Quantidade de dados dodecaédricos
Página 1 de 1
Quantidade de dados dodecaédricos
Um dado cúbico com faces numeradas de 1 a 6 é considerado normal quando os números em duas faces opostas somam 7. Desse modo, em um dado normal, o 1 opõe-se ao 6, o 2 opõe-se ao 5, e o 3 opõe-se ao 4. Uma fábrica de brinquedos pretende inovar na produção de dados para seus jogos e produzirá dados em forma de dodecaedro regular com faces numeradas de 1 a 12. A quantidade de dados dodecaédricos diferentes que a fábrica poderá produzir satisfazendo a condição de que os números em duas faces opostas somem 13 é
A 12!
B 1/5.11!
C 2^6 ⋅ 6!
D 2/5 ⋅ 4!
E 12
Dúvida: Eu consegui resolver a primeira parte da questão, a de ver quantas faces possíveis são: ao realizar os cálculos cheguei a seguinte expressão => 10.8.6.4.2.1, que é a mesma coisa que 2^6.6! . No entanto, mesmo sabendo da segunda parte, a de retirar os dados iguais, não consegui pensar em uma forma de fazer isso. Se puderem me ajudar nessa parte ficarei agradecido.
A 12!
B 1/5.11!
C 2^6 ⋅ 6!
D 2/5 ⋅ 4!
E 12
- Gabarito:
- Gabarito: D
Dúvida: Eu consegui resolver a primeira parte da questão, a de ver quantas faces possíveis são: ao realizar os cálculos cheguei a seguinte expressão => 10.8.6.4.2.1, que é a mesma coisa que 2^6.6! . No entanto, mesmo sabendo da segunda parte, a de retirar os dados iguais, não consegui pensar em uma forma de fazer isso. Se puderem me ajudar nessa parte ficarei agradecido.
thomasfrazier- Recebeu o sabre de luz
Renan Almeida gosta desta mensagem
Re: Quantidade de dados dodecaédricos
Olá. Expliquei essa mesma dúvida em outro tópico no seguinte link: https://pir2.forumeiros.com/t177184-simulado-sas#617808
Renan Almeida- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: