PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ácido/base

Ir para baixo

ácido/base  Empty ácido/base

Mensagem por Omagodasexatas3,14 Seg 01 Mar 2021, 09:00

O zinco pode atuar como um ácido de Lewis, e se coordena à cisteína em sítios catalíticos de enzimas importantes em nosso organismo. Ao se coordenar, promove uma ativação da propriedade do resíduo que é funcional na catálise. No caso, o grupo sulfidrila (SH) atua como nucleófilo. Em condições normais, a cisteína tem pKa ~8. No entanto, a interação com zinco, pode diminuir o pKa da sulfidrila em 4 unidades. Usando seu conhecimento de ácido/base, estime a razão aproximada da cisteína protonada e desprotonada em um pH neutro, considerando a) cisteína livre e pKa ~8 e b) cisteína coordenada ao zinco pKa ~4 (são valores aproximados)
c) Depois de calcular a) e b) diga: Em qual situação o resíduo de cisteína atuará melhor como nucleófilo, livre ou zincada. Justifique.


Tentei resolver essa questão usando a fómula de Henderson-Hassebalch,da seguinte maneira : a-) pKa = pH - log([HA]/[A-]) => 8 = 7 - log([HA]/[A-]) => (HA]/[A-]) = 0,1.
E para o item b eu fiz: pKa = pH - log([HA]/[A-]) => 4 = 7 - log([HA]/[A-]) => ([HA]/[A-]) = 1000.
Já no item c , não sei como explicar. Gostaria de saber se está correta minha solução, caso não, poderiam me explicar ? Obridado.
Omagodasexatas3,14
Omagodasexatas3,14
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 07/09/2017
Idade : 27
Localização : São Paulo, São paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos