Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 1999 - Gases e transformações

Ir em baixo

FUVEST 1999 - Gases e transformações Empty FUVEST 1999 - Gases e transformações

Mensagem por kimpetras20 em Ter 12 Jan 2021, 15:24

Na figura 1 estão representados um tubo vertical, com a extremidade superior aberta, e dois cilindros maciços Q e R. A altura do tubo é H=6,0m e a área de sua secção transversal interna é S=0,010m2. Os cilindros Q e R têm massa M=50kg e altura h=0,5m, cada um. Eles se encaixam perfeitamente no tubo, podendo nele escorregar sem atrito, mantendo uma vedação perfeita. Inicialmente, o cilindro Q é inserido no tubo. Após ele ter atingido a posição de equilíbrio y1, indicada na figura 2, o cilindro R é inserido no tubo. Os dois cilindros se deslocam então para as posições de equilíbrio indicadas na figura 3. A parede do tubo é tão boa condutora de calor que durante todo o processo a temperatura dentro do tubo pode ser considerada constante e igual à temperatura ambiente T0. Sendo a pressão atmosférica P0=105Pa (1 Pa = 1N/m2), nas condições do experimento, determine: 
a) A altura de equilíbrio inicial y1 do cilindro Q.
 b) A pressão P2 do gás aprisionado pelo cilindro Q e a altura de equilíbrio final y2 do cilindro Q, na situação da Fig.3.
 c) A distância y3 entre os dois cilindros, na situação 3

FUVEST 1999 - Gases e transformações Captur52

eu vi essa https://pir2.forumeiros.com/t11095-fuvest-sp-muito-complexa-gases mas as equacoes sumiram.. não entendi, consegui resolver a A, mas na B minha resposta foi 3 atm em p2 (pq Q faria 0,5 atm, P3+R fariam 1,5 e a pressao atmosfetica acima de R faria 1atm = 3atm)
kimpetras20
kimpetras20
Padawan
Padawan

FUVEST 1999 - Gases e transformações Empty Re: FUVEST 1999 - Gases e transformações

Mensagem por kimpetras20 em Ter 12 Jan 2021, 15:34

Ah.. acho que entendi.. O bloco em si não faz pressao, mas para ficar em equilibrio o gas assume a mesma pressao que o bloco aplicaria, assim a p2 é apenas a soma das duas pressoes aplicadas pelos dois blocos: 2x 0,5 atm.. que daria a 1 atm + a pressao atmosferica de 1atm =2 atm
kimpetras20
kimpetras20
Padawan
Padawan

FUVEST 1999 - Gases e transformações Empty Re: FUVEST 1999 - Gases e transformações

Mensagem por kimpetras20 em Ter 12 Jan 2021, 16:25

O item A e B entendi, mas continuo com duvidas no item C. No link que mandei o Euclides chegou que a Ho era 4,5, mas pra mim é 4 -.
kimpetras20
kimpetras20
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: