PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

+3
febaemanuel12
_Arthur_
lkrink
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por lkrink Qua 31 Mar 2021, 18:13

Tem muita gente reclamando de incoerência nas notas do ENEM. Isso acontece todo ano, mas nesse parece estar em um nível muito maior. Tem pessoas que sempre tiraram 900+ nos ENEM's anteriores tirando 300-500 no ENEM 2020, redações anuladas por nenhum motivo, gente que desviou totalmente do tema ou escreveu 8 linhas tirando 900+. Isso é sem precedentes, até chegou no trending do Twitter a hashtag "#REVISAODAREDACAO"

Como exemplo, ou deixar aqui uma redação que recebi no Twitter de uma menina e foi anulada. Me digam se foi justo ou não:

Barão de Itararé, famoso por ser um dos criadores do jornalismo na época da ditadura no país, estava certo ao dizer "O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós". Desse modo, é válido afirmar que o estigmas de doenças mentais na sociedade brasileira é um nó a ser desatado. Assim seja, pela insuficiência da legislação, ou seja pela falta de empatia que a sociedade demonstra ter diante dessa problemática.

Em primeira análise, a Constituição Federal de 1988, foi criada com o intuito de assegurar a saúde e o bem estar social. No entanto, a falha da legislação faz com que a realidade seja totalmente outra, tornando essa pequena minoria esquecida pelo estado e sociedade. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para a erradicação do problema.

Outrossim, no filme "Coringa", lançado em 2019, mostra a realidade do personagem Arthur -interpretado por Joaquim Phoenix-, onde além de sofrer agressões e humilhações, também lida com a falta de empatia da sociedade. Longe da ficção, é notório que as pessoas que sofrem com transtornos mentais são constantemente esquecidas pela sociedade ou taxadas como "diferentes ou até loucas". Diante disso, nota-se, ainda mais, uma piora de isolamento e de incapacidade de pessoas com transtornos mentais buscarem ajuda.

Em síntese do quadro proposto, é necessário que o governo federal distribua verbas para dois polos distintos: aos Estados, para que, por meio de tratamentos psiquiátricos e psicólogos gratuitos, pessoas de baixa renda possam buscar atendimento adequado; aos agentes midiáticos, para que, por meio de redes sociais e TV, a população tenha consciência de que pessoas com transtornos mentais merecem atenção e empatia. Assim, desse modo, espera-se que o problema seja erradicado.

Não é uma redação nota 1000, mas pessoalmente não vejo motivo algum para a anulação.

Esse ENEM foi literalmente o pior de todos os tempos, com problemas enormes em cada etapa, desde a inscrição, passando pelo gabarito, até os resultados. Insano...

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 31 Mar 2021, 18:24

Como assim foi "anulada"?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por lkrink Qua 31 Mar 2021, 18:31

_Arthur_ escreveu:Como assim foi "anulada"?

No lugar da nota aparece só a palavra "Anulada".

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 31 Mar 2021, 18:34

Tem print?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por lkrink Qua 31 Mar 2021, 18:38

_Arthur_ escreveu:Tem print?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Também tem gente com "Ausente" escrito, sendo que as notas de humanas e linguagens aparecem normalmente. E algumas pessoas com aquele mesmo problema do TRI que aconteceu ano passado, 30+ acertos com ~400 de nota.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 31 Mar 2021, 18:48

Não vi problema, no texto, que justifique a anulação.
Será que a autora preencheu os dados dela corretamente na folha de redação?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por lkrink Qua 31 Mar 2021, 18:59

_Arthur_ escreveu:Não vi problema, no texto, que justifique a anulação.
Será que a autora preencheu os dados dela corretamente na folha de redação?
Eu fiz o mesmo questionamento. Ela falou que não, que foi preparada, faz ENEM a 4 anos e a própria aplicadora perguntou: "assinou seu nome corretamente em tudo?".


O caso dela não é isolado.

Provavelmente foi um problema de logística ou no sistema de dados. Devem ter trocado redações, ou aconteceu algum erro na hora de fazer o input da nota no sistema.

Difícil vai ser o INEP reconhecer isso, com esse calendário atrasado.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por febaemanuel12 Qua 31 Mar 2021, 20:30

Sinceramente, pode ser achismo meu, mas estranhei minha nota na redação. No Enem de 2019, eu não sabia nem a estrutura de uma dissertação(Não fiz sequer uma redação nesse período, minha nota foi 800). Já no de 2020, eu fiz cerca de 55 redações! Todas com notas entre 960-1000(Eu usava 2 plataformas, o redação online e a do farias brito) e tirei 860! Mandei para o corretor e ele me deu  960. Mas se houver um erro, dificilmente o INEP irá fazer algo.

febaemanuel12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 22
Localização : FORTALEZA, CE- BR

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por lkrink Qua 31 Mar 2021, 20:40

febaemanuel12 escreveu:Sinceramente, pode ser achismo meu, mas estranhei minha nota na redação. No Enem de 2019, eu não sabia nem a estrutura de uma dissertação(Não fiz sequer uma redação nesse período, minha nota foi 800). Já no de 2020, eu fiz cerca de 55 redações! Todas com notas entre 960-1000(Eu usava 2 plataformas, o redação online e a do farias brito) e tirei 860! Mandei para o corretor e ele me deu  960. Mas se houver um erro, dificilmente o INEP irá fazer algo.
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. O mínimo que deve ser feito agora é liberar os espelhos de redação antes do SISU.

Saiu agora na Folha de SP:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por Elom Binn Sex 02 Abr 2021, 23:55

Deixa eu ver se eu entendi o Enem. 
Se o candidato acertar as 180 perguntas, mas se ZERAR na redação ele não pode se inscrever no SISU. 
E aí se tiver 6,5 milhões de redações lerão todas equanimemente. 

Todo mundo sabe que é praticamente impossível ler essa quantidade de redações ainda mais com o valor que o MEC paga para o professor. 
Não lêem todas. Zerar a nota na redação é perder 1 ano mesmo que o candidato acerte 180 questões. 

Isso é simplesmente tosco. 
Não é coisa de gente seria. 

Existe agora um app chamado CIRA para redação molde Enem bolado por alunos da USP. Melhor que pagar.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM Empty Re: Problemas na distribuição de notas da redação do ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos