Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida elementar

2 participantes

Ir para baixo

dúvida elementar Empty dúvida elementar

Mensagem por matemeiro Dom 25 Out 2020, 15:21

Amigos, quando eu não tenho certeza se um triangulo é ou não retângulo, porém a questão me fornece os lados e pelo menos um ângulo, eu posso aplicar essa relação:  senoX =Cat OP/ Cat ADJ) ?

matemeiro
matemeiro
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida elementar Empty Re: dúvida elementar

Mensagem por Victor011 Dom 25 Out 2020, 16:22

Olá matemeiro! Smile
Antes de tudo, a relação está errada, não está? era para ser senoX = Cat OP/HIP ou então TangX = Cat OP/ Cat ADJ. 

Se eu entendi o que você quis dizer pode aplicar sim. Tendo por exemplo um dos lados adjacentes do ângulo e o lado oposto ao ângulo, se a razão desses lados for igual à tangente do ângulo, significa que o triângulo é retângulo. De qualquer forma, eu procuraria sempre verificar se é retângulo vendo se os lados satisfazem a fórmula pitagórica.
Victor011
Victor011
Fera
Fera

Mensagem por matemeiro Dom 25 Out 2020, 20:55

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Olá matemeiro! Smile
Antes de tudo, a relação está errada, não está? era para ser senoX = Cat OP/HIP ou então TangX = Cat OP/ Cat ADJ. 

Se eu entendi o que você quis dizer pode aplicar sim. Tendo por exemplo um dos lados adjacentes do ângulo e o lado oposto ao ângulo, se a razão desses lados for igual à tangente do ângulo, significa que o triângulo é retângulo. De qualquer forma, eu procuraria sempre verificar se é retângulo vendo se os lados satisfazem a fórmula pitagórica.
Eu cometi um erro na digitação , onde tem " sen" eu me referia a Tangente
eu sei que não colocar uma questão aqui, pois n é o local indicado, mas eu irei colocar a questão aqui na plataforma e deixarei o link aqui, vc poderia respondê-la, por gentileza? usando essa relação? Pq eu só consegui por meio da lei dos cossenos
matemeiro
matemeiro
Jedi
Jedi

Mensagem por matemeiro Dom 25 Out 2020, 21:15

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Olá matemeiro! Smile

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
matemeiro
matemeiro
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum