Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM- Tolstói e Rousseau

Ir em baixo

ENEM- Tolstói e Rousseau Empty ENEM- Tolstói e Rousseau

Mensagem por Ceruko Seg 28 Dez 2020, 14:39

TEXTO

Eu queria movimento e não um curso calmo da existência. Queria excitação e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por meu amor. Sentia em mim uma superabundância de energia que não encontrava escoadouro em nossa vida.

TOLSTÓI, L. Felicidade familiar. Apud KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

TEXTO

Meu lema me obrigava, mais que a qualquer outro homem, a um enunciado mais exato da verdade; não sendo suficiente que eu lhe sacrificasse em tudo o meu interesse e as minhas simpatias, era preciso sacrificar-lhe também minha fraqueza e minha natureza tímida. Era preciso ter a coragem e a força de ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões.

ROUSSEAU, J.-J. Os devaneios do caminhante solitário. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Os textos de Tolstói e Rousseau retratam ideais da existência humana e defendem uma experiência

a)
lógico-racional, focada na objetividade, clareza e imparcialidade.

b)
místico-religiosa, ligada à sacralidade, elevação e espiritualidade.

c)
sociopolítica, constituída por integração, solidariedade e organização.

d)
naturalista-científica, marcada pela experimentação, análise e explicação.

e)
estético-romântica, caracterizada por sinceridade, vitalidade e impulsividade.

Gabarito:
Letra E

Não entendi muito bem essa questão. Lendo o texto pode-se ter uma ideia desse gabarito, mas não compreendi a relação do gabarito com Rousseau.
Ceruko
Ceruko
Mestre Jedi
Mestre Jedi

ENEM- Tolstói e Rousseau Empty Re: ENEM- Tolstói e Rousseau

Mensagem por Clara Chérbatskaia Ter 23 Mar 2021, 21:23

Sobre os autores: Tolstói, um dos maiores (senão o maior) escritor realista. Rousseau: filósofo iluminista e precursor do Romantismo. Mas, para interpretar a questão, devemos considerar apenas o fragmento do texto. Nesse trecho do Tolstoi, que foi inclusive retirado de A Natureza Selvagem (são duas leituras muito boas, recomendo as duas!!). Nesse livro, baseado em fatos reais, um jovem abandona tudo para peregrinar solitário e por fim vai pro Alasca, e essa passagem foi sublinhada por ele. Mesmo sem perceber essa relação, vemos um sentimento de euforia, de vitalidade, o autor claramente possui ideais, o ''amor'', o sacrifício. Note agora que há uma similaridade entre os trechos, Rousseau também cita o sacrifício, a necessidade de alcançar um ideal maior, a virtude, a honestidade. Espero que você tenha compreendido o ''clima'' típico do Romantismo que permeia a Europa no século XIX, mesmo em obras realistas, por exemplo. Dessa forma, fica claro que o gabarito é E. A abordagem está longe de ser lógica e científica; sociopolítica não é, pois está tratando de subjetividade, do eu, de emoções pessoais; a religião não é citada. Espero poder ter ajudado.

Clara Chérbatskaia
iniciante

Ceruko gosta desta mensagem

Mensagem por Ceruko Qua 24 Mar 2021, 08:16

Faz todo sentido! Na hora faltou-me conhecimento sobre os autores. Obrigado pela resposta  cheers.
Ceruko
Ceruko
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Clara Chérbatskaia Qua 24 Mar 2021, 08:54

De nada Smile

Clara Chérbatskaia
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado