Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UEL 2018) Idade Média

2 participantes

Ir para baixo

(UEL 2018) Idade Média Empty (UEL 2018) Idade Média

Mensagem por eivitordias Dom 28 Fev 2021, 19:03

UEL é a melhor estadual do Sul do Brasil. A Universidade Estadual de Londrina é a primeira Instituição Estadual de Ensino Superior do Sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2016, e que destacou as 300 melhores universidades na região da América Latina. A UEL conquistou ainda três pontos no cômputo geral, aparecendo na 84ª colocação, 19ª do Brasil, 2ª do Paraná e 5ª do Sul do país. (Adaptado de: . Acesso em: 11 jul. 2017.) 

A UEL foi criada em 1970 e atualmente conta com mais de 12500 alunos na graduação em seus 54 cursos. Na pós-graduação, tem mais de 5000 alunos em 177 cursos de especialização e 67 cursos de mestrado e doutorado.

Com base no contexto histórico, no que diz respeito à importância das universidades, da ciência e da tecnologia para a criação de elevadas escalas de desenvolvimento das sociedades em seus múltiplos aspectos, assinale a alternativa correta.

a) As universidades na Europa Ocidental do século XII conquistaram o direito de autonomia perante os poderes eclesiásticos, comunais e monárquicos para o livre exercício de suas funções de pesquisa e formação profissional. 
b) Os chamados Tigres Asiáticos. Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura tiveram um excepcional crescimento econômico e científico na década de 1970 devido ao elevado investimento privado na educação. 
c) O período Macartista nos EUA propiciou ao campo da ciência e tecnologia uma liberdade plena para as atividades dos educadores e cientistas independentemente de suas ideologias. 
d) A ideologia da globalização neoliberal, por valorizar os empreendimentos privados, dispensa a realização de pesquisas com fomento público no Brasil, sobretudo por ser o agronegócio a vocação natural do país. 
e) Os fundamentos da ciência econômica do inglês David Ricardo foram importados pelo Cardeal Richelieu, que os aplicou na França, levando-a à bancarrota, o que propiciou o Terror.

GABARITO:
A

DÚVIDA: Pelos meus conhecimentos, a Europa Ocidental do século XII encontrava-se na período da idade média (séc. V - XV d.C), onde predominava o pensamento da igreja sobre as universidades que ali surgiam. Ou seja, não havia autonomia em relação aos conteúdos estudados/pensamentos, tudo era direcionado aos ideais cristãos da época.
Alguém possui alguma fonte confiável (livros, sites) que comprove a veracidade da alternativa "A"?
eivitordias
eivitordias
Jedi
Jedi

Mensagens : 294
Data de inscrição : 07/04/2020
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UEL 2018) Idade Média Empty Respondendo

Mensagem por VanDwight Ter 29 Jun 2021, 15:24

Livros brasileiros sobre o assunto não são tão comuns, mas possuo algumas bibliografias interessantes em português para você consultar, são artigos mas caberão muito a seu interesse:

Oliveira, Terezinha (2007) Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional
Oliveira, Terezinha (2006) A universidade medieval: uma memória
Hélgio, Trindade (1999) Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder
- De Moura, Rosana Silva (2013) Breve Estudo de uma Perspectiva de Educação Medieval

Esteja a vontade para conversar mais sobre as fontes, recomendo dar uma olhada em sites como o Scielo, qualquer dúvida eu posso ajudar.
VanDwight
VanDwight
iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/06/2021
Localização : Barbacena, Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos