PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correção ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Correção ENEM

Mensagem por Fibonacci13 Qua 16 Dez 2020, 22:59

Olá, poderiam corrigir minha redação ?

TEMA: DESAFIOS PARA ERRADICAR O ANALFABESTISMO NO BRASIL.

Modelo: ENEM
   
   A Constituição Federal de 1988 determina que a educação é um direito de todos, um dever do estado e deve ser promovida e incentivada visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para ser um cidadão e um profissional. Porém o governo não tem realizado suas obrigações, pois no Brasil temos um crescimento da taxa de analfabetismo, que é provocada pela restrição do setor educacional  aos grupos elitistas e  pela evasão escolar.
   Em primeira análise é valido salientar que nosso país foi baseado em fundamentos romanos, durante a Roma antiga os plebeus tinham pouco acesso  a educação formal e cresciam sem saber ler e escrever, já as camadas mais ricas possuíam amplo acesso as instituições de ensino e a formações mais complexas. Por se basear nesse conceito durante o século XXI, o governo acaba colaborando com que as camadas humildes não  tenham condições de desenvolvimento. Para o sociólogo William Outhwaite, isso é um erro pois níveis elevados de desigualdade reduzem tanto oportunidades quanto incentivos das famílias mais pobres, desestimulando-os a investir na educação. 
    Segundamente, é necessário mencionar que no Brasil apesar de ser proibido pela Constituição Federal  o trabalho infantil, muitas crianças precisam abandonar as escolas para conseguir uma renda extra para o sustento de suas famílias. Fora isso, também temos o grande problema das escolas estarem muito afastadas das residências dos estudantes, pois os alunos mais humildes nem sempre conseguem chegar no horário, não conseguem comprar passagem de ônibus ou  metro todos os dias. Logo é trivial compreender que  a evasão escolar, acaba sendo um dos fatores do analfabetismo. Deve-se formular uma solução com o interesse de diminuir a desigualdade educacional, pois segundo Nelson Mandela a educação é a maior ferramenta para mudar o mundo.
    Fica evidente, portanto,  os grandes problemas que serão enfrentados visando erradicar o analfabetismo, sendo eles a restrição elitista e a saída de menores das escolas. Para combater, as prefeituras de cada município devem entrar em contato com o Mistério da Economia, com o intuito de destinar uma pequena verba arrecada do dinheiro dos impostos, para que construam os projetos mais-transportes, mais-escolas e renda brasileira. Esses projetos tem a finalidade respectivamente de proporcionar um numero maior de ônibus a fim de que diminua o tempo de espera entre um ônibus e outro, e também construir mais escolas nas zonas mais humildes, para evitar com que as crianças fiquem sem uma instituição que seja capacitada de o desenvolver como cidadão e profissional, além de entregar uma renda para que possa ajudar as famílias e evite com que os menores de idade saiam das escolas em busca de trabalho.


Última edição por Fibonacci13 em Qui 17 Dez 2020, 00:04, editado 2 vez(es)
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correção ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qua 16 Dez 2020, 23:49

Impressionante sua evolução, confrade, dado o pequeno tempo decorrido entre sua primeira redação e esta.


A Constituição Federal de 1988 determina que a educação é um direito de todos, um dever do Estado e deve - ou deveria - ser promovida e incentivada  [promovida e incentivada são a mesma coisa]visando ao pleno desenvolvimento da pessoa enquanto cidadã. Porém, o governo não tem realizado suas obrigações, pois no Brasil temos um crescimento da taxa de analfabetismo, que é provocado pela restrição do setor educacional  dominado pelos grupos elitistas, a qual gera, aliás, a evasão escolar. [evasão escolar é uma consequência da restrição imposta pela elite]
   É indubitável que o país foi baseado em fundamentos romanos. [aqui, no tópico frasal, fale apenas da dominância da elite sobre as instituições educacionais, para casar com a tese. Apenas no período seguinte desenvolva a ideia dos "fundamentos romanos"] Nesse sentido, durante a Roma Antiga, os plebeus tinham pouco acesso à educação formal e cresciam sem saber ler e escrever, ao passo que as camadas mais ricas possuíam amplo acesso às instituições de ensino e a formações mais complexas. Assim, verifica-se que a atual política administrativa brasileira assemelha-se à romana, uma vez que o Governo colabora para que as camadas humildes não  tenham condições de desenvolvimento [colabora como? Dê um exemplo]. Por fim, em última análise, para o sociólogo William Outhwaite [sem vírgula] isso é um erro, pois níveis elevados de desigualdade reduzem tanto as oportunidades quanto os incentivos das famílias mais pobres, desestimulando-os a investir na educação.  [não ficou clara a ideia. Como assim a desigualdade reduz o incentivo das famílias pobres a investir na educação? Elas nem tem dinheiro, como iriam investir, sendo ou não incentivadas?] Aliás, em momento algum você falou do tal "elitismo" presente na atual sociedade brasileira, mencionado na tese.
    À vista disso, é necessário mencionar que, no Brasil, apesar de ser proibido, pela Constituição Federal, o trabalho infantil, muitas crianças precisam abandonar as escolas para conseguir uma renda extra de modo a ajudar no sustento de suas famílias. [aqui, no tópico frasal, para casar com a tese, você tem que falar apenas de evasão escolar. Desenvolva, apenas a partir do próximo período, a ideia do trabalho infantil] Fora isso, também temos o grande problema das escolas estarem muito afastadas das residências dos estudantes, pois os alunos mais humildes nem sempre conseguem chegar no horário, não conseguem comprar passagem de ônibus ou metrô todos os dias. Logo, é trivial compreender que  a evasão escolar é um dos fatores do analfabetismo e deve-se formular, portanto, uma solução com o interesse de diminuir a desigualdade educacional, pois, segundo Nelson Mandela, a educação é a maior ferramenta para mudar o mundo. [Nelson Mandela não é uma autoridade. Use sempre filósofo ou sociólogo]
    Fica evidente, portanto,  os grandes problemas que serão enfrentados visando a erradicar o analfabetismo, sendo eles a restrição elitista e a saída de menores das escolas. Para combater, as prefeituras de cada município devem entrar em contato com o Mistério da Economia, com o intuito de destinar uma pequena verba arrecada do dinheiro dos impostos, para que construam os projetos mais-transportes, mais-escolas e renda brasileira. Esses projetos tem a finalidade respectivamente de proporcionar um numero maior de ônibus a fim de que diminua o tempo de espera entre um ônibus e outro, e também construir mais escolas nas zonas mais humildes, para evitar com que as crianças fiquem sem uma instituição que seja capacitada de o desenvolver como cidadão e profissional, além de entregar uma renda para que possa ajudar as famílias e evite com que os menores de idade saiam das escolas em busca de trabalho.


A proposta de intervenção, embora grande, está incompleta, já que não é possível identificar o que é ação, o que é detalhamento da ação, o que é modo, o que é detalhamento do modo, o que é efeito, o que é detalhamento do efeito etc.
Para consertar, recomendo que veja as redações que eu corrigi aqui no fórum para ver como fazer uma proposta completa.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Fibonacci13 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correção ENEM

Mensagem por Fibonacci13 Qua 16 Dez 2020, 23:58

Olá novamente Arthur, muito obrigado pelos elogios, sou muito grato pela sua ajuda. Você saberia me informar um bom livro de gramatica, percebo que preciso melhorar urgentemente.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correção ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qui 17 Dez 2020, 00:01

Fibonacci13 escreveu:Olá novamente Arthur, muito obrigado pelos elogios, sou muito grato pela sua ajuda. Você saberia me informar um bom livro de gramatica, percebo que preciso melhorar urgentemente.
Absorva a gramática lendo redações modelo. Recomendo o seguinte perfil do instagram: arrasarnaredacao
Ao ler textos exemplares, você internalizará a estrutura correta da língua portuguesa, além de adquirir repertório sociocultural e argumentos pertinentes a diversos temas.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correção ENEM

Mensagem por Fibonacci13 Qui 17 Dez 2020, 00:06

Obrigado. Very Happy
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Correção ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos