Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Paradoxo] "Aquiles e a Tartaruga"

4 participantes

Ir para baixo

[Paradoxo]  "Aquiles e a Tartaruga" Empty [Paradoxo] "Aquiles e a Tartaruga"

Mensagem por Werill Seg 19 Set 2011, 23:08

Tenho o objetivo de mostrar um interessante paradoxo que encontrei, acredito que, formulado por "Zelão" (Séc V a.C). Gosto desses tipos de paradoxos, e peço que se possível e permitido, além de, é claro, vocês gostarem, "postemos" paradoxos no fórum, para que, tomemos mais conhecimento.

(Essa é uma história simplificada que retirei de um site, afim de mostrar o paradoxo)

Aquiles e a tartaruga

(Não sei se deram outro nome à ele)

[i]"Aquiles e uma tartaruga estão disputando uma corrida ao longo de uma estrada graduada. Aquiles, julgando-se “superior” ao quelônio, concede-lhe - não sem antes “lançar-lhe na cara“ - uma vantagem inicial correspondendo `a metade do percurso. Aquiles inicia na origem 0 e a tartaruga em . Aquiles então, não satisfeito ainda, decide por espezinhar o indefeso quelônio prometendo-lhe que reduziria a própria velocidade a apenas o dobro da que a tartaruga mantivesse.

Sendo assim em cada intervalo de tempo, a tartaruga percorre a metade da distância
percorrida por Aquiles naquele intervalo. Quando Aquiles chega à metade do percurso, a
tartaruga encontra-se em . Quando Aquiles chega ao ponto , a tartaruga encontra-se no ponto , e assim por diante.

A partir desta situação, Zenão argumenta que Aquiles nunca alcançará a tartaruga,
porquanto Aquiles terá sempre infinitos pontos a percorrer para alcançá-la."

[Paradoxo]  "Aquiles e a Tartaruga" Semttulobdi

Retirado de: http://www.dmat.ufrr.br/~gentil/images/stories/Artigos/aquiles.pdf
Em setembro de 2011
(Neste artigo há outras coisas interessantes sobre, mas eu só quis mostrar a base do paradoxo)

É interessante de pensar, por isso gosto de paradoxos (mas conheço poucos).

Werill
Monitor
Monitor

http://dexd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Paradoxo]  "Aquiles e a Tartaruga" Empty Re: [Paradoxo] "Aquiles e a Tartaruga"

Mensagem por Euclides Seg 19 Set 2011, 23:21

Uma correção histórica:
formulado por "Zelão" (Séc V a.C)
"Zelão", chamava-se Zenon (Zenão, aportuguesado) de Eleia

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

[Paradoxo]  "Aquiles e a Tartaruga" Empty Re: [Paradoxo] "Aquiles e a Tartaruga"

Mensagem por Werill Seg 19 Set 2011, 23:27

Desculpe-me, retirei do link citado e não sabia deste nome (apesar de estar quase claro que ele não se chamava Zenão, mas poderia assim ser conhecido), talvez o autor tenha uma intimidade com o antigo matemático. ^^

Uma pergunta, você acha conveniente postar isso no fórum? perdoe-me caso a resposta seja não.

Werill
Monitor
Monitor

http://dexd.blogspot.com

Mensagem por Euclides Seg 19 Set 2011, 23:55

A postagem está correta e em local adequado.

Só para ficar claro: estava escrito Zelão --> apelido de um José grandão. O grego chamava-se Zenon de Eleia, nome que foi aportuguesado para Zenão (o que também acho horrível).

Aportuguesar nomes é uma besteira.

Geoge Walker Bush, seria chamado de Jorge Andarilho Arbusto?
William Gates, seria o senhor Guilherme Portões?

e o que fazer com Barak Obama?

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por luiseduardo Ter 20 Set 2011, 11:22

Olá pessoal,
Se não me engano teve uma dúvida que o Euclides explicou perfeitamente esse paradoxo.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Mensagem por rihan Ter 20 Set 2011, 16:03

Os paradoxos são legais para esquentar e exercitar o separador de orelhas !! :bounce:

E é sempre bom exercitar o nosso "músculo" mais importante!

Zenon era um filósofo de primeiríssima categoria.

Um dos meus principais ídolos.

Adorava pirraçar e perturbar a "intelectualidade" da época, muito metida por sinal, e o pior, continuaram assim até os dias de hoje ....

Mas esse "paradoxo", que é só aparentemente paradoxal e, conforme alguns historiadores, talvez não seja de Zenon, mas de Parmênides, seu mestre, mentor e pai adotivo.

Não importa, ele foi quem o propagou e, através dele e de derivações sobre o tema, questionou muitas ditas "verdades" e deixou muita gente queimando fusível e repensando conceitos estabelecidos.

Como foi contemporâneo de Platão e de Sócrates, entre outros "monstros", imagine só ! Imagine-se assistindo ao bate-papo de fim-de-tarde dessa turma...

Ele é tido em alta consideração por todos, tanto os que com ele conviveram, tanto os que o conheceram através de seu trabalho

Admirado por grandes filósofos, tanto antigos como modernos.

Se puder, aproveite o embalo e pesquise sobre a vida desse gigante maior e sobre o seu trabalho, o qual sempre é contado por outros, já que nenhum de seus ecritos sobreviveu aos dias de hoje, ou ainda não foram achados...

Estrutura da matéria, o espaço, o tempo, o vazio...

Tudo sempre muito atual.

Precisamos de novos Zenons , com certeza !

Saudações metafísicas,

E vamos lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por rihan Seg 26 Set 2011, 05:18

Euclides,

Concordo em gênero e número com as suas observações sobre "aportuguesar".

Só não concordo em grau !

Não acho uma besteira, acho uma ENORME imbecilidade!

Bastava Platão. Zenão é demais...

Mas em Portugal vão mais longe ainda: De eletrão a protão, passando por garção !

Além de William ter virado Guilherme, Elizabeth virou
Isabel...

A língua escrita existe para representar a língua falada !

E não o inverso. É um absurdo !

Saudações superlativas !

E vamos lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum