PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação de Bernoulli

2 participantes

Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Equação de Bernoulli

Mensagem por Maria Pietra Negrão Dom 29 Nov 2020, 18:09

Minha duvida é sobre a equação de Bernoulli, nenhuma questão em especifico. Pois então, na equação de Bernoulli fico confusa a respeito de cada termo, por exemplo, o "p1" seria a pressão chamada de pressão estática, porem na minha cabeça entendo que essa pressão é a da camada de fluido acima daquele ponto, ja a parcela da equação "uv^{2}}/2" seria a pressão dinâmica que na minha cabeça seria a pressão devido a forca que é recebida horizontalmente no fluido. Porém foi me dito depois que tanto na verdade a p1 é a pressão total , enfim, estou confusa, alguém poderia me auxiliar? Obrigada desde já

Maria Pietra Negrão
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 19/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Re: Equação de Bernoulli

Mensagem por KittyBlossom Seg 30 Nov 2020, 15:37

Olá,

a equação de Bernoulli, na verdade, é composta por 3 pressões.

[latex]P + \frac{pv^{2}}{2} + pgh[/latex]

P é a chamada pressão estática. É a pressão exercida sobre o líquido por meio de uma bomba, por exemplo.
ρv²/2 é a chamada pressão dinâmica
ρgh é a chamada pressão hidrostática, essa sim exercida pela camada de líquido.

No entanto, costuma-se chamar tanto P quanto ρgh como pressão estática.

Portanto, para efeitos de cálculo, pressão estática = P + ρgh e pressão dinâmica = ρv²/2.

Vale dizer que o conceito de pressão e energia se confundem nessa equação, visto que a pressão dinâmica na verdade é a energia cinética do líquido e a pressão estática é a energia potencial. Logo não é errado assumir que a equação de Bernoulli é, na realidade, uma conservação de energias.

Espero ter ajudado! lol!
KittyBlossom
KittyBlossom
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 29/11/2020
Idade : 22
Localização : Joaçaba - SC

Maria Pietra Negrão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Re: Equação de Bernoulli

Mensagem por Maria Pietra Negrão Qua 02 Dez 2020, 21:43

Primeiramente, obrigada pelo retorno...
Podemos então dizer que a pressão dinâmica na realidade não é tecnicamente concreta, (pois temos a pressão da bomba que é P e a pressão da coluna de liquido acima , que é ugh, sendo assim como você mesmo disse, a parte pv²/2 é na realidade o que sobra da do que anteriormente era a parte da energia cinética, estou certa?
Em segundo lugar, por que esse exercicio coloca no lugar da suposta "pressao dinamica" a pressao hidrostatica ? 

C.
Equação de Bernoulli  Exerci13Equação de Bernoulli  Exerci12

Maria Pietra Negrão
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 19/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Re: Equação de Bernoulli

Mensagem por KittyBlossom Qua 02 Dez 2020, 22:40

A pressão estática é dita toda pressão que não provem do movimento do líquido, ou seja, se ele estivesse parado, ela seria a mesma.
Por exemplo, imagine um tubo contendo um líquido, com uma das extremidades fechadas, e na outra uma bomba aplicando nele uma dada pressão. A pressão estática exercida sobre ele seria a pressão da bomba mais a pressão da coluna de líquido mais a pressão atmosférica. Ou seja, não necessariamente a pressão estática é apenas duas parcela (P + pgh), na presença de uma bomba, a sua pressão também é contada. No entanto, dificilmente vão colocar uma bomba em uma questão de ensino médio, então você vai considerar a pressão estática apenas como a pressão atmosférica mais a pressão da coluna de líquido.

Na questão, foi exatamente o que foi feito. P1 + pv1²/2, onde P1 é a pressão estática, portanto P1 = pgh + Patm

A pressão dinâmica depende única e exclusivamente da velocidade. Se há velocidade, há pressão dinâmica, calculda por pv²/2.

Qualquer dúvida avise!
KittyBlossom
KittyBlossom
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 29/11/2020
Idade : 22
Localização : Joaçaba - SC

Maria Pietra Negrão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Re: Equação de Bernoulli

Mensagem por Maria Pietra Negrão Sex 04 Dez 2020, 07:31

Compreendi perfeitamente , obrigada pela atenção !!!

Maria Pietra Negrão
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 19/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Bernoulli  Empty Re: Equação de Bernoulli

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos