Gases Ideais
+2
jopagliarin
jaun98
6 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Gases Ideais
Quando alguém está internado em um hospital, respirando por aparelhos, receberá o oxigênio por meio de um tubo ligado a um recipiente metálico que contém esse gás sob alta pressão, por volta de 100 atmosferas. Para que o gás não provoque danos ao doente, uma válvula reduz essa pressão para algo em torno de 3 atmosferas. Se o cilindro metálico onde se encontra o oxigênio possui volume de 60 litros e na válvula redutora de pressão o fluxo de gás foi regulado para 5 litros/minuto, mantida constante a temperatura em 27 °C, em quanto tempo a pressão no interior do cilindro será reduzida para 40 atmosferas?
jaun98- Iniciante
Re: Gases Ideais
Para mim deu aproximadamente 30 minutos. Tens o gabarito?
jopagliarin- Jedi
O gabarito diz 4horas. Eu li essa questão no tópicos de Física II. Ela era umas daquelas questões desafios que normalmente aparecem no final do conteúdo dado.
jaun98- Iniciante
Olá Micael, entendi perfeitamente a resolução, mas tenho uma dúvida teórica, como uma válvula seria capaz de diminuir a pressão? Obrigada desde já
Maria Pietra Negrão- Padawan
Funcionamento de uma Válvula Reguladora
Maria Pietra Negrão escreveu:Olá Micael, entendi perfeitamente a resolução, mas tenho uma dúvida teórica, como uma válvula seria capaz de diminuir a pressão? Obrigada desde já
Oi Maria, falando do ponto de vista técnico do funcionamento de uma válvula reguladora é bem simples: basicamente esse tipo de equipamento diminui o fluxo de ar e fazendo isso diminuímos a pressão de um sistema, porque diminuímos a quantidade do gás que colide e interage. Abaixo tem um desenho de esquema do funcionamento real de uma válvula, elas são muito utilizadas em hospitais (como no exemplo da questão) ou na indústria (principalmente).
gabriel de castro- Elite Jedi
marcosprb, Maria Pietra Negrão, Eiruba e Samuel007681 gostam desta mensagem
Muito obrigada !!
Maria Pietra Negrão- Padawan
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos