PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons?

3 participantes

Ir para baixo

[Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons? Empty [Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons?

Mensagem por Werill Seg 12 Set 2011, 21:20

Olá, eu estava pensando, se a carga negativa tem tendência a ir à positiva, por que os elétrons não se juntam aos prótons? Eu fiz uma comparação com a Lua e a Terra, a Terra e o Sol, e assim vai...
E outra coisa que não entendi, por que os elétrons ficam girando tão rápido em torno do núcleo do átomo?
Mas ainda não entendi por que eles não se juntam, pensei nas seguintes hipóteses:

- Há outra carga atraindo os elétrons, o que não explica muito bem seu movimento.
- Talvez há algo repelindo a atração, fazendo que ele não fique perto, mas sendo atraído.
- A força de atração não tem intensidade para trazer o elétron para ele, essa pode ser relacionada com as hipóteses acima.

Essas hipótese saíram puramente da minha cabeça, e sem estudo algum, então foi só uma "coisinha" porque gosto de pensar nisso.

Outra perguntinha extra: É verdade que os nêutrons são junções de cargas positivas e negativas, o que, segundo o wikipédia, seria dois quarks down e um quark up (por isso tem carga nula)?

Obrigado.
Desculpe fazer tantas perguntas, mas acho que seria ruim abrir um tópico para cada uma.

Werill
Monitor
Monitor

Mensagens : 826
Data de inscrição : 01/09/2011
Idade : 26
Localização : Limeira - SP, Brasil

http://dexd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons? Empty Re: [Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons?

Mensagem por Euclides Seg 12 Set 2011, 22:27

por que os elétrons não se juntam aos prótons?

Honestamente, eu não sei. Nenhum conceito de Mecânica Clássica pode ser usado para explicar fenômenos quânticos. Fomos ensinados a pensar no elétron como uma "bolinha" girando em torno do núcleo e somos tentados a pensar em força centrípeta, etc., mas isso não funciona no nível atômico.

O elétron, mesmo, em si é quase um mistério: parece ser uma criatura híbrida, ora onda (energia pura), ora partícula (matéria). Entre as partículas subatômicas, o elétron classifica-se como um lépton, tipo de partícula fundamental, além do múon e do tau e os correspondentes neutrinos.

Os quarks são outro tipo de partículas fundamentais: os hádrons. Quarks formam os neutrons e quarks formam os prótons a depender do tipo de associação entre os 6 quarks conhecidos.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons? Empty Re: [Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons?

Mensagem por Crises Ter 13 Set 2011, 01:52

Não existe prova do que irei dizer, mas faz bastante sentido.
Diz a lenda que o universo é pulsante e desde que aconteceu o big bang tem se expandido cada vez mais. No entando em determinado ponto, ele ira voltar a unir -se concentrando toda a matéria até provovar uma nova explosão, o que originária outro big bang. Talvez o elétron não se una ao proton porque está se afastando dele, mas é imperceptível para nós. Eu sei que opostos se atraem, mas acredito que as forças que regem tudo que há no expaço superam as forças do nosso planeta.

Essa força que citei acima não existe ou pelo menos não há conhecemos, eu apenas inventei pra minha hipotese ficar coerente.
Viajem total!!! :cyclops:

Crises
Jedi
Jedi

Mensagens : 340
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 32
Localização : Guarachuva

http://www.faroesteurbano.net

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons? Empty Re: [Dúvida] Sobre átomos - Por que os elétrons não se juntam aos prótons?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos