UFMS - Período Colonial
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UFMS - Período Colonial
A astúcia portuguesa relativa ao processo de conquista de sua parcela do território americano é relatada em diversas obras da historiografia brasileira e mundial. Este protocolo de integração portuguesa com outros povos pode ser notado, por exemplo, no trecho a seguir, de autoria de Jessé Souza.
“O português entra em contato com o elemento nativo e o adventício, formando, em contraposição ao colonizador anglo-saxão, por exemplo, uma nova ligadura, um novo produto social e cultural. Por outro lado, o elemento português permanece, malgrado todos estes contatos, sempre igual a si mesmo. O português é ele e o outro ao mesmo tempo. Ele é plástico por já possuir dentro de si todos os opostos. Essa espantosa qualidade cultural permite que, ao encontrar alguma alteridade fora dele, o português possa lançar mão de características assemelhadas à esse alter na sua própria personalidade, que possibilita interpenetração cultural sem perda da sua substância original.”
(Fonte: SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018. p. 162. Adaptado).
Deste modo, e de acordo com seus conhecimentos, assinale a resposta correta que corresponde ao ápice deste processo sócio-histórico.
A)O legado português na formação da sociedade brasileira pode ser notado na manifestação do idioma, na religiosidade, na organização social e, principalmente, no que o difere dos demais modelos colonizadores, na integração com diferentes culturas, como a africana e a indígena, por exemplo.
[size]B)
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A herança cultural portuguesa é predominante na formação da sociedade brasileira, sendo que os aspectos culturais adventícios são pouco notáveis ou quase imperceptíveis quando levamos em consideração a real situação do Brasil em comparação com os demais países sul-americanos.
[size]C)
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A habilidade social portuguesa pode ser notada, principalmente, em regiões fronteiras limítrofes, quando o elemento português precisou se associar ao elemento nativo indígena, e nas regiões produtivas canavieiras como o Nordeste, quando foi imprescindível contar com o suporte da mão de obra africana, já que nas demais regiões do País o que se percebe é a predominância do elemento cultural branco europeu em detrimento das demais culturas.
[size]D)
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A conquista da América portuguesa ocorre quando o português forja sua integração social por meio da exploração de africanos escravizados e de nativos indígenas, no momento em que eles eram úteis unicamente como fonte de mão de obra para a manutenção do sistema colonial, visando a acumular recursos para a Coroa portuguesa.
[size]E)
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Ao chegar ao Brasil, o colonizador português permanece isento no processo de miscigenação para o surgimento da sociedade brasileira, ao contrário de outras culturas e sociedades (africanos e nações indígenas) que precisam se reorganizar e se moldar para que possam continuar presentes enquanto elementos formativos do povo brasileiro.
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alguém explica pq o gabarito não poderia ser o D ?
matemeiro- Jedi
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Re: UFMS - Período Colonial
A partir do texto, pode-se concluir que a temática da questão é a capacidade do colonizador português em incorporar os elementos culturais de demais povos (nativos e africanos, no caso) em seus próprios costumes.
Eu concordo que houve integração social em relação aos indígenas, já que a exploração deles fora feita pelo escambo e eram aprisionados pelas entradas e bandeiras que, por sua vez, eram facilitadas pela disseminação dos conflitos entre tribos. No entanto, uma vez que a escravização africana já estava fincada economicamente (e isso já havia ocorrido quando começaram a utilizar a mão escrava no Brasil), não havia motivos para forjarem uma semelhança cultural: apenas exploravam os negros de acordo com a sua conveniência.
Apesar de muitos costumes africanos e indígenas começarem a se perpetuar nessa época, foi gradativo e não intencional, como o texto diz. O ápice, a internalização desses hábitos na cultura portuguesa, de fato, culmina apenas no legado de tudo isso, visto que, ao logo da história, a sociedade brasileira incrementou as demais culturas à portuguesa, interpenetrando-as. Afinal, não há sociedade se não houver uma mínima uniformidade.
Espero que não tenha ficado confuso
Eu concordo que houve integração social em relação aos indígenas, já que a exploração deles fora feita pelo escambo e eram aprisionados pelas entradas e bandeiras que, por sua vez, eram facilitadas pela disseminação dos conflitos entre tribos. No entanto, uma vez que a escravização africana já estava fincada economicamente (e isso já havia ocorrido quando começaram a utilizar a mão escrava no Brasil), não havia motivos para forjarem uma semelhança cultural: apenas exploravam os negros de acordo com a sua conveniência.
Apesar de muitos costumes africanos e indígenas começarem a se perpetuar nessa época, foi gradativo e não intencional, como o texto diz. O ápice, a internalização desses hábitos na cultura portuguesa, de fato, culmina apenas no legado de tudo isso, visto que, ao logo da história, a sociedade brasileira incrementou as demais culturas à portuguesa, interpenetrando-as. Afinal, não há sociedade se não houver uma mínima uniformidade.
Espero que não tenha ficado confuso
fernandalnh- Recebeu o sabre de luz
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Data de inscrição : 02/02/2021
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