Dinâmica exercício
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dinâmica exercício
No arranjo experimental a seguir, as massas do prisma e do bloco A são, respectivamente, 10 kg e 2 kg. Os atritos entre o prisma e o bloco A, entre o prisma e seu apoio e entre o fio e a polia são desprezíveis.
(não sei a resposta)
Dimizkaz- Padawan
Re: Dinâmica exercício
Dimi, eu não sei se está certo, mas eu pensei assim:
Primeiro temos que achar a força Fx com que o bloco A vai "escorregar" o prisma.
PesoA= 2.10= 20N Fx=senO.P Fx= 0,6.20 Fx= 12N
Bom, agora vamos achar a força de tração exercida no prisma para conseguirmos essa força de 12 N contrária no bloco A para deixar ele parado.
Fx = sen0 x T --> 12=0,6.T ---> T=20N
Logo, se a tração é 20 N, o peso do bloco B também tem de ser 20N. Portando, Pb=mb.g --> 20=mb.10 --- mb=2kg
https://prnt.sc/uvrx78
Cara, acho que ficou confuso e eu não sei se está certo, então se eu estiver errado, por favor, me corrijam!
Primeiro temos que achar a força Fx com que o bloco A vai "escorregar" o prisma.
PesoA= 2.10= 20N Fx=senO.P Fx= 0,6.20 Fx= 12N
Bom, agora vamos achar a força de tração exercida no prisma para conseguirmos essa força de 12 N contrária no bloco A para deixar ele parado.
Fx = sen0 x T --> 12=0,6.T ---> T=20N
Logo, se a tração é 20 N, o peso do bloco B também tem de ser 20N. Portando, Pb=mb.g --> 20=mb.10 --- mb=2kg
https://prnt.sc/uvrx78
Cara, acho que ficou confuso e eu não sei se está certo, então se eu estiver errado, por favor, me corrijam!
Ceruko- Estrela Dourada
Re: Dinâmica exercício
A aceleração do sistema e do corpo b são iguais, como a do sistema é a=T/12, a do b não pode ser 0, igual ficaria se a tração fosse igual ao peso do b, não sei como resolver isso, mas obrigado mesmo assim
Dimizkaz- Padawan
Ceruko gosta desta mensagem