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Filosofia Medieval- Agostinho- Enem

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Mensagem por Ceruko Seg 14 Dez 2020, 11:38

ntade livre para pecar que se deve supor que Deus
a concedeu para isso. Há, portanto, uma razão pela
qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem
ela não poderia viver e agir corretamente. Pode-se
compreender, então, que ela foi concedida ao homem
para esse fim, considerando-se que se um homem a
usa para pecar, recairão sobre ele as punições divinas.
Ora, isso seria injusto se a vontade livre tivesse sido
dada ao homem não apenas para agir corretamente,
mas também para pecar. Na verdade, por que deveria
ser punido aquele que usasse sua vontade para o fim
para o qual ela lhe foi dada?
AGOSTINHO. O livre-arbítrio. In: MARCONDES, D. Textos básicos
de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

Nesse texto, o filósofo cristão Agostinho de Hipona
sustenta que a punição divina tem como fundamento o(a)
A desvio da postura celibatária.
B insuficiência da autonomia moral.
C afastamento das ações de desapego.
D distanciamento das práticas de sacrifício.
E violação dos preceitos do Velho Testamento

Gabarito:
Letra B

Alguém sabe me dizer o erro específico da letra E?
Caso fosse o Novo Testamento, seria uma alternativa viável?
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Filosofia Medieval- Agostinho- Enem Empty Re: Filosofia Medieval- Agostinho- Enem

Mensagem por eivitordias Seg 14 Dez 2020, 11:49

Olá, Ceruko.
" Há, portanto, uma razão pela 
qual Deus deu ao homem esta característica, pois sem
ela não poderia viver e agir corretamente "
Agostinho refere-se aqui ao livre arbítrio, concedido ao homem por Deus. Ou seja, o conceito de "pecado", segundo o filósofo, depende exclusivamente das ações morais do homem. Perceba então que ficaríamos entre duas alternativas, B e E.. porém, o enunciado refere-se ao conteúdo do texto (clássica questão do Enem). Além disso, a alternativa "E" está muito "específica", por exemplo, por que somente a violação do antigo testamento? Perceba, então que o item que melhor se encaixa a pergunta seria a alternativa "B".
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