PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM - Sororidade

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM - Sororidade Empty Redação ENEM - Sororidade

Mensagem por felipe00_1 Qui 14 Jan 2021, 21:38

TEMA: A SORORIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

Amigos, poderiam corrigir, bem como apontar os desvios de gramática? Obrigado, desde já!


A cantora Manu Gavassi, durante o ''Big Brother Brasil 20'', usou a palavra sororidade para justificar sua escolha na votação do reality show. Depois da utilização do termo, em rede nacional, a palavra sororidade teve um acréscimo de mais de 140% nas buscas do Google. Nesse sentido, sororidade é a palavra utilizada para definir a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. Entretanto, em decorrência do patriarcalismo entranhado em nossa sociedade, a rivalidade feminina é uma questão pertinente e estimulada pela ''cultura pop'', caminhando na contramão da sororidade; esse cenário, portanto, necessita de intervenção.

Em primeiro plano, é necessário afirmar que a rivalidade feminina é uma consequência do patriarcalismo. No âmbito literário, por exemplo, as histórias retratadas pelos contos de fadas demonstram mulheres sendo incentivadas a serem inimigas e a introjetarem ideias misóginas sobre as outras. Dessa forma, convém lembrar que a literatura, durante séculos, foi trabalho majoritariamente de homens e escrita para homens, fato que contribuiu para que crenças e os preconceitos masculinos também fossem repercutidos a posteriori. Tal questão pode ser verificada no conto da Cinderela, no qual é abordada a questão da rivalidade feminina, haja vista o embate entre a madrasta, metaforicamente comparada a uma bruxa má, e a enteada, sendo o ápice da história a escolha de uma mulher entre todas para a realização de um casamento. Havia, portanto, um contexto claro de colocar as mulheres num campo de disputa, nunca de amizade e solidariedade. Hodiernamente, em contos de fada do Estúdio Disney é raro encontrar uma princesa que tenha amigas e saia com elas em busca de aventuras; no entanto, o oposto, príncipes e seus fiéis escudeiros são figuras consagradas pela nossa cultura.



Por outro lado, no que tange ao Brasil, a música é o maior campo usado para alimentar a discórdia feminina e desestimular a sororidade. Cantoras e cantores propagam séculos de socialização misógina e cantam letras que vão da depreciação da figura feminina ao ataque a outras mulheres - classificadas como suas “inimigas” - geralmente numa disputa pela figura masculina. Na canção da artista Anitta, verifica-se um trecho que exemplifica essa disputa: ''desejo a todas inimigas vida longa bateu de frente é só tiro, porrada e bomba''. Dessa maneira, essas representações de rivalidade feminina parecem inofensivas, mas constroem e fomentam um ambiente cultural e um estereótipo no qual mulheres são invejosas, falsas, traiçoeiras e disputam incondicionalmente a atenção masculina. É perceptível, portanto, que a sororidade entre mulheres é o caminho para qualquer quebra na manutenção do patriarcado.

Resta, por fim, afirmar que os obstáculos na questão da sororidade são estimulados pela ''cultura pop'' e pelo patriarcalismo entranhado em nossa sociedade. Portanto, a princípio, cabe ao Ministério da Cultura, em parceria a ONG'S em prol das mulheres, a promoção de um debate consciente entre os artistas e a população, por intermédio das redes sociais, sobre as músicas brasileiras, com o fito de desestimular a utilização de termos que propaguem e estimulem a rivalidade e o ataque a outras mulheres. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com o Governo do Estado, proporcione a criação de oficinas educativas, a serem desenvolvidas nas semanas culturais das escolas estaduais, de modo a oferecer aos jovens a visualização da temática acerca da sororidade na sociedade brasileira, além de palestras com mulheres que orientem sobre os benefícios da sororidade e o apoio entre as mulheres. Dessa forma, mediante tais ações o cenário patriarcal será amplamente combatido.

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Sororidade Empty Re: Redação ENEM - Sororidade

Mensagem por _Arthur_ Sex 15 Jan 2021, 11:44

A cantora Manu Gavassi, durante o ''Big Brother Brasil 20'', usou a palavra sororidade para justificar sua escolha na votação do reality show. Depois da utilização do termo, em rede nacional, a palavra sororidade teve um acréscimo de mais de 140% nas buscas do Google. Nesse sentido, sororidade é a palavra utilizada para definir a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo. Entretanto, em decorrência do patriarcalismo entranhado em nossa sociedade, a rivalidade feminina é uma questão pertinente e estimulada pela ''cultura pop'', caminhando na contramão da sororidade; esse cenário, portanto, necessita de intervenção.

Em primeiro plano, é necessário afirmar que a rivalidade feminina é uma consequência do patriarcalismo. No âmbito literário, por exemplo, as histórias retratadas pelos contos de fadas demonstram mulheres sendo incentivadas a serem inimigas e a introjetarem ideias misóginas nas outras. [estrutura sintática pobre. Bote locuções subordinativas] Dessa forma, convém lembrar que a literatura, durante séculos, foi trabalho majoritariamente de homens e escrita para homens, fato que contribuiu para que crenças e os preconceitos masculinos também fossem repercutidos a posteriori. [novamente, bote locuções subordinativas] Tal questão pode ser verificada no conto da Cinderela, no qual é abordada a questão da rivalidade feminina, haja vista o embate entre a madrasta, metaforicamente comparada a uma bruxa má, e a enteada, sendo o ápice da história a escolha de uma mulher entre todas para a realização de um casamento. Havia, portanto, um contexto claro de colocar as mulheres num campo de disputa, nunca de amizade e de solidariedade. Hodiernamente, em contos de fada do Estúdio Disney é raro encontrar uma princesa que tenha amigas e saia com elas em busca de aventuras; no entanto, o oposto, príncipes e seus fiéis escudeiros são figuras consagradas pela nossa cultura. [Após o tópico frasal, junte os períodos dois a dois fazendo uso de locuções subordinativas para enriquecer seu texto sintaticamente. Do jeito que está, tu nunca vai tirar 1000. E bote orações intercaladas entre travessões.]

Por outro lado [não foi indicado contraste na tese. Conectivo errado], no que tange ao Brasil, a música é o maior campo usado para alimentar a discórdia feminina e para [vc erra paralelismo o tempo todo] desestimular a sororidade. [Cadê o conectivo?]Cantoras e cantores propagam séculos de socialização misógina e cantam letras que vão da depreciação da figura feminina ao ataque a outras mulheres - classificadas como suas “inimigas” - geralmente numa disputa pela figura masculina. Na canção da artista Anitta, verifica-se um trecho que exemplifica essa disputa: ''desejo a todas inimigas vida longa bateu de frente é só tiro, porrada e bomba''. [esse trecho não é da Valesca Popozuda?]Dessa maneira, essas representações de rivalidade feminina parecem inofensivas, mas constroem e fomentam um ambiente cultural e um estereótipo no qual mulheres são invejosas, falsas, traiçoeiras e disputam incondicionalmente a atenção masculina. É perceptível, portanto, que a sororidade entre mulheres é o caminho para qualquer quebra na manutenção do patriarcado. [novamente, estrutura sintática simplista. Taca locuções subordinativas e orações intercaladas entre travessões (tem que ter verbo para ser oração intercalada)]

Resta, por fim, afirmar que os obstáculos na questão da sororidade são estimulados pela ''cultura pop'' e pelo patriarcalismo entranhado em nossa sociedade. [inverta a ordem para casar com a tese] Portanto, a princípio, cabe ao Ministério da Cultura, em parceria a ONG'S em prol das mulheres, a promoção de um debate consciente entre os artistas e a população, por intermédio das redes sociais, sobre as músicas brasileiras, com o fito de desestimular a utilização de termos que propaguem e estimulem a rivalidade e o ataque a outras mulheres. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com o Governo do Estado, proporcione a criação de oficinas educativas, a serem desenvolvidas nas semanas culturais das escolas estaduais, de modo a oferecer aos jovens a visualização da temática acerca da sororidade na sociedade brasileira, além de palestras com mulheres que orientem sobre os benefícios da sororidade e o apoio entre as mulheres [redundante. Sororidade já engloba "apoio entre as mulheres"]. Dessa forma, mediante tais ações o cenário patriarcal será amplamente combatido.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Sororidade Empty Re: Redação ENEM - Sororidade

Mensagem por felipe00_1 Sex 15 Jan 2021, 19:25

beleza, vou corrigir e postar dnv, mas obrigado pela correção irmão!

felipe00_1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 26
Localização : Canoas, Rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Sororidade Empty Re: Redação ENEM - Sororidade

Mensagem por _Arthur_ Sex 15 Jan 2021, 19:32

felipe00_1 escreveu:beleza, vou corrigir e postar dnv, mas obrigado pela correção irmão!
Rápido, ainda há chance de tirar 1000 domingo, já que, num geral, só falta lapidar a tua estrutura sintática.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Sororidade Empty Re: Redação ENEM - Sororidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos