PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FGV - período colonial

2 participantes

Ir para baixo

FGV - período colonial Empty FGV - período colonial

Mensagem por matemeiro 27/3/2021, 5:37 pm

Podem-se apanhar muitos fatos da vida daqueles sertanejos dizendo que atravessaram a época do couro. De couro era a porta das cabanas, o rude leito aplicado ao chão duro, e mais tarde a cama para os partos; de couro todas as cordas, a borracha para carregar água, o mocó ou alforge para levar comida, a maca para guardar roupa, a mochila para milhar cavalo, a peia para prendê-lo em viagem, as bainhas de faca, as broacas e surrões, a roupa de entrar no mato, os banguês para curtume ou para apurar sal.
(Capistrano de Abreu. Capítulos de história colonial: 1500-1800, 2000.)
 
O texto descreve a cultura material da pecuária, que a partir do século XVI estendeu-se ao interior nordestino da colônia do Brasil. A criação de gado



A)
empregava predominantemente a mão de obra escrava africana e consolidou a pequena propriedade rural às margens dos grandes rios da região.   

B)
contribuía com o complexo econômico litorâneo e funcionou em um regime de contenção econômica de gastos devido ao aproveitamento de recursos locais.

C)
transgredia os ordenamentos legais da administração metropolitana e jamais se caracterizou como atividade econômica lucrativa.   

D)
deslocava o centro dinâmico da exploração econômica da colônia e contribuiu para o adensamento demográfico em novos territórios.   

E)
favorecia o surgimento de cidades autoadministradas e revelou a existência de jazidas de metais preciosos nas áreas recém-descobertas.   




Alguém explica o porquê de o gabarito não ser a alternativa D ou E?




B:
matemeiro
matemeiro
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 01/07/2016
Idade : 26
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FGV - período colonial Empty Re: FGV - período colonial

Mensagem por BatataLaranja345 27/3/2021, 6:17 pm

Olá matemeiro!
Bom, analisando as alternativas, realmente a B está correta, pois, com o desenvolvimento da pecuária, isso trouxe para colônia um aumento ecônomico, porque agora, não exportamos somente as drogas do sertão, nós produzimos carne. E isso era importante na época, pois agora tinhamos também a nossa própria produção de alimentos, pois(não sei se vc irá lembrar, mas comento aqui) nós tinhamos pequenas propriedades, que faziam o comércio local, ou seja, em uma pequena fazendinha, o dono podia produzir: legumes, verduras, frutas(não muito nesse caso) e uma pequena produção de carne, seja frango ou porco... Logo, com o desenvolvimento da pecuária, agora eu tenho um dono de uma fazenda, que irá vender carne, e isso vai aumentar, e dependendo do local, muito, o fluxo econômico da região!

Mas, focando em suas dúvidas, porque não a D?
Bom, a parte do "contribuiu para o adensamento demográfico em novos territórios" está correta, pois naquela época não havia uma tecnologia tão grande, logo, era necessário que houvesse mão-de-obra. Logo, há relatos da época, que afirmam a criação de pequenas vilas em volta da fazenda, que eram habitadas pelos trabalhadores. Mas esse processo se intensificou mais para frente, com a percepção de que a expansão para o interior do Brasil traria lucros. Mas a parte do "deslocava o centro dinâmico da exploração econômica da colônia" não está certo, pois não houve esse deslocamento, pois mesmo tendo o início da pecuária, isso não foi um motivo de haver o deslocamento dos centros econômicos coloniais, todos, em sua maioria, bem perto do litoral, para coloca-los mais para o interior. Principalmente no Nordeste, onde era mais perto de Portugal. Logo, é por isso que ela está errada!

Mas e a letra E?
Bom, a parte do "favorecia o surgimento de cidades autoadministradas" não está correto, pois vc tem que lembrar que a colônia não tinha uma autonomia tão grande assim do governo português para se criar cidades que se administravam por conta própria. Tanto que, aqueles que governavam eram, em sua maioria, ou vindos de Portugal, ou então descendentes daqueles que vieram. Logo, não houve esse favorecimento. Com relação a segunda parte: "revelou a existência de jazidas de metais preciosos nas áreas recém-descobertas", podemos dizer que houve, porém, isso ocorreu devido a uma entrada mais efetiva no interior do Brasil. E, com o início da pecuária, não houve muito esse foco; até porque(não sei se vc irá lembrar) quando houve o início da colonização, não houve a descoberta de metais preciosos, logo, os portugueses focaram em outras atividades.
A ideia da exploração de minérios ocorreu em 1954 com a crise açucareira... logo, veja que é por isso que a letra E está errada!

Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos