PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por Paulo Victor MS Dom 11 Out 2020, 22:49

Boa noite pessoas, primeiramente, sou novo nesse site, e gostei bastante dos assuntos abordados aqui, em fim, gostaria da valiosa opinião dos senhores, tenho 18 anos e estou fazendo diversas provas militares, desde EAM até EN, Entretanto, sinto que poderia estar fazendo outros concursos como EAGS/CAP os quais necessitam de técnico, e a escola onde estudava, não disponibilizava ensino técnico. Eu estava pensando em fazer um técnico em eletrônica, pois é o assunto o qual mais me apetece, entretanto,como não tenho conhecimento na área, não sei se isso me atrapalharia na caminhada dos concursos, atualmente tenho uma base suficiente para ser aprovado na EAM,EEAR,ESA,CFN, mas meu foco mesmo é a tão sonhada ESPCEX, Iae, oque vcs acham ? É bizu intercalar estudo para concurso com 2 anos de técnico ou é melhor ficar só no concurso ? e lembrando que minha cidade aqui no RJ, assim como o estado está numa greve "ferrada" então nem sempre abrem vagas de eletrônica na escola técnica (FAETEC).

IPC:Não sei se é o lugar correto, pois como havia dito,comecei hoje 😉, abraços.


Última edição por Paulo Victor MS em Sex 16 Out 2020, 18:07, editado 1 vez(es)
Paulo Victor MS
Paulo Victor MS
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/09/2020
Idade : 22
Localização : RJ

https://www.instagram.com/paulovictor.m.s/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por RodrigoA.S Seg 12 Out 2020, 14:15

Boa tarde, Paulo!Acho que fazendo o técnico vai te tomar mais tempo ainda pois seriam 2 anos do técnico e depois mais 1 ano pela eags... Seria mais fácil se você já tivesse feito médio/técnico(eu fiz eletrônica na faetec) pois só seria 1 ano de formação pela eags. No seu caso, eu escolheria fazer logo eear ou esa já que você consegue passar nelas. E outra, posso te dizer que a maioria das coisas que você vai ver em eletrônica vai ser jogado fora no estudo pra espcex. Agora, se você realmente gostasse de eletrônica e gostaria de seguir carreira militar nessa área, teria que fazer o curso antes mesmo e depois eags.
RodrigoA.S
RodrigoA.S
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 449
Data de inscrição : 12/07/2017
Idade : 24
Localização : Nova Iguaçu

Kkankki gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por RAFA&L Seg 12 Out 2020, 14:36

Amigo, já adianto que não sou conhecedor dessas escolas citadas por você para te dar o "melhor caminho", se é que existe um; mas quero deixar minha opinião sobre o assunto. 
Sou do Paraná; tenho 20 anos; sou tecnico em eletromecanica e hoje estudo para Medicina. Sinto que você está passando pelo que eu passei a uns 2 anos: certa confusão no que fazer e um pouco de "falta de foco", estou certo?
Pelo que você escreveu, parece que você quer fazer o técnico para poder prestar concurso para provas como EAGS/CAP. Mas a pergunta é: é isso mesmo (EAGS/CAP) que você quer para  vida? Você nao disse que quer EsPCEx? Então não vejo porquê fazer o técnico (a EsPCEx não precisa de técnico, né?!)
Te digo isso porque eu fiz tecnico em eletromecanica e no final do meu ensino médio eu passei em varias universidades públicas excelentes e cursos ótimos; mas no final eu vi que nao era o que eu queria. Resultado: acabei desistindo de tudo; hoje estudo SÓ para o que eu quero. Por conta dessa frustração, cheguei a desenvolver problemas psicológicos, inclusive. Me "arrependo" de ter feito o tecnico (na realidade nao é que me arrependo; foi legal, gostei, mas meu objetivo não era esse, entende?. Eu nao uso o técnico hoje e provavelmente nunca usarei. Eu perdi tempo, sendo que devia ter focado no meu objetivo desde o início: medicina na ufpr). Se eu tivesse focado 100% naquilo que eu queria desde o começo, talvez hoje ja tivesse passado (ja tenho uma base muito boa). Então, por experiência própria, minha dica para você é essa: para e pensa no que você realmente quer. Conversa com amigos, familia, profissionais e, dentre tudo aquilo que você tem como uma possibilidade, escolhe uma: o que você realmente quer para sua vida. E foca. Vai atrás disso com todas as forças, porque assim você vai conseguir isso mais rápido. Nesse pensamento, o técnico você só deve fazer se ele for, obrigatoriamente, uma forma de atingir seu objetivo final, entende? Por exemplo, se você decidir que seu foco é fazer EAGS/CAP, então você precisa fazer o tecnico sim. Mas se seu foco for EsPCEx, então não. Entende?
Faça o que você precisa fazer para ter aquilo que voce quer ter.

Agora, pode ser também que o técnico seja realmente uma vontade sua: então faça.
Isso vai atrapalhar seus estudos para EsPCEx? Com certeza vai sim. Afinal, vai ocupar tempo que você poderia usar estudando pra EsPCex. Por isso você precisa decidir: você realmente prefere ter que lidar com as duas coisas ao mesmo tempo (estudos EsPCEx + Técnico) ou focar só na EsPCEx? É uma escolha amigo. Cada uma tem seus lados positivos e negativos. 
Espero ter ajudado de alguma forma...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por Paulo Victor MS Seg 12 Out 2020, 15:02

RAFA&L escreveu:Amigo, já adianto que não sou conhecedor dessas escolas citadas por você para te dar o "melhor caminho", se é que existe um; mas quero deixar minha opinião sobre o assunto. 
Sou do Paraná; tenho 20 anos; sou tecnico em eletromecanica e hoje estudo para Medicina. Sinto que você está passando pelo que eu passei a uns 2 anos: certa confusão no que fazer e um pouco de "falta de foco", estou certo?
Pelo que você escreveu, parece que você quer fazer o técnico para poder prestar concurso para provas como EAGS/CAP. Mas a pergunta é: é isso mesmo (EAGS/CAP) que você quer para  vida? Você nao disse que quer EsPCEx? Então não vejo porquê fazer o técnico (a EsPCEx não precisa de técnico, né?!)
Te digo isso porque eu fiz tecnico em eletromecanica e no final do meu ensino médio eu passei em varias universidades públicas excelentes e cursos ótimos; mas no final eu vi que nao era o que eu queria. Resultado: acabei desistindo de tudo; hoje estudo SÓ para o que eu quero. Por conta dessa frustração, cheguei a desenvolver problemas psicológicos, inclusive. Me "arrependo" de ter feito o tecnico (na realidade nao é que me arrependo; foi legal, gostei, mas meu objetivo não era esse, entende?. Eu nao uso o técnico hoje e provavelmente nunca usarei. Eu perdi tempo, sendo que devia ter focado no meu objetivo desde o início: medicina na ufpr). Se eu tivesse focado 100% naquilo que eu queria desde o começo, talvez hoje ja tivesse passado (ja tenho uma base muito boa). Então, por experiência própria, minha dica para você é essa: para e pensa no que você realmente quer. Conversa com amigos, familia, profissionais e, dentre tudo aquilo que você tem como uma possibilidade, escolhe uma: o que você realmente quer para sua vida. E foca. Vai atrás disso com todas as forças, porque assim você vai conseguir isso mais rápido. Nesse pensamento, o técnico você só deve fazer se ele for, obrigatoriamente, uma forma de atingir seu objetivo final, entende? Por exemplo, se você decidir que seu foco é fazer EAGS/CAP, então você precisa fazer o tecnico sim. Mas se seu foco for EsPCEx, então não. Entende?
Faça o que você precisa fazer para ter aquilo que voce quer ter.

Agora, pode ser também que o técnico seja realmente uma vontade sua: então faça.
Isso vai atrapalhar seus estudos para EsPCEx? Com certeza vai sim. Afinal, vai ocupar tempo que você poderia usar estudando pra EsPCex. Por isso você precisa decidir: você realmente prefere ter que lidar com as duas coisas ao mesmo tempo (estudos EsPCEx + Técnico) ou focar só na EsPCEx? É uma escolha amigo. Cada uma tem seus lados positivos e negativos. 
Espero ter ajudado de alguma forma...

Obrigado manow, tinha está dúvida tbm, eu aspiro de fato à ESPCEX, e só gostaria de fazer um técnico a fim de adquirir títulos para acréscimo de nota na classificação além de poder fazer a EAGS/CAP. Todavia, vc tem toda a razão cara, eu pensei muito nesse quesito que me atrapalharia nos estudos, e por isso pedi um auxílio no fórum, vlw mesmo cara, Tmj e abraços e obg ao amigo lá de cima tbm 👍🏻.
Paulo Victor MS
Paulo Victor MS
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/09/2020
Idade : 22
Localização : RJ

https://www.instagram.com/paulovictor.m.s/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por RAFA&L Seg 12 Out 2020, 15:26

Nao sabia que dava acréscimo de nota. Então talvez valesse a pena fazer sim um técnico. Mas tudo precisa ser analisado. O acrescimo de nota é considerável? Vale o tempo que você vai "perder" e que poderia ser usado para estudar e tirar uma nota maior na prova?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: AJUDA SOBRE CURSAR UM CURSO TÉCNICO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos