PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S

Mensagem por pedroh_fp Qui 08 Out 2020, 14:29

Adão e Bruna tentam descobrir qual é a figura favorita de Carla, entre as figuras abaixo. Adão sabe que Carla disse a Bruna qual era a forma da figura. Bruna sabe que Carla contou para Adão qual era a cor da figura. A seguinte conversa toma lugar. Adão: "Eu não sei qual é a figura favorita de Carla e eu sei que Bruna também não sabe". Bruna: "No começo eu não sabia qual era a figura favorita de Carla, mas agora eu sei". Adão: "Agora eu sei também". Qual é a figura favorita de Carla?

Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S Figura10
Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S A10 A)
Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S B10B)

Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S C10 C)
Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S D10 D)
Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S E10E)


Última edição por pedroh_fp em Qui 15 Out 2020, 18:57, editado 1 vez(es)
pedroh_fp
pedroh_fp
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2020
Idade : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S

Mensagem por pedroh_fp Qui 08 Out 2020, 14:30

Alguém tem alguma ideia? A única coisa que tenho certeza é de que a resposta deve ser B, C ou E, tendo em vista que se o Adão sabia que a Bruna não sabia a forma, então a cor não poderia ser branca e nem uma forma que se repetisse entre rosa e verde.
Não tenho certeza do gabarito, imagino que seja C.  confused
pedroh_fp
pedroh_fp
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2020
Idade : 21
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S

Mensagem por superaks Ter 13 Out 2020, 23:34

Vamos por partes

Com a seguinte afirmação de Adão: "Eu não sei qual é a figura favorita de Carla e eu sei que Bruna também não sabe", foi suficiente pra ele afirmar que a Bruna não saberia qual é a figura favorita de Carla (lembrando que Bruna só sabe a forma da figura e Carlos sabe a cor). Pra ele conseguir afirmar isso só sabendo a cor é porque todas as figuras naquela cor também tem em outras cores.


Vamos fazer uma tabela pra visualizar melhor:


QuadradoCirculoHéxagonoTrianguloEstrela
Branco
Verde
Rosa





Olhando pra essa tabela a única coluna que só foi preenchida uma vez é a do hexágono que está na cor branca, isso significa que não pode ser a cor branca, porque se fosse, ele não poderia afirmar que a Bruna não sabe qual é a figura (pois poderia ser um hexágono e com isso ela já conseguiria identificar a figura)


Depois dessa da afirmação de Adão a Bruna conseguiu identificar a figura, significa então que ela estava indecisa com figuras que também tinha na cor branca. Vamos criar uma nova tabela removendo a linha da cor branca e também removendo as colunas que só tinha na cor branca e as que não tinha na cor branca (circulo e hexágono).




QuadradoTrianguloEstrela
Verde
Rosa


Quando a Bruna disse que sabia qual era a figura (após Adão afirmar que ela não sabia) foi suficiente pro Adão também saber qual era a figura, e vendo pela tabela ele só poderia afirmar isso se a cor fosse rosa, pois na cor verde teria 2 opções de escolha, mas na cor rosa só tem 1, portanto, a figura favorita de Carla é um triângulo rosa.


Resposta E  e10.png
superaks
superaks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 525
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 22
Localização : São Paulo, Guarulhos, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Questão Raciocínio Lógico Canguru 2020 Nível S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos