Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Era Napoleônica

2 participantes

Ir para baixo

Era Napoleônica Empty Era Napoleônica

Mensagem por brunamarc Qua 03 Fev 2021, 15:47

Ele destruiu apenas uma coisa: a Revolução Jacobina, o sonho de Igualdade, Liberdade e Fraternidade do povo erguendo-se em sua grandiosidade para derrubar a opressão. Este último foi um mito mais poderoso do que Napoleão, pois, após sua queda, foi isso, e não a memória do imperador, que inspirou as revoluções do século XIX, inclusive em seu próprio país. (Eric Hosbsbawm. A era das revoluções: Europa 1789- 1848. Trad. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 113) O texto e o conhecimento histórico permitem afirmar que Napoleão contrariou ideais da Revolução Francesa, uma vez que, enquanto os seus exércitos travavam guerras por toda a Europa, 
(A) colocou em prática propostas e atuação dos defensores da “ditadura dos humildes”, que reforçaram o distanciamento das ambições populares das da elite burguesa na França.
(B) impôs um regime despótico na França, suprimiu direitos individuais, perseguiu intelectuais e o nascente movimento operário e censurou a imprensa. 
(C) implantou na França e no império o Regime do Terror, caracterizado por violenta ação contra inimigos do governo e pelo culto revolucionário, fundado na razão e na liberdade. 
(D) elaborou uma Constituição que restabeleceu o critério censitário para as eleições legislativas na França e no império marginalizando, assim, grande parcela da população. 
(E) empenhou-se em acabar com a supremacia da religião católica, e de seu clero, na França, desenvolvendo um culto revolucionário fundado na razão e na liberdade de expressão. 

Gabarito:
Letra A

Gente, alguém pode me explicar o motivo desse gabarito, por favor? Obrigada Smile

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Era Napoleônica Empty Re: Era Napoleônica

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 08 Fev 2021, 05:08

Napoleão chegou ao poder através do Golpe do 18 do Brumário. O governo girondino do Diretório deixou Napoleão lhes golpear,uma vez que Napoleão tinha prestígio: ótimo estrategista,general com 24 anos (o normal é generais com mais de 52 anos) e ele derrotou todos os países europeus que tentaram invadir a França durante a Revolução Francesa,com sucesso. Com isso,Napoleão conseguiu a adoração de ricos e pobres.
Digamos assim que,a maior parte dos jacobinos eram os populares e a maior parte dos girondinos eram os ricos. Aí o que aconteceu? Ele,em busca de obter apoio ao seu Império,se voltou à França como um país que sozinho tinha derrubado o absolutismo. Aí a maior parte da população urrou com a declaração. Os países que tentaram invadir a França e perderam (Áustria por exemplo) fizeram eles terem orgulho do mesmo. Mas isso foi apenas conversa para boi dormir, Napoleão se voltou totalmente aos mais ricos,tanto que eles permitiram Napoleão dar um golpe neles.
A B está errada porque depois da palavra França,está tudo errado: nada daquilo aconteceu.
A C está errada,quem fez isso foi Maximilien de Robespierre.
D está errada,porque isso não aconteceu: Durante a era napoleônica,a França era um império. E não existem eleições legislativas num Império.
A E está errada. Uma das criações de Napoleão foi a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,que é uma das bases para as Constituições mundo afora e também das Declarações dos Direitos Humanos. E justamente uma das leis previstas era liberdade de culto.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos