Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bandeirantes

2 participantes

Ir para baixo

Bandeirantes Empty Bandeirantes

Mensagem por EduRJ Seg 18 Jan 2021, 19:07

Leia, atentamente, o trecho a seguir:
"A partir da década de 1580, a despeito das restrições impostas pela legislação portuguesa, os colonos começaram a favorecer a apropriação direta do trabalhador indígena através de expedições predatórias ao sertão."

As restrições impostas pela legislação portuguesa de que trata Monteiro (como no caso da "Lei de Liberdade dos Gentios" e das leis subsequentes) ao lado dos aldeamentos missionários jesuíticos, representavam algumas barreiras à expansão dos bandeirantes paulistas.
Acerca dessa configuração, que durou até as primeiras décadas do século XVIII,é correto afirmar que:

a) a diminuição dos bandeiras no início do século XVIII se deveu, entre outros fatores, à expansão da economia mineira das Gerais.
b) já no início do século XVII, escravos de origem africana, em função de baixo custo relativo, formavam a base da mão de obra da região da Capitania de São Paulo.
c) os aldeamentos jesuíticos existiam como comunidades autossuficientes que alimentavam, regular e pacificamente, os colonos nas suas necessidades de mão de obra.
d) a despeito da abundância de tribos indígenas nos sertões da então "Capitania de São Paulo e Minas de Ouro", o movimento bandeirante decaiu por conta da crescente força política dos jesuítas.

EduRJ
iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 28
Localização : Volta Redonda,Rio de Janeiro,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bandeirantes Empty Re: Bandeirantes

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 08 Fev 2021, 05:29

Letra D
Repare que muitas cidades no interior do Rio Grande do Sul,do norte do país e até mesmo de MG e SP têm nome de santo: Santa Maria (RS),Belém (PA),São Gabriel da Cachoeira (AM),Bom Jesus do Itabapoana(RJ) e por aí vai.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos