PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Físico-Química

2 participantes

Ir para baixo

Físico-Química Empty Físico-Química

Mensagem por czarjulio Ter 15 Dez 2020, 08:16

(UFRRJ) As reações químicas de oxi-redução, basicamente, são constituídas de espécies que podem perder e receber elétrons simultaneamente. Na reação:
Físico-Química J5QXFw5qQ7AAAAABJRU5ErkJggg==
qual é o agente redutor?
Físico-Química Q+SpyBQBigBFgCJAEaAIUAT0EGCkXeiUfP6Rbu1NUeKtRYIeKQIUAYoARYAiQBGgCFAEKAJjiAAl3mMILm2aIkARoAhQBCgCFAGKAEWAIqBFgBJvLRL0SBGgCFAEKAIUAYoARYAiQBEYQwQo8R5DcGnTFAGKAEWAIkARoAhQBCgCFAEtAv8FVAwx750PCWoAAAAASUVORK5CYII=
GAB: B
Se puderem me esclarecer com detalhes o  porquê da alternativa correta ser a B, agradeço demais.
Por que não seria a letra A ?

czarjulio
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Físico-Química Empty Re: Físico-Química

Mensagem por Ceruko Ter 15 Dez 2020, 08:36

O Cromo do K2Cr2O7 saiu do nox +6 para o nox +3 em Cr2(SO4)3, logo, K2Cr2O7 é agente oxidante.

O Carbono do Na2C2O4 saiu do nox +3 para o nox +4 em CO2, logo, Na2C2O4 é o agente redutor.


Você tinha de saber que, via de regra, quem oxida é o agente redutor e quem reduz é o agente oxidante.
Como também saber como distribuir o nox para os elementos!

Espero ter ajudado!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Físico-Química Empty Re: Físico-Química

Mensagem por czarjulio Ter 15 Dez 2020, 09:29

Ceruko escreveu:O Cromo do K2Cr2O7 saiu do nox +6 para o nox +3 em Cr2(SO4)3, logo, K2Cr2O7 é agente oxidante.

O Carbono do Na2C2O4 saiu do nox +3 para o nox +4 em CO2, logo, Na2C2O4 é o agente redutor.


Você tinha de saber que, via de regra, quem oxida é o agente redutor e quem reduz é o agente oxidante.
Como também saber como distribuir o nox para os elementos!

Espero ter ajudado!
A respeito do que é agente redutor e oxidante, eu estava antenado. Porém, o que me induziu ao erro foi o Nox do Cr2(SO4)3, eu não consegui calcular corretamente.

czarjulio
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Físico-Química Empty Re: Físico-Química

Mensagem por Ceruko Ter 15 Dez 2020, 10:28

czarjulio escreveu:A respeito do que é agente redutor e oxidante, eu estava antenado. Porém, o que me induziu ao erro foi o Nox do Cr2(SO4)3, eu não consegui calcular corretamente.


Realmente se você separar por cada átomo fica difícil de calcular o nox, por isso eu recomendo que grave os nox dos principais Ânions dos Sais.
Ex:  SO4-2 / NO3- / CO3-2 / PO4-3 / ClO-
       sulfato/nitrato/ carbonato / fosfato/ hipoclorito

Entre outros. 

Assim, acredito que fica mais fácil calcular o Nox


Última edição por Ceruko em Ter 15 Dez 2020, 10:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar informações)
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

czarjulio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Físico-Química Empty Re: Físico-Química

Mensagem por czarjulio Ter 15 Dez 2020, 11:37

Ceruko escreveu:
czarjulio escreveu:A respeito do que é agente redutor e oxidante, eu estava antenado. Porém, o que me induziu ao erro foi o Nox do Cr2(SO4)3, eu não consegui calcular corretamente.


Realmente se você separar por cada átomo fica difícil de calcular o nox, por isso eu recomendo que grave os nox dos principais Ânions dos Sais.
Ex:  SO4-2 / NO3- / CO3-2 / PO4-3 / ClO-
       sulfato/nitrato/ carbonato / fosfato/ hipoclorito

Entre outros. 

Assim, acredito que fica mais fácil calcular o Nox
Compreendido, muito obrigado !

czarjulio
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Físico-Química Empty Re: Físico-Química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos