PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais  Empty ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais

Mensagem por darksorcerer33 Seg 18 Jan 2021, 14:46

A Constituição Federal de 1988, declaração jurídica mais importante da nação, prevê em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal garantia não tem se concretizado na prática ao analisar o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, impactando negativamente, deste modo, na universalização desse direito social vital. Desta forma, essa situação caótica ocorre pelas desigualdades e preconceitos sociais, além da pressão gerada pelas redes sociais, necessitando de uma solução imediata.
    Sob essa perspectiva, convém destacar as ideias do filósofo contratualista John Locke, que diz que há uma violação do "contrato social" quando o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos, como a saúde. Nesse sentido, cabe citar as dificuldades sociais, como o preconceito, as desigualdades sociais e educacionais, o desemprego, dentre outros fatores causados pelo descaso governamental, contribuem com o aumento de problemas psicológicos na sociedade, o que deve - urgentemente - ser combatido.
    Ademais, deve-se citar os dados da pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2017, que diz que quase 12 milhões de brasileiros têm depressão. Diante do exposto, é crucial ressaltar que a depressão possui relação com as redes sociais. A constante postagem de fotos de viagens, padrões de beleza e uma "vida perfeita" - o que não reflete a verdade - acarreta em uma grande pressão exercida em alguns usuários, que cada vez mais se sentem acuados e constrangidos por não terem uma vida igual às demonstradas nas mídias virtuais. Logo, é intolerável que esse cenário continue a perdurar.
    Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para combater o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Para isso, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde - agente responsável pela saúde populacional - deve promover palestras de conscientização nas cidades acerca das doenças mentais e o tratamento psicológico de pessoas afetadas por tais transtornos, a partir da disponibilização de médicos e profissionais da área, a fim de que as doenças mentais sejam erradicadas no Brasil. Assim, será possível o avanço da sociedade a partir da efetivação dos elementos elencados na magna carta.

O que acham? Que nota devo esperar?

darksorcerer33
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais  Empty Re: ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais

Mensagem por thomasfrazier Seg 18 Jan 2021, 16:38

Cara senti que ficou bem fraco a questão do estigma mesmo sabe durante a redação, também achei a argumentação um pouco superficial.. Não analisei português também. Supondo que você não erre português, eu acredito que seria adequado esperar entre 880 - 960. São 80 pontos de gap pq vai depender do quanto o corretor achar que você não abordou a temática, que é avaliado na competência 2. A sua argumentação é avaliada na competência 3, é a mais subjetiva de todas, mas eu lhe daria 160 nessa.
thomasfrazier
thomasfrazier
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 01/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos