Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escansão - Soneto da Fidelidade

2 participantes

Ir para baixo

Escansão - Soneto da Fidelidade  Empty Escansão - Soneto da Fidelidade

Mensagem por maquiavel_do_grau Seg 16 Nov 2020, 16:07

Por que ao se fazer a escansão do primeiro verso do Soneto da Fidelidade de Vinicius de Moraes, as vogais U e A de meu amor, não fazem junção fonética? 

O certo é: “De/ tu/do ao/ meu/ a/mor/ se/rei/ a/ten/to
Mas por que não pode ser: “De/ tu/do ao/ meu a/mor/ se/rei/ a/ten/to    ?

maquiavel_do_grau
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Escansão - Soneto da Fidelidade  Empty Re: Escansão - Soneto da Fidelidade

Mensagem por insetodemorango Ter 22 Jun 2021, 21:10

Porque Vinícius usou um recurso conhecido como diérese para escandir essa pequena parte que você não entendeu o porquê não se fez a junção fonética.

A diérese é um recurso usado na construção de poemas para separar as vogais, não para juntá-las. Por esse motivo, não ocorreu a junção fonética! Uma das razões pela escolha da diérese por Vinícius de Morais foi o objetivo de manter o ritmo simétrico do verso.

Em primeiro lugar, o que é ritmo?

Ritmo: distribuir as sílabas tônicas e átonas dentro de um verso de uma forma simétrica e regular.

Exemplo:
De / tu / do ao / meu / a / mor / se / rei / a / ten / to

As sílabas tônicas estão negritadas, apenas as átonas não. Observe como as sílabas tônicas estão sempre localizadas nos números pares do verso!

de = 1 (ímpar).
tu = 2 (par)
do ao= 3 (ímpar - ocorrência de elisão, ou seja, junção fonética - método para escandir verso).
meu = 4 (par)
a = 5 (ímpar - ocorrência de diérese, ou seja, separação fonéticamétodo para escandir verso).
mor = 6 (par)
se = 7
rei = 8 (par)
a = 9 ímpar
ten = 10 (par e última sílaba tônica. A contagem de sílabas poéticas termina aqui! Logo, trata-se de um verso decassílabo porque tem 10 sílabas poéticas).

Note como as sílabas poéticas também possuem sílabas tônicas e sílabas átonas. Observe também na simetria do ritmo deste verso! O ritmo se dá pela distribuição de sílabas átonas e tônicas de maneira simétrica! Todas as sílabas átonas do verso estão em números ímpares e todas as sílabas tônicas em números pares. Distribuindo de forma simétrica e rítmica.

Existem vários métodos para realizar a escansão de um verso!
Alguns métodos são:
a) Diérese
b) Sinérese
c) Elisão
d) Crase
e) Hiato
f) Sinalefa
g) Elisão
h) Aférese
i) Síncope
j) Apócope.

Imagine como se o ritmo do verso fosse semelhante ao som regular de um metrônomo em uma banda de música. Sempre obedecendo uma simetria e regularidade.

Última edição por insetodemorango em Ter 22 Jun 2021, 21:15, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : palavra repetida, falta de negrito)

insetodemorango
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo