PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simulado SAS, acústica

2 participantes

Ir para baixo

Simulado SAS, acústica Empty Simulado SAS, acústica

Mensagem por icaro256 Qui 07 Jan 2021, 23:09

Em alguns lugares do mundo, existem estradas capazes de produzir músicas quando se passa por elas com um carro em velocidade adequada. O som musical é gerado pelo contato das rodas com ranhuras perpendiculares à pista, emitindo notas diferentes de acordo com a distância entre elas, como mostra a imagem a seguir.

Simulado SAS, acústica Img_2044

As ondas sonoras são transmitidas pelos pneus e intensificadas pela acústica interior do veículo. Considere que as ranhuras de uma dessas estradas emitem a nota lá, em frequência de 440 Hz, quando um carro trafega a 90 km/h pela via. A distância entre as ranhuras que emitem essa frequência da nota lá é de, aproximadamente:
Resposta: 5,7 cm.

Obs: Jogando os dados na fórmula da onda é possível achar a resposta, porém não entendi como a velocidade da onda pode ser a do carro, nem por que a distância entre as ranhuras corresponde a um comprimento... Ou seja, o sentido desses dados nesse fenômeno.

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Simulado SAS, acústica Empty Re: Simulado SAS, acústica

Mensagem por Renan Almeida Sex 08 Jan 2021, 09:42

O carro vibra quando o seu pneu entra em contato com as ranhuras da estrada e esse som é propagado por ele. Como a distância entre os vales(comprimento de onda) é constante, a frequência do som produzido depende da velocidade do carro. 
Um exemplo análogo a essas estradas são os discos de vinil. A gravação produz ranhuras microscópicas no disco, que quando entram em contato com a agulha em uma determinada velocidade do tocador, faz ela vibrar com as mesmas frequências utilizadas na gravação. Por isso quando aceleramos uma gravação o som fica mais agudo e quando diminuímos a velocidade, ele fica mais grave.
Renan Almeida
Renan Almeida
Matador
Matador

Mensagens : 318
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 21
Localização : Ipatinga MG Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos