PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Herbicidas - ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Herbicidas - ENEM

Mensagem por Ceruko Seg 21 Dez 2020, 10:17

Um herbicida de largo espectro foi desenvolvido
para utilização em lavouras. Esse herbicida atua inibindo
a atividade de uma enzima dos vegetais envolvida na
biossíntese de aminoácidos essenciais. Atualmente ele
é bastante utilizado em plantações de soja, podendo
inclusive inibir a germinação ou o crescimento das
plantas cultivadas.
De que forma é desenvolvida a resistência da soja
ao herbicida?
A Expondo frequentemente uma espécie de soja
a altas concentrações do herbicida, levando ao
desenvolvimento de resistência.
B Cultivando a soja com elevadas concentrações de
aminoácidos, induzindo a formação de moléculas
relacionadas à resistência.
C Empregando raios X para estimular mutações em
uma variedade de soja, produzindo a enzima-alvo
resistente ao herbicida.
D Introduzindo na soja um gene específico de outra
espécie, possibilitando a produção da enzima de
resistência ao herbicida.
E Administrando a enzima-alvo nos fertilizantes
utilizados na lavoura, promovendo sua absorção
pela espécie cultivada.

Cara, eu estou muito confuso com o texto e as alternativas dessa questão.
Primeiro, o texto fala que será utilizado um herbicida para inibir a atividade enzimática da planta, e depois fala que isso é bastante usado em plantações de soja, qual o sentido disso???? No comando da questão, ele pede: "de que forma é desenvolvida a resistência da soja ao herbicida", e vem com o gabarito letra D, dando a entender que o herbicida vai introduzir na soja um gene específico. Para mim, essa questão não faz sentido algum, o texto não se relaciona muito bem com o comando. Marquei a letra A por pensar que, a planta, ao ser exposta ao herbicida, de algum modo desenvolveria certa resistência, e por isso a aplicação do herbicida era utilizada.

Estou muito errado de pensar dessa maneira ou de fato a questão é confusa?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por RAFA&L Seg 21 Dez 2020, 11:12

Ceruku, a ideia é o seguinte: O herbicida inibe a atividade enzimática de uma proteína que sintetiza aminoácidos essenciais à vida de qualquer planta, portanto, colocá-lo [o herbicida] em uma plantação mataria tanto as plantas "pragas" quanto a própria soja. E não queremos que a soja morra. Então, para a soja não morrer, precisamos de uma soja que seja resistente ao herbicida. Pois assim, somente as pragas irão morrer e a soja vai se desenvolver normalmente. Para isso, existem técnicas atualmente que são capazes de isolar genes de outros seres vivos que possuem determinada característica que nos é interessante (nesse caso, resistência ao herbicida).
Por exemplo, nesse caso, precisamos de um gene que produza alguma enzima que dê à soja uma resistência ao herbicida (pode ser, por exemplo, uma enzima que, mesmo na presença do herbicida, consiga sintetizar os aminoácidos essenciais à vida da soja). Esses genes são retirados de outros seres vivos, como bactérias. Os cientistas pesquisam até encontrarem algum ser vivo que tenha resistência ao herbicida e então identificam o gene que dá essa resistência ao ser vivo, entende?. Então eles "acham" dentro do DNA da bactéria (se o ser vivo com a resistência ao herbicida for uma bactéria) o gene que faz com que essa bactéria seja resistente ao herbicida e isolam esse gene e introduzem esse gene dentro do DNA da soja - criando uma soja transgênica, que é capaz de produzir enzimas que não são afetas pelo herbicida e que produz normalmente os aminoácidos essenciais à vida da soja mesmo na presença do herbicida.
Resultado: temos uma soja que não é afetada pelo herbicida, mas as pragas são, pois elas não tem o gene de resistência ao herbicida.

A letra A) é MUITO errada. Ela é uma afirmação LAMARCKISTA, pois afirma que é o herbicida que produz resistência na soja. Você já deve ter estudado Darwin e deve saber que a resistência é algo que surge ao acaso, com base em mutações. O herbicida simplesmente seleciona (seleção natural) aquelas sojas que sofreram mutação e são resistentes ao herbicida. Reafirmando: o herbicida não produz a resistência, ele só seleciona ela (mata as plantas que não tem resistência e, assim, só plantas resistentes ao herbicida sobrevive - isso é DARWINISMO). 
O Lamarckismo não é mais aceito atualmente, o que impera é o Darwinismo.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por Ceruko Seg 21 Dez 2020, 11:26

Conhecia o processo de transgenia da soja, o qual é muito comum, e por isso a soja é produzida em larga escala. É que eu achei muito estranho o que o texto diz com o comando da questão. De fato, a letra A, se você analisá-la sem a presença do texto, ela se torna muito errada, pois não é a planta que desenvolve resistência, e sim o ambiente que selecionará as plantas mais resistentes. Semelhante à cultura de bactérias. 

Mas o ponto é, parece que o comando da questão, aliado ao texto, quer que você marque uma alternativa que relacione um "desenvolvimento" natural da planta, e não uma interferência humana. Foi essa relação que ficou confusa para mim.

Não sei se você lembra, mas a confusão é parecida com a questão da fixação do nitrogênio, na qual você comentou: https://pir2.forumeiros.com/t174033-enem-ppl-2019-eutrofizacao
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por RAFA&L Seg 21 Dez 2020, 11:37

Concordo com você, em parte. A parte da pergunta está meio vaga mesmo. Mas não vejo maiores problemas quando vamos às alternativas. As erradas estão bem erradas.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por Ceruko Seg 21 Dez 2020, 11:41

Bom, acho que mesmo estando um pouco desconexo, dava pra matar sim, ainda mais conhecendo o ENEM e identificando os padrões de suas questões. Acredito que por ser a questão 134 (penúltima) da parte de CN, não me atentei 100% na cerne da questão. 

Obrigado pela contribuição!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por RAFA&L Seg 21 Dez 2020, 11:50

O cansaço atrapalha muito mesmo, eu também já errei muita coisa boba por falta de concentração.
Mas sobre a questão, é aquilo que eu sempre te digo, se seu foco é ENEM, vai ter que aprender a lidar com esses "erros" nas questões. Perder tempo querendo entendê-la não é a melhor saída. Agora que você já intendeu o porque de a A) estar errada e como acontece a indução da resistência nas sojas, parte para a próximas.

Bons estudos, amigo
Segue firme ai que o ENEM está chegando, torço por ti!

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Herbicidas - ENEM Empty Re: Herbicidas - ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos