Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pólis

2 participantes

Ir para baixo

Pólis Empty Pólis

Mensagem por Ceruko Seg 19 Out 2020, 21:07

(FUNCAB) Assim como a filosofia, a política nasceu na Grécia antiga e esteve relacionada ao surgimento da cidade-estado, a pólis. Os primeiros formuladores da ideia de política foram os sofistas, contra os quais se pronunciaram Platão e Aristóteles. No âmbito das controvérsias acerca da política, é correto dizer que:

• A- a justiça é entendida como concórdia entre os filósofos, os guerreiros e os produtores, que, na visão de Platão, têm como interesse comum o bem da pólis.
  • B- o caráter divino da pólis e da justiça é explicado por Platão e Aristóteles.
  • C- os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força.
  • D- a "virtude" do homem não se realiza na cidade, local da oratória persuasiva e falaciosa, de acordo com Aristóteles.
  • E- a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas.

Gabarito letra E. Por que não pode ser a letra A? Platão não pregava a tripartição das almas assim como visto na alternativa A?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Pólis Empty Re: Pólis

Mensagem por RAFA&L Ter 20 Out 2020, 14:25

Não tenho certeza, mas acho que é o seguinte:
A afirmação A diz que o conceito de justiça é o mesmo para filósofos, guerreiros e produtores (o enunciado diz que eles estão de acordo nesse assunto). Não me parece que isso seja uma afirmativa verdadeira. Justiça para guerreiros, por exemplo, inclui o uso da força; será que para os filósofos também? E o que será que os agricultores pensavam disso tudo? Os agricultores não seriam os escravos? Se sim, não acho que eles tinham a mesma concepção de justiça que os filósofos, que eram cheios de "regalias" (não me lembro direito dos aspectos de divisão social da Grécia Antiga).

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo