Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unesp 2019

5 participantes

Ir para baixo

Resolvido Unesp 2019

Mensagem por SrRobertt Seg 15 Fev 2021, 15:17

Um caminhão de brinquedo move-se em linha reta sobre uma superfície plana e horizontal com velocidade constante. Ele leva consigo uma pequena esfera de massa m = 600 g presa por um fio ideal vertical de comprimento L = 40 cm a um suporte fixo em sua carroceria. Em um determinado momento, o caminhão colide inelasticamente com um obstáculo fixo no solo, e a esfera passa a oscilar atingindo o ponto mais alto de sua trajetória quando o fio forma um ângulo = 60º em relação à vertical. 
Unesp 2019 Captur11
Adotando g = 10 m/s2, cos 60° = sen 30° = e des - prezando a resistência do ar, calcule:

a) a intensidade da tração no fio, em N, no instante em que a esfera para no ponto mais alto de sua trajetória. 

b) a velocidade escalar do caminhão, em m/s, no instante em que ele se choca contra o obstáculo.

Estou com duvida na letra A. Porque não está dando certo a resolução pela decomposição da Tração?  
Desse modo: [latex]Ty=P \rightarrow Ty=6N \rightarrow Ty=T\cdot \cos \theta \rightarrow T=12N [/latex]

As resoluções estão decompondo P: 
[latex]T=Pn\rightarrow T=P\cdot \cos \theta \rightarrow T=3N [/latex]

POR QUE NÃO POSSO DECOMPOR A TRAÇÃO PARA RESOLVER?!!

Obrigado pela atenção! Very Happy

Última edição por SrRobertt em Qua 17 Fev 2021, 16:02, editado 1 vez(es)

SrRobertt
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unesp 2019

Mensagem por sodre Seg 15 Fev 2021, 16:59

amigo, talvez eu não tenha entendido muito bem a tua dúvida, mas nesses tipos de questões a força que atua fora do eixo de coordenadas XY é a tração.

coloque o gabarito da questão, talvez dessa forma seja mais fácil entender a tua dúvida.
sodre
sodre
Jedi
Jedi

Mensagem por Emanoel Mendonça Seg 15 Fev 2021, 17:31

Parece que você se esqueceu do vetor resultante centrípeta, que apesar de não estar explícito na questão, temos que lembrar que todo corpo que efetua movimento circular, terá uma resultante centrípeta que é colinear ao vetor tração, na questão, nesse eixo as forças se anulam (Fcp = 0) entretanto no eixo da decomposição Px temos uma força resultante, que faz todo o movimento iniciar novamente.

No momento da questão, V = 0 ---> Fcp = 0

Fcp = T - P.Cos 30º

T = 3N

Se T fosse 12N, a força centrípeta seria diferente de zero, isso significa que a bolinha obrigatoriamente teria que estar em movimento, o que não é verdade.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por SrRobertt Seg 15 Fev 2021, 17:43

Unesp 2019 F6aaf810  Isso foi o que eu fiz. 

Mas, aparentemente o que era para ter sido feito é:   
Unesp 2019 88ec8e10

SrRobertt
iniciante

Mensagem por SrRobertt Seg 15 Fev 2021, 17:54

@Emanoel Mendonça escreveu:Parece que você se esqueceu do vetor resultante centrípeta, que apesar de não estar explícito na questão, temos que lembrar que todo corpo que efetua movimento circular, terá uma resultante centrípeta que é colinear ao vetor tração, na questão, nesse eixo as forças se anulam (Fcp = 0) entretanto no eixo da decomposição Px temos uma força resultante, que faz todo o movimento iniciar novamente.

Fcp = T - P.Cos 30º

T = 3N

Se T fosse 12N, a força centrípeta seria diferente de zero, isso significa que a bolinha obrigatoriamente teria que estar em movimento, o que não é verdade.
Olá Emanoel, eu ainda não entendi o motivo de não poder decompor a T para achar seu valor. Qual o motivo de não ser possível essa decomposição? 
Eu encaminhei uma foto com o meu pensamento...

Muito obrigado, desculpe o incomodo

SrRobertt
iniciante

Mensagem por Emanoel Mendonça Ter 16 Fev 2021, 11:34

@SrRobertt escreveu:
@Emanoel Mendonça escreveu:Parece que você se esqueceu do vetor resultante centrípeta, que apesar de não estar explícito na questão, temos que lembrar que todo corpo que efetua movimento circular, terá uma resultante centrípeta que é colinear ao vetor tração, na questão, nesse eixo as forças se anulam (Fcp = 0) entretanto no eixo da decomposição Px temos uma força resultante, que faz todo o movimento iniciar novamente.

Fcp = T - P.Cos 30º

T = 3N

Olá Emanoel, eu ainda não entendi o motivo de não poder decompor a T para achar seu valor. Qual o motivo de não ser possível essa decomposição? 
Eu encaminhei uma foto com o meu pensamento...

Muito obrigado, desculpe o incomodo
Eu tentei explicar na minha resposta, mas aqui vai mais um motivo, se você decompor a tração, observe no seu desenho, concluimos que Tx é a resultante, isso é equívocado uma vez que a força resultante é o Ptangencial.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

SrRobertt gosta desta mensagem

Mensagem por Emanoel Mendonça Ter 16 Fev 2021, 11:35

E você não incomoda, muito pelo contrário. Sinta-se a vontade em perguntar.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

SrRobertt gosta desta mensagem

Mensagem por LeoMatheusc Ter 13 Jul 2021, 12:46

Boa tarde, pessoal, recuperando o tópico. Se a colisão é inelástica, por que é possível considerar a conservação da energia mecânica para encontrar a altura? Imaginei que nas colisões inelásticas a Em não se conservasse (apesar de que, tem os casos de pêndulo balístico..)

LeoMatheusc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por muuhmuuhzao Ter 13 Jul 2021, 13:01

Fala LeoMatheusc, 
O que não se conserva em colisões inelásticas é a energia cinética total. A quantidade de movimento se conserva sim.
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo