PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

polaridade

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido polaridade

Mensagem por felipeomestre123 4/10/2020, 2:50 pm

essa questão estava na minha lista de polaridade 
ainda não estudei química orgânica. Então, gostaria que fizessem essa questão e explicassem-a de uma força que entendesse sem precisar da química orgânica

(UNICAMP-SP) - Vamos considerar duas buretas lado a lado. Numa se coloca água e na outra n-hexano, mas
não digo qual é qual. Pego agora um bastão de plástico e atrito-o com uma flanela. Abro as torneiras das duas
buretas, deixando escorrer os líquidos que formam "fios" até caírem nos frascos coletores. Aproximo o bastão
de plástico e o posiciono no espaço entre os dois fios, bem próximo dos mesmos.
a) A partir da observação do experimento, como se pode saber qual das duas buretas contém n-hexano? Por quê? Explique fazendo um desenho.
- Hi! Esta questão me entortou! Deixe-me pensar um pouco... Ah! Já sei!... Pergunte mais! - diz Naná.
b) Se em lugar de água e de n-hexano fossem usados trans-1,2-dicloroeteno e cis-1,2-dicloroeteno, o que se
observaria ao repetir o experimento?  

eu já vi esse fenômeno, mas gostaria de saber o porquê ele ocorre, agradeço desde já.

Última edição por felipeomestre123 em 4/10/2020, 8:30 pm, editado 1 vez(es)
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: polaridade

Mensagem por RAFA&L 4/10/2020, 3:45 pm

A) As moléculas da água são polares e, pois, o fio de água é atraído pelo bastão eletrizado. Já as moléculas do hexano são apolares e, pois, o fio de hexano não é atraído pelo bastão eletrizado.
B) Se observaria que o fio de trans-1,2-dicloroeteno não seria atraído, pois é apolar; já o fio do cis-1,2-dicloroeteno seria atraído, pois o cis-1,2-dicloroeteno é polar.

Bom, a resolução desse exercício se resume basicamente em saber quais moléculas são apolares e quais são polares. Você verá isso em química orgânica. Porém, no caso da água, você já deveria saber; afinal, sua lista é sobre polaridade - e a água é uma das primeiras moléculas a serem estudadas nesse assunto, haja vista sua importância. E sabendo que o fio de água é atraído por um bastão eletrizado e o de n-hexano não é, fica bastante intuitivo supor que o n-hexano é apolar.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

felipeomestre123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo