Análise Combinatória
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Análise Combinatória
Num lote de 20 lâmpadas se encontram 4 lâmpadas queimadas. As lâmpadas são testadas até que as 4 lâmpadas sejam encontradas. Qual a probabilidade de que isso ocorra no décimo teste?
pedrorossonero- iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/01/2021
Re: Análise Combinatória
20 lampadas, 4 queimadas (Q) e 16 funcionando (F)
Os testes podem parar: no 5° teste ou no 6° teste ou no 7° teste e assim por diante.
Em todos os casos, a ultima lâmpada a ser testada obrigatoriamente deve estar queimada, portanto fixaremos a ultima lâmpada e permutaremos o resto
EX:
QQQQ ---> permutaremos as 3 primeiras letras
= (3!) / (3! * 0!)
FQQQQ ---> permutaremos as 4 primeiras letras
= (4!) / (3! * 1!)
FFQQQQ ---> permutaremos as 5 primeiras letras
= (5!) / (3! * 2!)
FFFQQQQ ---> permutaremos as 6 primeiras letras
= (6!) / (3! * 3!)
FFFFQQQQ ---> permutaremos as 7 primeiras letras
= (7!) / (3! * 4!)
...
FFFFFFFFFFFFFFFFQQQQ ---> permutaremos as 19 primeiras letras
= (19!) / (3! * 16!)
somando todas essas permutações obteremos o número de elementos do espaço amostral
Perceba que essas permutações formam uma progressão aritimetica de 3° ordem, que por sua vez são os números tetraédricos:
QQQQ == 1 ---> a1
FQQQQ == 4 ---> a2
FFQQQQ == 10 ---> a3
FFFQQQQ == 20 ---> a4
FFFFQQQQ == 35 ---> a5
...
FFFFFFFFFFFFFFFFQQQQ == 969 ---> a17
A soma dos n primeiros termos de uma sequência de números tetraédricos é dado por:
(1 / 24) * (n) * (n + 1) * (n + 2) * (n + 3)
logo, o número de elementos do espaço amostral é:
(1 / 24) * (17) * (17 + 1) * (17 + 2) * (17 + 3) == 4845
n(s) == 4845
evento A ---> parar a testagem das lâmpadas exatamente no 10° teste
FFFFFFQQQQ ---> permutamos as 9 primeiras letras
= (9!) / (3! * 6!) == 84
probabilidade de que os testes parem na 10° tentativa é dado por:
84 / 4845
ou
28 / 1615 ---> dividindo numerador e denominador por 3
ou aproximadamente
0,0173 = 1,73 %
Os testes podem parar: no 5° teste ou no 6° teste ou no 7° teste e assim por diante.
Em todos os casos, a ultima lâmpada a ser testada obrigatoriamente deve estar queimada, portanto fixaremos a ultima lâmpada e permutaremos o resto
EX:
QQQQ ---> permutaremos as 3 primeiras letras
= (3!) / (3! * 0!)
FQQQQ ---> permutaremos as 4 primeiras letras
= (4!) / (3! * 1!)
FFQQQQ ---> permutaremos as 5 primeiras letras
= (5!) / (3! * 2!)
FFFQQQQ ---> permutaremos as 6 primeiras letras
= (6!) / (3! * 3!)
FFFFQQQQ ---> permutaremos as 7 primeiras letras
= (7!) / (3! * 4!)
...
FFFFFFFFFFFFFFFFQQQQ ---> permutaremos as 19 primeiras letras
= (19!) / (3! * 16!)
somando todas essas permutações obteremos o número de elementos do espaço amostral
Perceba que essas permutações formam uma progressão aritimetica de 3° ordem, que por sua vez são os números tetraédricos:
QQQQ == 1 ---> a1
FQQQQ == 4 ---> a2
FFQQQQ == 10 ---> a3
FFFQQQQ == 20 ---> a4
FFFFQQQQ == 35 ---> a5
...
FFFFFFFFFFFFFFFFQQQQ == 969 ---> a17
A soma dos n primeiros termos de uma sequência de números tetraédricos é dado por:
(1 / 24) * (n) * (n + 1) * (n + 2) * (n + 3)
logo, o número de elementos do espaço amostral é:
(1 / 24) * (17) * (17 + 1) * (17 + 2) * (17 + 3) == 4845
n(s) == 4845
evento A ---> parar a testagem das lâmpadas exatamente no 10° teste
FFFFFFQQQQ ---> permutamos as 9 primeiras letras
= (9!) / (3! * 6!) == 84
probabilidade de que os testes parem na 10° tentativa é dado por:
84 / 4845
ou
28 / 1615 ---> dividindo numerador e denominador por 3
ou aproximadamente
0,0173 = 1,73 %
matheusG408- iniciante
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/09/2020
Vitor Ahcor gosta desta mensagem
Re: Análise Combinatória
Outro jeito de calcular o espaço amostral é fazer 20!/(16!*4!). Pq é a permutação das 20 lâmpadas, sendo 16 e 4 iguais.
Vitor Ahcor- Fera
- Mensagens : 557
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