PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termodinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Termodinâmica

Mensagem por victor cruz mt Qui 04 Mar 2021, 20:07

(ITA-1970) Uma certa massa m de um gás ideal recebe uma quantidade de calor Q e fornece um trabalho W, passando de uma temperatura T1 para uma temperatura T2. A variação de energia interna do gás será:


a) maior, se a transformação for a volume constante. 
b) menor, se a transformação for a pressão constante. 
c) maior, se a transformação for tal que pV = constante, onde p e V são, respectivamente, a pressão e o volume do gás e uma constante característica do gás. 
d) sempre a mesma, não dependendo da variação de pressão ou de volume. 
e) menor, se a transformação for a volume constante. 



Obs: No meu livro o gabarito é letra D, mas eu achei na internet o gabarito como letra A. Eu acho que seja letra A; alguém poderia me esclarecer?


Última edição por victor cruz mt em Sex 05 Mar 2021, 01:16, editado 1 vez(es)

victor cruz mt
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 03/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Termodinâmica

Mensagem por Lucasarcosseno Qui 04 Mar 2021, 20:57

∆U = Q- W 

W = p.∆V

Se o volume aumenta, o trabalho irá aumentar, logo a energia interna vai diminuir. Se o volume é constante, não há variação de volume, logo o trabalho é igual 0, resultando em uma variação de energia interna igual ao calor recebido. Concluindo, quando não há variação de volume (volume constante), a variação de energia interna é maior. 

*Obs.: perceba que não é possível haver trabalho negativo na questão, visto que quem realiza trabalho é o próprio gás. Portanto, não haverá como a variação da energia interna ser maior que quando o gás está a volume constante.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos