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(ENEM 2016 PPL) Neutralidade Histórica

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Mensagem por eivitordias Dom 20 Dez 2020, 14:15

A história não corresponde exatamente ao que foi realmente conservado na memória popular, mas àquilo que foi selecionado, escrito, descrito, popularizado e institucionalizado por quem estava encarregado de fazê-lo. Os historiadores, sejam quais forem seus objetivos, estão envolvidos nesse processo, uma vez que eles contribuem, conscientemente ou não, para a criação, demolição e reestruturação de imagens do passado que pertencem não só ao mundo da investigação especializada, mas também à esfera pública na qual o homem atua como ser político.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 (adaptado).







Uma vez que a neutralidade é inalcançável na atividade mencionada, é tarefa do profissional envolvido





A) criticar as ideias dominantes.
B) respeitar os interesses sociais.
C) defender os direitos das minorias.
D) explicitar as escolhas realizadas.
E) satisfazer os financiadores de pesquisas.




Spoiler:
D





Dúvida: Gostaria de saber o erro da alternativa "A"
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(ENEM 2016 PPL) Neutralidade Histórica Empty Re: (ENEM 2016 PPL) Neutralidade Histórica

Mensagem por RAFA&L Dom 20 Dez 2020, 15:27

Não é função do historiador criticar as ideias dominantes. Afirmar isso é reduzir demais a função social de um historiador. Pense: se as ideias dominantes são boas, por que criticá-las? O historiador questiona, busca melhorar a vida social e fazer uma historiografia baseada na realidade dos fatos; a crítica é só uma maneira de buscar melhorar a sociedade, mas essa não é a função principal do historiador. Ninguém se forma em história só para ficar criticando ideologias dominantes.
A função do profissional da história, esteja ele envolvido com o poder publico ou não, é fazer uma historiografia baseada na verdade e da forma mais imparcial possível. Porém, como o próprio enunciado diz, uma historiografia 100% imparcial é impossível; então é função do historiador explicitar porque fez determinada escolha. Por exemplo: se um historiador decide avaliar a 2 guerra mundial na visão/depoimento de um judeu que viveu o holocausto e sobreviveu, é função do historiador nos dizer porque decidiu analisar a 2 guerra com base nesse ponto de vista. Assim a historiografia se torna mais imparcial e com menos viés ideológico; ou pelo menos, fica explicitado sob qual abordagem o viés nos foi apresentado.

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