PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

2 participantes

Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Pedro900 Qui 21 Jan 2021, 07:29

A partir da leitura do texto motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”. 
O único fiador da liberdade de religião e da tolerância é o Estado laico. Ele respeita todas as religiões e acredita em todas – ou em nenhuma. (...) A liberdade de expressão – de dar e receber informações, de formular perguntas incômodas, de realizar pesquisas acadêmicas, de praticar a crítica, a fantasia, a sátira –, o intercâmbio de ideias em toda a gama de nossas capacidades intelectuais, é a liberdade que dá origem às outras. A livre expressão não é inimiga da religião, é sua protetora. 


  No que concerne a garantia de liberdade religiosa no Brasil traz divergências de opiniões , principalmente, em relação aos religiosos. Dentre tantos motivos relevantes tem : a predominância do catolicismo no Brasil e o preconceito com certas religiões.
  Cabe mencionar predominância do catolicismo no Brasil fazendo com que a maior parte da população pertença a ele . Segundo uma pesquisa do IBGE em 2010 cerca de 123 milhões de brasileiros são católicos. Isso é compreensível  já que os portugueses trouxeram essa religião com eles na época do descobrimento.
   Por oportuno, merece ênfase o preconceito com certas religiões, principalmente as de origem africana. Apesar de serem apenas 0,2% dos moradores do DF que são de religiões oriundas da África segundo o site Correio Braziliense , um levantamento feito pela delegacia especializada da capital apontou que aproximadamente 60% dos crimes de intolerância são contra os grupos religiosos de origem africana. Posto isso , esse fato é algo inaceitável visto que essa enorme taxa é somente em uma cidade do nosso país.
   Dessa forma, percebe-se que há muita intolerância religiosa no Brasil. Para diminuir esse fato devemos acabar com o racismo e a discriminação que remontam á escravidão e que desde os Brasil colônia rotulam tais religiões pelo simples fato de serem originárias da África.

Gostaria de saber se a minha redação está boa ? tem algum(uns) ponto(s) que eu posso melhorar ? Além disso eu gostaria de saber eu precisava colocar entre parênteses o que significa a sigla IBGE  ou isso é desnecessário ?

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por _Arthur_ Sex 22 Jan 2021, 11:42

Confrade, estamos em meio ao ENEM, mas posso lhe ajudar: seu texto é totalmente expositivo. Você não argumenta como a prova pede ("dissertativo-ARGUMENTATIVO"). Leia as redações nota 1000 do ENEM 2016 e, por fim, baseie-se nelas para escrever seu texto. Com "basear-se", quero dizer copiar mesmo, se for necessário.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Pedro900 Sex 22 Jan 2021, 12:26

Nossa nem tinha percebido que fugi do tipo de texto,  você teria algum modelo de redação do tipo dissertativa-argumentativo para eu poder fazer as minhas redações  ?

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por _Arthur_ Sex 22 Jan 2021, 13:42

Todas as redações nota 1000 do ENEM 2016 são do tipo dissertativo-argumentativo.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Pedro900 Sex 22 Jan 2021, 14:15

Isso eu já sei até dei uma olhada em algumas mas é difícil eu me basear nelas para fazer uma redação quando eu perguntei se você teria alguma modelo de redação eu quis dizer um estrutura pronta tipo essa do video aliás é nesse modelo que estou me baseando para escrever as minha redações
https://www.youtube.com/watch?v=rnDzhFSzrbI

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por _Arthur_ Sex 22 Jan 2021, 14:26

Pedro900 escreveu:Isso eu já sei até dei uma olhada em algumas mas é difícil eu me basear nelas para fazer uma redação quando eu perguntei se você teria alguma modelo de redação eu quis dizer um estrutura pronta tipo essa do video aliás é nesse modelo que estou me baseando para escrever as minha redações
https://www.youtube.com/watch?v=rnDzhFSzrbI
Difícil é usar esse modelo, pois seu texto ficou pobríssimo. (aliás, que vídeo mal feito, mal dá para ver o texto)

Qual a dificuldade em se basear nas redações nota 1000 do ENEM? Eu até concordaria com você se o tema fosse diferente, mas é o mesmo tema. Não há dificuldade alguma, portanto. É só literalmente copiar os repertórios/argumentos.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Pedro900 Sex 22 Jan 2021, 14:44

O problema não é só copiar eu preciso apreender a fazer um redação desse tipo textual pois o concurso que eu quero ainda vai acontecer e esse tema que eu usei só foi para praticar mesmo a minha dificuldade de se basear nas redações do Enem é que parecem que elas são escritas com tanta naturalidade é  criatividade eu não tenho toda essa criatividade nem naturalidade para escrever uma redação na mesma forma que as notas 1000 do Enem por isso estou tentando achar meio que um modelo pronto só para eu introduzir algumas  coisas a mais nele que sejam relacionados ao tema que eu terei que escrever no dia da prova

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por _Arthur_ Sex 22 Jan 2021, 14:57

A Constituição Federal fundamenta - ou deveria fundamentar - o sistema político-social brasileiro. Entretanto, apesar de tal lei maior determinar a universalidade do direito à [...], muitos [coloque o tema], seja pela [causa X], seja pela [causa Y(pode ser consequência também)]

É indubitável que [retome X] contribui para [...]. Segundo o filósofo fulano, [....]. Assim, [desenvolva as ideias relacionando-as ao que foi dito por fulano]

Ademais, no Brasil, vigora [retome Y]. De acordo com o sociólogo ciclano,[...]. Desse modo, [desenvolva as ideias relacionando-as ao que foi dito por ciclano]

Portanto, é imprescindível que o Governo Federal faça [....], por meio de[....], com o escopo de[...]. Dessa forma, o país será, de fato, um Estado Democrático de Direito.

Os filósofos/sociólogos e as ideias você vai pegar nas redações nota 1000 do ENEM.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Pedro900 Sex 22 Jan 2021, 15:34

Obrigado pela ajuda vou testar esse modelo com outros temas para ver se fica bom

Pedro900
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 06/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil” Empty Re: ESA “A garantia de liberdade religiosa no Brasil”

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos