Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem ou Fuvest

+2
Giovana Martins
Daira Rezende3
6 participantes

Ir para baixo

Enem ou Fuvest Empty Enem ou Fuvest

Mensagem por Daira Rezende3 Seg 18 Jan 2021, 16:54

Olá pessoal
Fiz o Enem ontem e mais uma vez percebi que apesar de ser uma prova fácil em termos de conteúdo, este exame é desgastante e a forma como as questões são cobradas é muito aleatória. Em virtude disso , fico com receio de focar na Fuvest por ela ser mais complexa e com medo de persistir no Enem, visto que, a inconstância desta prova tem aumentado com o passar dos anos.
Você que quer um curso concorrido e tem a experiencia com os 2 testes, poderia me dizer o que é de fato mais complicado? Obs: nunca fiz a Fuvest.
Lembrando que, Medicina Usp pelo Enem é uns 850, já pela Fuvest, bom, uns 80 pontos.
Desculpe se cometi algum erro, aceito críticas. Desde já, grata.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Enem ou Fuvest Empty Re: Enem ou Fuvest

Mensagem por Giovana Martins Ter 19 Jan 2021, 13:16

Eu não sei se eu sou a pessoa mais capacitada para responder o que você perguntou mas irei responder, de forma bem neutra, já que ninguém respondeu nada até então. Tenho conhecimento apenas sobre a FUVEST (estudei 4 anos para ela, porém, eu prestava engenharia mecânica). Acho que você poderia ter informado se você tem algum tipo de cota. Isso faz bastante diferença, especialmente na FUVEST que no atual modelo utiliza o sistema de reserva de vagas como uma das formas de ingresso. Não sei bem como funciona no ENEM.

Como eu não prestava medicina, eu não opinarei sobre o que você deve escolher, porém, eu já estive em situações parecidas com a sua nas quais eu tive que escolher entre vestibulares diferentes. Faça provas anteriores da FUVEST. Veja se elas se enquadram no seu perfil. Acho que essa é uma possível alternativa.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Emanuel Dias e Daira Rezende3 gostam desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Ter 19 Jan 2021, 14:47

Um exemplo particular:

Por escolha pessoal, meu filho prestou vestibular para a USP - São Carlos 
Sua 1ª opção foi para Engenharia Mecatrônica.
Anteriormente ele tinha feito ENEM e foi muito bem.
O acréscimo da nota do ENEM na nota da USP foi fundamental para a aprovação dele.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Daira Rezende3 gosta desta mensagem

Mensagem por marcosprb Ter 19 Jan 2021, 16:29

A nota de corte de medicina na pinheiros via Sisu não é isso tudo. No ultimo ano o corte foi de 817 na ampla, sendo que eu vi relatos de que nas vagas remanescentes o último colocado tirou 796. Pra cotas o corte variou entre 782 e 756.
858 é o corte do curso mais difícil de se entrar pelo Sisu: engenharia aeronáutica na EESC

Notas de corte sisu

marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por RAFA&L Ter 19 Jan 2021, 17:16

Na minha opinião você deve focar seus estudos 100% na FUVEST e para o ENEM você estuda só a redação (faz uma por semana que está bom).
Digo isso porque o nível das questões da FUVEST contempla o nível das questões do ENEM; ao estudar para as questões da Fuvest, você automaticamente estará estudando para as questões do ENEM. 
Talvez você precise estudar uma matéria ou outra mais recorrente no ENEM e que não cai na FUVEST, mas é coisa pouca. Coisa que você consegue adequar com poucos dias de estudo.
(MINHA OPINIÃO)

Última edição por RAFA&L em Ter 19 Jan 2021, 21:45, editado 1 vez(es)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Fabinho snow Ter 19 Jan 2021, 19:00

Boa noite

Vou dar minha opinião bem sincera... 

Para mim essa questão de que 'não vou estudar para o enem porque a prova é muito aleatória' não passa de uma desculpa, cada prova tem suas dificuldades, a fuvest, por exemplo, a prova é bastante conteudista, difícil, mas de matérias bastante previsíveis, enquanto o enem é realmente uma caixinha de surpresas.

A melhor forma de você sabe como é a dinâmica da prova é fazendo as provas anteriores e, sendo assim, a prova do enem não muda radicalmente de um ano para o outro, é difícil, pelo menos comigo nunca aconteceu, de nas minhas simulações do enem ter uma discrepância nos acertos de mais de 5 questões de cada área, ou seja, acho que você tem que saber o DNA da prova e estudar baseado nisso, o enem está nos últimos anos cada vez mais interpretativo, essa prova baixou um pouco minha nota em relação ao que eu mandava nos simulados, mas nada tão significativo(nesse caso ainda entra em questão os fatores inerentes ao dia do concurso, como nervosismo, ansiedade, etc)

Então, em suma, não querendo fazer disto um discurso motivacional, mas você vai achar dificuldades e reclamações em qualquer prova, já que reclamar não vai adiantar de nada, o que nos resta fazer é jogar conforme o jogo, e fazendo um bom cursinho e estudando bem com certeza você conseguirá uma nota boa  Wink

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Enem ou Fuvest Empty Enem ou Fuvest

Mensagem por Daira Rezende3 Ter 19 Jan 2021, 20:48

Agradeço pela ajuda e resposta de todos. 

Sim, tenho direito a cotas.

Vou estudar para ambas as provas e caso alguém aqui já tenha feito isso, agradeceria muito se compartilhasse um pouco da preparação/ conciliação desses exames.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
iniciante

Giovana Martins gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum