PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de radioatividade- Decaimento Radioativo

Ir para baixo

Questão de radioatividade- Decaimento Radioativo Empty Questão de radioatividade- Decaimento Radioativo

Mensagem por Hugo Ramos Sex 11 Dez 2020, 09:24

A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso, são utilizadas fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas, por meio de guias denominadas cateteres ou sondas. Ligas metálicas de irídio-192 e platina estão entre os materiais utilizados como cateteres. Em seu decaimento radioativo, ilustrado no gráfico a seguir, o 192Ir transforma-se em 192Pt, emitindo partículas e radiação gama, que ataca o tumor presente no órgão infectado.

Questão de radioatividade- Decaimento Radioativo 410

98) Dados o número de fases e a estrutura, a liga metálica de irídio-192 e platina é uma mistura homogênea, na qual os átomos se mantêm unidos por meio do compartilhamento deslocalizado de elétrons. CERTO ou ERRADO?

99) Com base nas posições relativas dos elementos Ir e Pt na tabela periódica, infere-se que, para um cateter feito com uma liga de irídio-192 e platina, a densidade aumenta com o passar do tempo, considerando-se uma variação desprezível de volume. CERTO ou ERRADO?

100) O processo de desintegração do irídio-192 mencionado no texto corresponde a um decaimento beta.  CERTO ou ERRADO?

101) Com base no decaimento do irídio-192 e considerando que um cateter seja constituído de uma liga metálica composta por 25% de 192Ir e 75% 192Pt, calcule o tempo, em dias, necessário para que a composição dessa liga seja modificada para 3,125% de 192Ir e 96,875% 192Pt. Após efetuar o cálculo solicitado, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista. 

PAS UnB 2019, 2° ETAPA

Hugo Ramos
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/09/2019
Idade : 20
Localização : Brasília (DF)

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos