PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peso Real x Peso aparente

4 participantes

Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Peso Real x Peso aparente

Mensagem por britsrachel Sex 02 Out 2020, 00:10

Eu posso afirmar que a força gravitacional é o peso real de um corpo e o peso aparente é a componente da F cujo valor é mg?
britsrachel
britsrachel
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 18/04/2018
Idade : 21
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Emanuel Dias Sex 02 Out 2020, 01:34

O peso real, é resultado da curvatura do espaço-tempo, ele sempre existe, independente do peso aparente.

Em outras palavras, o vetor mg sempre está presente, pois a curvatura do espaço sempre existe, não existem pontos onde o espaço é perfeitamente plano, pelo menos não conhecemos.


Mas, o que acontece quando você, dentro de um elevador, acelera para cima por exemplo? Quando isso ocorre, um dos postulados da relatividade nos ensinou que isso é sentido como uma força para baixo, é o clássico problema do elevador, acontece que, quando existe essa aceleração, surge um novo vetor, o vetor ma, onde m é a aceleração do elevador, então, esse vetor é somado com o vetor mg, dando uma força resultante, por consequência, uma aceleração resultante, a qual chamamos de gravidade aparente. Mas o vetor que define a gravidade devido a curvatura do espaço-tempo ainda está ali, só que, o novo vetor na equação causa um efeito análogo a um corpo em um ambiente onde a curvatura é a soma dos dois vetores.


Vou enviar uma figura, acredito que ajude.

Peso Real x Peso aparente  Xxxxxx10

Olhe o que acontece aqui, um dos princípios da relatividade. A aceleração não se distingue em nada de gravidade.


Uma analogia seria dizer que, estar parado na Terra tem o mesmo efeito de estar totalmente isolado de qualquer massa, e acelerar para cima a 9.8 m/s², se você fizesse isso, em uma caixa fechada, sem janelas, são poderia dizer se está na Terra ou acelerado isolado de tudo.

Então, quando estamos em repouso em relação ao corpo de massa dominante, no nosso caso a Terra, existe uma aceleração g, que da origem ao peso devido a essa distorção do espaço. Quando aceleramos, suponhamos, por exemplo, que aceleramos para cima a  274 m/s², se fizermos isso em uma caixa isolada, não ficaria claro se estamos na superfície do Sol, que tem essa gravidade absurda, ou simplesmente em um local onde não hã curvatura do espaço, mas aceleramos para cima a 274 m/s².

Conseguiu enxergar a relação entre aceleração e gravidade? Por isso, podemos associar a um corpo que acelera, uma distorção do espaço correspondente.

Na Terra, se aceleramos para cima a 2 m/s², nosso peso aparente torna-se m(g+a)=mg+ma, por quê? Porque a aceleração da distorção do espaço não deixa de existir, mas surge uma aceleração que pode ser encarada como uma distorção a mais no espaço, então, sim, o peso real é uma componente do peso aparente, de modo que, o peso aparente é resultado do peso real com soma de algum outro vetor.

A equação é válida:

Pparente=Preal+F

Essa equação é vetorial, não consegui usar a notação porque o latex deu problema, o peso real será maior ou menor dependendo de F.

Eu sempre tenho receio de falar sobre esses assuntos, porque sinto que minhas explicações atrapalham em vez de ajudar, me diga se isso ajudou de alguma forma.


____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Ceruko Sex 02 Out 2020, 10:41

Emanuel Dias, então se eu estiver em um elevador sentido para baixo estarei diminuindo meu peso aparente?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Eduardo Rabelo Sex 02 Out 2020, 11:00

Depende do movimento dele.

Acelerado para baixo:

Peso Real x Peso aparente  Gif

O peso aparente é a normal:

Peso Real x Peso aparente  Gif

Peso Real x Peso aparente  Gif




Se descer em velocidade contante:

Peso Real x Peso aparente  Gif

Peso Real x Peso aparente  Gif

Peso Real x Peso aparente  Gif





Se descer freiando:

Peso Real x Peso aparente  Gif

Peso Real x Peso aparente  Gif

Deve ser esta sua dúvida Ceruko.

Eduardo Rabelo


02.10.2020 08:00:18
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Emanuel Dias e Ceruko gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Emanuel Dias Sex 02 Out 2020, 11:53

Ceruko escreveu:Emanuel Dias, então se eu estiver em um elevador sentido para baixo estarei diminuindo meu peso aparente?

Já foi muito bem explicado pelo colega, vou apenas complementar,


O peso aparente ser menor ou maior depende do sentido da aceleração, não do sentido do movimento do elevador. A ideia é a seguinte:

Peso Real x Peso aparente  Figura10

A aceleração no elevador é sentido para um referencial dentro do elevador como uma aceleração para baixo, o sentido do vetor apenas é invertido, sem alterar a direção, então, para o peso aparente ser manor, o elevador deve acelerar para baixo, quanto ao sentido do movimento, não podemos dizer nada, podemos apenas inferir que a aceleração no elevador aponta para baixo, de modo que para o referencial de dentro do elevador, ela aponta para cima e o peso aparente fica m(g-a), como o Eduardo disse.


A prova dessa inversão é bem simples, tende imaginar um pêndulo dentro e um carro acelerado e aplicar as leis de Newton no referencial do carro sem fazer uma alteração prévia, elas vão falhar, mas se adicionar uma aceleração com sentido oposto ao da aceleração do carro, as equações voltam a funcionar. Também existe prova analítica disso, basta desenhar 2 eixos e equacionar.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Eduardo Rabelo Sex 02 Out 2020, 12:39

Emanuel Dias escreveu:
Ceruko escreveu:Emanuel Dias, então se eu estiver em um elevador sentido para baixo estarei diminuindo meu peso aparente?

Já foi  muito bem explicado pelo colega, vou apenas complementar,


O peso aparente ser menor ou maior depende do sentido da aceleração, não do sentido do movimento do elevador. A ideia é a seguinte:

Peso Real x Peso aparente  Figura10

A aceleração no elevador é sentido para um referencial dentro do elevador como uma aceleração para baixo, o sentido do vetor apenas é invertido, sem alterar a direção, então, para o peso aparente ser manor, o elevador deve acelerar para baixo, quanto ao sentido do movimento, não podemos dizer nada, podemos apenas inferir que a aceleração no elevador aponta para baixo, de modo que para o referencial de dentro do elevador, ela aponta para cima e o peso aparente fica m(g-a), como o Eduardo disse.


A prova dessa inversão é bem simples, tende imaginar um pêndulo dentro e um carro acelerado e aplicar as leis de Newton no referencial do carro  sem fazer uma alteração prévia, elas vão falhar, mas se adicionar uma aceleração com sentido oposto ao da aceleração do carro, as equações voltam a funcionar. Também existe prova analítica disso, basta desenhar 2 eixos e equacionar.

Um dia terei respostas tão boas quanto as tuas, completíssimas.

Eduardo Rabelo


02.10.2020 09:38:42
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Emanuel Dias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Emanuel Dias Sex 02 Out 2020, 13:24

Eduardo RabeloITA escreveu:
Emanuel Dias escreveu:
Ceruko escreveu:Emanuel Dias, então se eu estiver em um elevador sentido para baixo estarei diminuindo meu peso aparente?

Já foi  muito bem explicado pelo colega, vou apenas complementar,


O peso aparente ser menor ou maior depende do sentido da aceleração, não do sentido do movimento do elevador. A ideia é a seguinte:

Peso Real x Peso aparente  Figura10

A aceleração no elevador é sentido para um referencial dentro do elevador como uma aceleração para baixo, o sentido do vetor apenas é invertido, sem alterar a direção, então, para o peso aparente ser manor, o elevador deve acelerar para baixo, quanto ao sentido do movimento, não podemos dizer nada, podemos apenas inferir que a aceleração no elevador aponta para baixo, de modo que para o referencial de dentro do elevador, ela aponta para cima e o peso aparente fica m(g-a), como o Eduardo disse.


A prova dessa inversão é bem simples, tende imaginar um pêndulo dentro e um carro acelerado e aplicar as leis de Newton no referencial do carro  sem fazer uma alteração prévia, elas vão falhar, mas se adicionar uma aceleração com sentido oposto ao da aceleração do carro, as equações voltam a funcionar. Também existe prova analítica disso, basta desenhar 2 eixos e equacionar.

Um dia terei respostas tão boas quanto as tuas, completíssimas.

Eduardo Rabelo


02.10.2020 09:38:42

Obrigado Eduardo, eu acredito que já são, e serão ainda melhores logo com toda a dedicação que você tem cheers

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Eduardo Rabelo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Peso Real x Peso aparente  Empty Re: Peso Real x Peso aparente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos