PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia ENEM PPL

2 participantes

Ir para baixo

Energia ENEM PPL Empty Energia ENEM PPL

Mensagem por Enzo _Sergi Sex 11 Dez 2020, 13:36

O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado de superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para o uso posterior.


Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação:    CH4 (g) + H2O (vapor) + calor ----->   CO (g) + 3H2 (g)
                                                                                                                < -------




[ltr]                                                                             [/ltr]









[ltr] e analisando-a como potencial mecanismo para aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia: [/ltr]







a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente. 


b) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle 


c) insatisfatória, uma vez que a a formação do gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente. 


d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para a obtenção de energia e realização de trabalho útil 


e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para a obtenção de energia a realização de trabalho útil.


GABARITO: D



Como eu posso ter certeza de que a B é incorreta? Os produtos formados correspondem às características que a alternativa fala, não é?. Mesmo a reação respeitando as condições necessárias para a energia ser aproveitada, não seria uma medida ambientalmente incorreta?

Enzo _Sergi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 21
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Energia ENEM PPL Empty Re: Energia ENEM PPL

Mensagem por Ceruko Seg 21 Dez 2020, 14:31

Eae Enzo, blz? 

Então cara, eu tive a mesma dúvida com você e até fiz um post sobre hahaha

https://pir2.forumeiros.com/t175486-termoquimica-enem

A letra B cabe certinho ao citar os gases monóxidos de carbono, que são extremamente tóxicos, e os gases de hidrogênio, que são inflamáveis. E ainda mais o ENEM, que é uma prova ecologicamente correta, fez essa questão ficar bem confusa kkkkk.

Vamos ver se alguém pode nos responder!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos