Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

teste de chama de cores UFRR

Ir em baixo

teste de chama de cores UFRR Empty teste de chama de cores UFRR

Mensagem por AlissonGomesipichana em Qua 04 Nov 2020, 18:51

55. A ONU elegeu 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica com o objetivo de comemorar 150 anos da primeira publicação da tabela organizada por Dmitri Ivanovich Mendeleev, que hoje está presente nas salas de aula e em quase todos os livros de Química. Um método simples para identificar elementos químicos que estão presentes nos compostos é o teste de chamas. Com ele é possível identificar o elemento através da cor apresentada ao contato com a chama. O cloreto de sódio, por exemplo, quando submetido à chama de um bico de Bunsen emite uma luz amarela, característica do átomo de sódio, enquanto que o carbonato de cálcio emite uma luz vermelha devido ao átomo de cálcio. Dessa forma, cada metal emite uma coloração diferente ao entrar em contato com a chama e o teste de chamas pode ser usado para compreender o modelo atômico. Diante disso assinale a única alternativa verdadeira.
 A) As cores emitidas pelos metais na presença da chama são explicadas pela liberação de energia na forma de luz visível pela excitação eletrônica dos elétrons entre diferentes níveis eletrônicos de energia.
 B) As cores emitidas pelos metais na presença da chama são compatíveis com os experimentos de J.J. Thomson para a sua explicação do modelo atômico.
 C) As cores emitidas pelos metais na presença da chama são explicadas pela excitação eletrônica dos elétrons entre diferentes níveis eletrônicos de energia e quando o elétron retona à sua órbita original emite energia na forma de luz visível.
 D) As cores emitidas pelos metais na presença da chama são relacionadas ao número de nêutrons nos diferentes elementos.
 E) O teste de chama é apenas utilizado para os metais mais leves devido à pequena diferença entre os níveis de energia.


resposta: C
AlissonGomesipichana
AlissonGomesipichana
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 02/05/2019
Idade : 21
Localização : Roraima

Voltar ao Topo Ir em baixo

teste de chama de cores UFRR Empty Re: teste de chama de cores UFRR

Mensagem por Renan Almeida em Qua 13 Jan 2021, 13:37

A emissão de cores é explicada pelo modelo atômico de Bohr. Quando o elétron absorve energia(energia da chama do bico de Bunsen), ele passa a um nível superior de maior energia, a qual será posteriormente liberada em forma de luz(fótons) quando o elétron voltar ao nível inferior.
(C)

A) Falso. Os elétrons não emitem luz quando são excitados, apenas quando transitam de um nível de maior energia para um de menor energia.
B) Falso. São explicadas pelo modelo atômico de Bohr.
D) Falso. As cores são relacionadas à frequência da luz emitida pelos elétrons, que depende da diferença de energia entre os níveis eletrônicos pelos quais o elétron transitou.
E) Falso. Átomos de metais mais pesados também são utilizados.
Renan Almeida
Renan Almeida
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 147
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 18
Localização : Ipatinga MG Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum