar característica ao sujeito, o que no meu modo de ver não aparece ali.

Letra C) "Do trabalho" está ligado à Eficiência(substantivo abstrato, pode ser um complemento nominal ou adjunto adnominal) no meu modo de ver, eu diria que é um complemento nominal. 

Letra D) Quem participa, participa "de" alguma coisa, "das atividades educacionais" eu diria que é objeto indireto. 

Letra E) Estou com uma certa dúvida, mas " PARECER é VERBO DE LIGAÇÃO" como já disse anteriormente na maioria das vezes vai estar ligando o sujeito ao predicado do sujeito ( no caso a caraterística "DIFÍCIL")  então eu acredito que "difícil" seja predicativo do sujeito e não objeto direto. 

Então vai sobrar apenas a Letra A).

RaulFeitosa
Padawan
Padawan

Mensagens : 88
Data de inscrição : 14/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos